Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

A periodicidade de uma revista cria uma expectativa extraordinária no leitor, especialmente quando as mensagens são muito significativas. EDUCAR deveria ser trimestral ou quadrimestral, mas. as contingências econômicas se refletem também na publicação de periódicos. Pretende-se, no entanto, que uma edição venha a lume semestralmente, embora toda previsão atual seja temerária.

O que importa é que EDUCAR seja um veículo das mensagens educacionais de nossa comunidade. Não se trata apenas de apresentar os problemas da educação pelo simples exercício da pesquisa pela pesquisa. Aliás, toda pesquisa pressupõe que seja comunicada. Comunicada para que seja discutida: comunicada para que seja aplicada a fim de se procurar resolver os impasses educacionais do momento.

Toda a ação educacional se fundamenta em bases filosóficas, antropológicas, sociológicas, políticas, psicológicas. Ninguém pode se considerar educador se não tiver este embasamento. Todavia, o ato educativo não se sustenta pelo devaneio teórico superficial e inconsistente. E mais: o que fazemos costumeiramente é uma meta-educação: teorizamos a educação, falamos a respeito dela, mas não fazemos educação.

EDUCAR deve propiciar o ato educativo consciente, baseado nos princípios das ciências da educação. Cumprirá assim, o destino de periódico desta área.

Carlos Avosani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1984
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br