Acessibilidade / Reportar erro

Ensinando "alfabetização científica"

Resumo

Como a alfabetização em ciências não se define em uma frase ou duas, temos consistência considerável nas descrições das características das pessoas alfabetizadas em ciências. Estas descrições prevêem que uma pessoa que aprecia as ciências e o esforço científico usa as ciências diariamente e se sente impelida a aprender ciências quando é necessário. Enquanto pouca evidência existe para mostrar o valor econômico da alfabetização em ciências, a maioria concorda que as características descritas são aquelas que queremos para nós mesmos e para outros. Ninguém estaria contra o ato de deter os atributos relacionados pela AAAS ou pela NSTA. O maior tópico é, talvez, a redução da quantidade de conhecimento específico como parte da estrutura da meta. Contudo, grupos (tais como a NSTA e a AAAS) que têm tentado especificar o conhecimento exato a ser adquirido não têm ganho apoio global para estas listas. A maior parte das evidências mostra que podemos melhorar a alfabetização em ciências (conforme definido pela AAAS e pela NSTA) e os melhores procedimentos para se fazer isto são relativamente claros e provavelmente igualmente relevantes para uma variedade de áreas de disciplinas escolares. Os professores devem promover a alfabetização em ciências aberta e diretamente, mas através de estratégias didáticas que são consideravelmente diferentes da norma. Os professores (e seu ambiente de sala de aula) devem estar abertos intelectualmente com oportunidades sistemáticas para a tomada de decisão por parte dos alunos e também para agir. Os alunos construirão seus próprios significados; nossa tarefa é nos assegurarmos de que estes significados são congruentes com a realidade desejada, enquanto os ajudamos a aprender como usar o que eles construíram. Como sabemos há anos, tudo isto demanda um professor bem habilitado e com alto grau de profisssionalismo; um professor que aprenda com os alunos, que estimule e que, sobretudo, crie um ambiente seguro onde as idéias e os tópicos possam florescer. O professor, como o jardineiro, não pode fazer com que as sementes germinem. Porém, os dois podem preparar o ambiente, lutar para eliminar interferências e propiciar o crescimento desejado. E, ambos, requerem habilidade, educação e considerável abstração e previsão.


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Ensinando "alfabetização científica"* * Este capítulo apresenta uma série de tópicos onde a alfabetização em ciências é tratada não só como um problema mas também como uma solução, ou ambas ao mesmo tempo. Ao discutir estes tópicos, o autor propõe uma definição operacional da alfabetização em ciências e uma descrição relativamente explícita do ambiente de sala de aula e do papel do professor inclinado a facilitar o desenvolvimento de tal alfabetização. A cada passo desta descrição, o autor proverá sugestões fundamentadas em pesquisas. Tradução do professor Wilson Taveira de Los Santos (CEFET-PR) e revisão da Editora da UFPR.

John E. Penick

Ph.D., Departamento de Matemática, Ciência e Tecnologia da Educação/Universidade da Carolina do Norte, EUA

RESUMO

Como a alfabetização em ciências não se define em uma frase ou duas, temos consistência considerável nas descrições das características das pessoas alfabetizadas em ciências. Estas descrições prevêem que uma pessoa que aprecia as ciências e o esforço científico usa as ciências diariamente e se sente impelida a aprender ciências quando é necessário.

Enquanto pouca evidência existe para mostrar o valor econômico da alfabetização em ciências, a maioria concorda que as características descritas são aquelas que queremos para nós mesmos e para outros. Ninguém estaria contra o ato de deter os atributos relacionados pela AAAS ou pela NSTA. O maior tópico é, talvez, a redução da quantidade de conhecimento específico como parte da estrutura da meta. Contudo, grupos (tais como a NSTA e a AAAS) que têm tentado especificar o conhecimento exato a ser adquirido não têm ganho apoio global para estas listas. A maior parte das evidências mostra que podemos melhorar a alfabetização em ciências (conforme definido pela AAAS e pela NSTA) e os melhores procedimentos para se fazer isto são relativamente claros e provavelmente igualmente relevantes para uma variedade de áreas de disciplinas escolares. Os professores devem promover a alfabetização em ciências aberta e diretamente, mas através de estratégias didáticas que são consideravelmente diferentes da norma. Os professores (e seu ambiente de sala de aula) devem estar abertos intelectualmente com oportunidades sistemáticas para a tomada de decisão por parte dos alunos e também para agir. Os alunos construirão seus próprios significados; nossa tarefa é nos assegurarmos de que estes significados são congruentes com a realidade desejada, enquanto os ajudamos a aprender como usar o que eles construíram.

