Acessibilidade / Reportar erro

Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares

Resumos

O artigo trata do espaçotempo escolar, entendendo-o como dimensão material do currículo. Busca, a partir de imagens criadas pelo artista/fotógrafo francês Robert Doisneau, mostrar que o espaçotempo escolar é composto de relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes múltiplos, que aprendem/ensinam, o tempo todo, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras.

espaçotempo escolar; redes de conhecimentos; cotidiano escolar


This paper deals with school in time and space, and it presents it as a material dimension of a curriculum. School in time and space is made up of multiple relations among multiple subjects who are multiply wise and who teach and learn about multiple contents in many ways all the time starting from images created by the French artist and photographer Robert Doisneau.

schools in time and space; knowledge network; daily routines in schools


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares

Nilda Alves

Professora titular - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. nildaalves@uol.com.br

RESUMO

O artigo trata do espaçotempo escolar, entendendo-o como dimensão material do currículo. Busca, a partir de imagens criadas pelo artista/fotógrafo francês Robert Doisneau, mostrar que o espaçotempo escolar é composto de relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes múltiplos, que aprendem/ensinam, o tempo todo, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras.

Palavras-chave:espaçotempo escolar, redes de conhecimentos, cotidiano escolar.

ABSTRACT

This paper deals with school in time and space, and it presents it as a material dimension of a curriculum. School in time and space is made up of multiple relations among multiple subjects who are multiply wise and who teach and learn about multiple contents in many ways all the time starting from images created by the French artist and photographer Robert Doisneau.

Key-words: schools in time and space, knowledge network, daily routines in schools.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Para mostrar a única possibilidade de existência desses termos - um tem relação com o outro e só existe nesta relação - os juntei em uma única palavra.

2 O mesmo vale para esses termos. Neles no entanto, além de juntá-los em um só, inverti a ordem com que são ditos.

3 Cf. GOMBRICH, E. L' Écologie das images. Paris: Flammarion, 1983.

4 SCHORSKE, C. E. Vienne fin de siècle - politique et culture. Paris: Seuil, 1983.

5 O profissional que mais criativamente atacou esse problema, entre os que conheço, é Dirceu Castilho Pacheco, meu colega de Faculdade, que agora prepara sua dissertação de Mestrado sobre o tema, sob a minha orientação.

  • ALVES, N. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. O sentido da escola Rio de Janeiro: D, P & A, 1999. p. 111- 120.
  • ______. O espaço escolar e suas marcas - o espaço escolar como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: D, P & A, 1998.
  • MAFFESOLI, M. No fundo das aparências Petrópolis: Vozes, 1996.
  • ______. O tempo das tribos - o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
  • SAMAIN, E. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas ciências sociais. In: BARROS, A. M. (Org). Anais do Seminário 'Pedagogia da imagem, imagem da Pedagogia' Niterói: UFF/ Faculdade de Educação, 1996. p. 07-17.
  • SANTOS, B. S. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br