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O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná

Resumo

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais - suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná* * A versão preliminar deste texto foi originalmente produzida para a Secretaria de Estado da Educação - Paraná, como resultante de consultoria sobre o papel do laboratório no processo usual de regulamentação das escolas públicas, realizado pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Christiane GioppoI; Elizabeth Weinhardt O. SchefferII; Marcos C. Danhoni NevesIII

IMestre, Universidade Federal do Paraná, Brasil

IIMestre, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

IIIDoutor, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

RESUMO

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais - suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

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    A versão preliminar deste texto foi originalmente produzida para a Secretaria de Estado da Educação - Paraná, como resultante de consultoria sobre o papel do laboratório no processo usual de regulamentação das escolas públicas, realizado pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1998
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