Como sabemos há anos, tudo isto demanda um professor bem habilitado e com alto grau de profisssionalismo; um professor que aprenda com os alunos, que estimule e que, sobretudo, crie um ambiente seguro onde as idéias e os tópicos possam florescer. O professor, como o jardineiro, não pode fazer com que as sementes germinem. Porém, os dois podem preparar o ambiente, lutar para eliminar interferências e propiciar o crescimento desejado. E, ambos, requerem habilidade, educação e considerável abstração e previsão.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALI, Muhammad. Secondary Science Education in Bangladesh. Report from the National Secondary education and Science Development Center, Dhaka, 1974.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Capabilities of the Scientifically Literate High School Graduate. Unpublished paper, 1989.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Project 2061 - An American Reform Initiative for Science Literacy. American Association for the Advancement of Science, Washington, D. C. 20005. The Author, 1992.

ANDERSON, Harold H.; BREWER, Joseph E. Studies of Classroom Personalities II: Effects of Teacher's Dominative and Integrative Contacts on Children's Classroom Behavior. Applied Psychology Monographs,n.8, 1946.

BAKER, Dale R. A Summary of Research in Science Education. Science Education, n. 75, p. 330-333, 1991.

BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Developing Biological Literacy. Colorado Springs, CO: The Author, 1993.

BOWYER, Jane. Scientific and Technological Literacy: Education for Change. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. World Conference on Education for All. Thailand, March 5-9, 1990.

BRANDWEIN, Paul F. Memorandum on Renewing Schooling and Education. New York: Harcourt Brace Jovanovitch, 1981.

BRANSCOMB, Anne W. Knowing How to Know. Science, Technology, and Human Values, n. 36, p. 5-9, 1981.

CHAMPAGNE, Audrey B.; HORNING, Leslie E. Critical Questions and Tentative Answers for the School Science Curriculum. In: CHAMPAGNE, A. B.; HORNING, L. E. (Eds.). This year in school science 1986: The science curriculum. Washington D. C.: American Association for the Advancement of Science, 1987, p. 1-12. .

COHEN, Rosalie A. A Match or Not a Match: A Study of Intermediate Science Teaching Materials. In: CHAMPAGNE, A. B.; HORNING, L. E. (Eds.). This year in school science 1986: The science curriculum. Washington D.C.: American Association for the Advancement of Science, 1987, p. 1-12.

DEMASTES, Sherry; WADERSSE, James H. Biological Literacy in a College Biology Classroom. BioScience, n. 42, p. 63-65, 1992.

MILLER, Jon D. Scientific Literacy: A Conceptual and Empirical Review. Daedalus, n. 112, p. 29-48, 1983.

MILLER, Jon D. Scientific Literacy. Paper presented at the 1989 Annual Meeting of the Americna Association for the Advancement of Science. San Francisco, CA, 1983.

MILLER, Jon D.; SUCHNER, R. W.; VOELKER, Alan. Citizenship in na Age of Science: Changing Attitudes Among Young Adults. New York: Pergamon, 1980.

MULLIS, Ina V.; JENKINS, Lynn B. (Eds.). The Science Report card: Elements of Risk and Recovery. Princeton, NJ: Educational Testing Service, 1988.

NATIONAL SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION. NSTA Position Paper, Qualities of a Scientifically and Technologically Literate Person. Washington D. C.: The Author, 1990.

PENICK, John E.; BONNSTETTER, Ronald J. Classroom Climate and Instruction: New Goals Demand New Approaches. Journal of Science Education And Technology,n.2, p. 389-395,1993.

PIAGET, Jean. Development and Learning, Part 1 of Cognitive Development in Children. Journal of Research in Science Teaching, n.2, p.74-85, 1964.

ROGERS, Carl. Freedom To Learn. Columbus OH: Charles E. Merrill Publishing Company, 1969.

ROWE, Mary B. Wait Time: Slowing Down May Be Speeding Up! Journal of Teacher Education, p. 43-50, 1986.

SHAMOS, Morris. The Price of Scientific Literacy. NASSP Bulletin, 4741-51, 1963.

SHAMOS, Morris. The Flawed Rationale of Calls for Literacy. Education Week. p. 18, 22, 1988.

SHAMOS, Morris. The Myth of Scientific Literacy. Unpublished Book Manuscript, 1994.

TELLER, Edward. Testimony Before the U. S. Senate Armed Services Commitee, November 27, 1957.

TREFFINGER, Donal. Guidelines for Encouraging Independence and Self-Direction Among Gifted Studens. Journal of Creative Behavior, n. 12, p. 14-20, 1978.

FISHER, C. W. et al. Teaching Behaviors, Academic Learning Time, and Student Achievement: Na Overview. In: DENHAM, C.; LIEBERMAN, A. (Eds.). Time to learn. Washington, D.C.: U.S. Department of Education, 1980, p. 28-53.

