Resumos
O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos "tradicionais" e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição.
hipertexto; sentido; autoria; leitura
The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of "traditional" texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting.
hypertext; meaning; autorship; reading
DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction
Sírio Possenti
Doutor em Lingüística pela Unicamp. Professor de Língüística do IEL/Unicamp. sirio@iel.unicamp.br
RESUMO
O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos "tradicionais" e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição.
Palavras-chave: hipertexto, sentido, autoria, leitura.
ABSTRACT
The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of "traditional" texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting.
Key-words: hypertext, meaning, autorship, reading.
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Texto recebido em 22 jul. 2002
Texto aprovado em 26 ago. 2002
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2002
Histórico
-
Aceito
26 Ago 2002 -
Recebido
22 Jul 2002