Acessibilidade / Reportar erro

Funcionalidade em vítimas não fatais de acidente de trânsito

Resumo

Introdução

Os acidentes de trânsito são um problema para o sistema de saúde e para a sociedade, evidenciado pelas altas taxas de óbito, internações e atendimento nos serviços de saúde em função das lesões graves e incapacidades, repercutindo na funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

Objetivo

Identificar medidas de desfecho nos estudos sobre vítimas não fatais de acidentes de trânsito, para cumprir a primeira das etapas no desenvolvimento de um core set da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para vítimas não fatais de acidentes de trânsito.

Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática cuja busca foi feita nas bases de dados PubMed/MEDLINE e SciELO, entre 2011 e 2022, utilizando termos em inglês. A estratégia de busca combinou termos sobre as consequências dos acidentes de trânsito em adultos. A seleção dos artigos deu-se por dois revisores independentes, aplicando os critérios de elegibilidade.

Resultados

Foram localizados 626 estudos nas bases de dados e incluídos, na revisão, 91 artigos. As consequências observadas nos estudos foram lesões, fraturas e traumas. Na extração das medidas de desfecho, 780 conceitos foram identificados, vinculados a um total de 124 categorias da CIF nos componentes: função do corpo (30 categorias); estrutura do corpo (72 categorias); atividade e participação (20 categorias); e fatores ambientais (duas categorias).

Conclusão

Esta revisão sistemática revelou que as principais consequências dos acidentes de trânsito para as vítimas não fatais estão nas estruturas do corpo relacionadas ao movimento e à mobilidade e estabilidade das articulações.

Palavras-chaves
Pessoas com deficiência; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Acidentes de trânsito; Ferimentos e lesões

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br