FLANDERS, Ned A. Personal-Social Anxieties as a Factor in Experimental Learning Situations. Journal of Educacional Research, n. 45, p. 131-124, 1951.

GATEWOOD, Claude. The Science Curriculum Viewed Nationally. The Science Teacher, n. 35, p. 20, 1968.

GOOD, Jere E.; BROPHY, Thomas L. Looking in Classrooms. 5. ed. New York: Harper Collins, 1991.

GOODLAD, John. A Place called School. New York: McGraw-Hill, 1983.

HAMM, Mary. Achieving Scientific Literacy Through a Curriculum Connected with Mathematics and Teaching. School Science and Mathematics, n. 92, p. 69, 1992.

HARMS, Norris C.; YAGER, Robert E. (Eds.). What Research Says to the Science Teacher. v. 3. Washington, D.C.: National Science Teachers Association, 1981.

HIRSCH, E. D. Cultural Literacy. Boston: Houghton Mifflin Company, 1987.

HURD, Paul D. Science Literacy: Its Meaning for American Schools. Educational Deadership, n. 16, p. 13-16, 1958.

KAGAN, Jerome. Understanding Children. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1971.

KOHN, Alfie. Choices for Children: Why and How to Let Students Decide. Phi Delta Kappan, n. 75, p. 8-20, 1993.

LEONARD, W. H.; PENICH, J. E.; SPEZIALE, B. Results of field testing Biology: A Community Context. Paper presented at the Annual Meeting of the National Association for research in Science Teaching, Boston, 1999.

MARLAVE, N. S.; FILBY, N. N. Success Rate: A Measure of Task Appropriateness. In: FISHER, C. W.; BERLINER, D. C. (Eds.). Perspeptives on Instructional Tme. New York: Longman, 1985.

YAGER, Robert E. The Constructivist Learning Model. The Science Teacher,n. 60, p. 27-31, 1993.

YAGER, Robert E. (Ed.). Science/Technology/Societhy as Reform in Science Education. Albany NY: State University of New York Press, 1996.

ZEIDLER, Dana; LEDERMAN, Norman G. The Effect of Teachers' Language on Students' Conceptions of the Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, n. 26, p. 771-783, 1989.

