Acessibilidade / Reportar erro

Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar 1 1 Editor responsável: César Donizetti Pereira Leite https://orcid.org/0000-0001-8889-750X 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Andreza Silva (Tikinet) - comercial@tikinet.com.br

Resumo

Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.

Palavras-chave
Cinema; Atos de currículo; Diários online; Cibercultura

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br