Acessibilidade / Reportar erro

Por que a Cronobiologia deve fazer parte da formação de educadores? 1 1 Editor responsável: Pedro da Cunha Pinto Neto - https://orcid.org/0000-0001-7516-2109 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha – camilacampos.revisora@gmail.com 3 3 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Grant / Award Number: '159827/2014-0') e Programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes Ciência e Humanidades (EACH/USP).

¿Por qué la Cronobiología debería formar parte de la formación del maestros?

Resumo

A Cronobiologia estuda os ritmos biológicos, sendo o ciclo vigília/sono um ritmo muito analisado em humanos. Trata-se de uma área multidisciplinar de ensino, que divulga estudos científicos de interesse para educação. Neste artigo, objetiva-se compartilhar uma experiência em ensino de Cronobiologia para educadores. Para isso, foram oferecidos a eles oito cursos de extensão pela Escola de Artes Ciências e Humanidade (EACH/USP), cuja metodologia incluía técnicas expositivas, atividades práticas e seminário. Para avaliação, foram utilizados um questionário e um relato crítico. Dos 73 participantes (54 mulheres), 35,8±13,0 anos, 95,8% recomendaram o curso por trazer uma nova concepção sobre as funções do sono e com aplicações na vida pessoal e profissional. Desse modo, sugere-se que o ensino de Cronobiologia faça parte da formação de educadores.

Palavras-chave
ensino de Cronobiologia; ciclo vigília/sono; divulgação científica; formação de educadores; interdisciplinaridade

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br