Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 11, Publicado: 1995
  • Editoral

    Pinheiro, Marta
  • Apresentação Apresentação I

    Carneiro, Antônio Lineu; Cruz, Christiane Gioppo M.
  • Considerações sobre Bioética Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Zancan, Glaci T.
  • Mapeamento do genoma humano e algumas implicações éticas Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Chautard-Freire-Maia, Eleidi Alice
  • Ética e genética Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Raskin, Salmo
  • Implicações sociais do uso das técnicas de manipulação genética: aplicação em países de terceiro mundo Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Bega, Maria Tarcisa Silva
  • O paradoxo social-eugênico, genes e ética Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Bizzo, Nelio Marco Vincenzo

    Resumo em Português:

    O modelo de herança utilizado pela Eugenia tomava como premissa a Pangênese de Darwin. Os modelos matemáticos desenvolvidos por Francis Galton, seu fundador, dependiam desse modelo plástico de herança, onde as partículas hereditárias podiam ser modificadas pelas circustâncias ambientais. No início do século o mendelismo e, logo em seguida, a teoria cromossômica da herança, abalaram profunda e difinitivamente as premissas do modelo de herança da Eugenia. na década de 20, no entanto, a Eugenia ressurgiu com vigor nunca visto, ao ponto de nortear políticas públicas em vários países, passando de um simples conjunto de conjecturas matemático-biológicas para a condição de suporte ideológico de práticas sociais discriminatórias que incluiam a perseguição, a esterilização, o confinamento e o aniquilamento de tipos humanos "inferiores". Com o argumento da "salvação nacional" a eugenia seduziu intelectualmente cientistas de um amplo espectro político, inclusive de militantes de partidos comunistas na Inglaterra e nos Estados Unidos, o que ocultou a falta de consistência científica das políticas eugênicas. A postura ética dos cientistas volta a ser discutida hoje, com as novas possibilidades de manipulação genética propiciada pelos recentes avanços tecnológicos.
  • A diversidade cultural e a reprodução humana Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Daniel, Jungla Maria Pimentel; Cravo, Veraluz Zicarelli; Posse, Zulmara C. Sauner
  • A situação da decisão bioética Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Moser, Alvino
  • A Bioética sob um olhar naturalista Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Heemann, Ademar
  • A região cultural da bioética no Brasil Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Cordi, Cassiano
  • Apresentação: LDB - o processo de tramitação Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

  • Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Kuenzer, Acácia Zeneida; Gonçalves, Maria Dativa de Salles
  • A concepção de sistema educacional Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Kuenzer, Acácia Zeneida
  • A avaliação institucional no projeto da nova LDB Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Zanetti, Maria Aparecida; Bertolini, Marilene Amaral; Silva, Monica Ribeiro da
  • Autonomia na universidade Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Nunes, Andréa do Rocio C.; Trojan, Rose Mary; Tavares, Taís Maria
  • Educação especial Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Miranda, Sonia Maria Guariza de Assumpção
  • Educação e a formação do cidadão Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional

    Silva, Mônica Ribeiro da
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br