  • ALI, Muhammad. Secondary Science Education in Bangladesh Report from the National Secondary education and Science Development Center, Dhaka, 1974.
  • AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Capabilities of the Scientifically Literate High School Graduate. Unpublished paper, 1989.
  • ANDERSON, Harold H.; BREWER, Joseph E. Studies of Classroom Personalities II: Effects of Teacher's Dominative and Integrative Contacts on Children's Classroom Behavior. Applied Psychology Monographs,n.8, 1946.
  • BAKER, Dale R. A Summary of Research in Science Education. Science Education, n. 75, p. 330-333, 1991.
  • BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Developing Biological Literacy. Colorado Springs, CO: The Author, 1993.
  • BOWYER, Jane. Scientific and Technological Literacy: Education for Change. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. World Conference on Education for All. Thailand, March 5-9, 1990.
  • BRANDWEIN, Paul F. Memorandum on Renewing Schooling and Education New York: Harcourt Brace Jovanovitch, 1981.
  • BRANSCOMB, Anne W. Knowing How to Know. Science, Technology, and Human Values, n. 36, p. 5-9, 1981.
  • CHAMPAGNE, Audrey B.; HORNING, Leslie E. Critical Questions and Tentative Answers for the School Science Curriculum. In: CHAMPAGNE, A. B.; HORNING, L. E. (Eds.). This year in school science 1986: The science curriculum. Washington D. C.: American Association for the Advancement of Science, 1987, p. 1-12.
  • COHEN, Rosalie A. A Match or Not a Match: A Study of Intermediate Science Teaching Materials. In: CHAMPAGNE, A. B.; HORNING, L. E. (Eds.). This year in school science 1986: The science curriculum. Washington D.C.: American Association for the Advancement of Science, 1987, p. 1-12.
  • DEMASTES, Sherry; WADERSSE, James H. Biological Literacy in a College Biology Classroom. BioScience, n. 42, p. 63-65, 1992.
  • MILLER, Jon D. Scientific Literacy: A Conceptual and Empirical Review. Daedalus, n. 112, p. 29-48, 1983.
  • MILLER, Jon D. Scientific Literacy. Paper presented at the 1989 Annual Meeting of the Americna Association for the Advancement of Science. San Francisco, CA, 1983.
  • MILLER, Jon D.; SUCHNER, R. W.; VOELKER, Alan. Citizenship in na Age of Science: Changing Attitudes Among Young Adults. New York: Pergamon, 1980.
  • MULLIS, Ina V.; JENKINS, Lynn B. (Eds.). The Science Report card: Elements of Risk and Recovery Princeton, NJ: Educational Testing Service, 1988.
  • NATIONAL SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION. NSTA Position Paper, Qualities of a Scientifically and Technologically Literate Person. Washington D. C.: The Author, 1990.
  • PENICK, John E.; BONNSTETTER, Ronald J. Classroom Climate and Instruction: New Goals Demand New Approaches. Journal of Science Education And Technology,n.2, p. 389-395,1993.
  • PIAGET, Jean. Development and Learning, Part 1 of Cognitive Development in Children. Journal of Research in Science Teaching, n.2, p.74-85, 1964.
  • ROGERS, Carl. Freedom To Learn Columbus OH: Charles E. Merrill Publishing Company, 1969.
  • ROWE, Mary B. Wait Time: Slowing Down May Be Speeding Up! Journal of Teacher Education, p. 43-50, 1986.
  • SHAMOS, Morris. The Price of Scientific Literacy. NASSP Bulletin, 4741-51, 1963.
  • SHAMOS, Morris. The Flawed Rationale of Calls for Literacy. Education Week p. 18, 22, 1988.
  • SHAMOS, Morris. The Myth of Scientific Literacy Unpublished Book Manuscript, 1994.
  • TELLER, Edward. Testimony Before the U. S. Senate Armed Services Commitee, November 27, 1957.
  • TREFFINGER, Donal. Guidelines for Encouraging Independence and Self-Direction Among Gifted Studens. Journal of Creative Behavior, n. 12, p. 14-20, 1978.
  • FISHER, C. W. et al. Teaching Behaviors, Academic Learning Time, and Student Achievement: Na Overview. In: DENHAM, C.; LIEBERMAN, A. (Eds.). Time to learn. Washington, D.C.: U.S. Department of Education, 1980, p. 28-53.
  • FLANDERS, Ned A. Personal-Social Anxieties as a Factor in Experimental Learning Situations. Journal of Educacional Research, n. 45, p. 131-124, 1951.
  • GATEWOOD, Claude. The Science Curriculum Viewed Nationally. The Science Teacher, n. 35, p. 20, 1968.
  • GOOD, Jere E.; BROPHY, Thomas L. Looking in Classrooms 5. ed. New York: Harper Collins, 1991.
  • GOODLAD, John. A Place called School. New York: McGraw-Hill, 1983.
  • HAMM, Mary. Achieving Scientific Literacy Through a Curriculum Connected with Mathematics and Teaching. School Science and Mathematics, n. 92, p. 69, 1992.
  • HARMS, Norris C.; YAGER, Robert E. (Eds.). What Research Says to the Science Teacher v. 3. Washington, D.C.: National Science Teachers Association, 1981.
  • HIRSCH, E. D. Cultural Literacy. Boston: Houghton Mifflin Company, 1987.
  • HURD, Paul D. Science Literacy: Its Meaning for American Schools. Educational Deadership, n. 16, p. 13-16, 1958.
  • KAGAN, Jerome. Understanding Children New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1971.
  • KOHN, Alfie. Choices for Children: Why and How to Let Students Decide. Phi Delta Kappan, n. 75, p. 8-20, 1993.
  • LEONARD, W. H.; PENICH, J. E.; SPEZIALE, B. Results of field testing Biology: A Community Context. Paper presented at the Annual Meeting of the National Association for research in Science Teaching, Boston, 1999.
  • MARLAVE, N. S.; FILBY, N. N. Success Rate: A Measure of Task Appropriateness. In: FISHER, C. W.; BERLINER, D. C. (Eds.). Perspeptives on Instructional Tme New York: Longman, 1985.
  • YAGER, Robert E. The Constructivist Learning Model. The Science Teacher,n. 60, p. 27-31, 1993.
  • YAGER, Robert E. (Ed.). Science/Technology/Societhy as Reform in Science Education Albany NY: State University of New York Press, 1996.
  • ZEIDLER, Dana; LEDERMAN, Norman G. The Effect of Teachers' Language on Students' Conceptions of the Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, n. 26, p. 771-783, 1989.
  • *
    Este capítulo apresenta uma série de tópicos onde a alfabetização em ciências é tratada não só como um problema mas também como uma solução, ou ambas ao mesmo tempo. Ao discutir estes tópicos, o autor propõe uma definição operacional da alfabetização em ciências e uma descrição relativamente explícita do ambiente de sala de aula e do papel do professor inclinado a facilitar o desenvolvimento de tal alfabetização. A cada passo desta descrição, o autor proverá sugestões fundamentadas em pesquisas. Tradução do professor Wilson Taveira de Los Santos (CEFET-PR) e revisão da Editora da UFPR.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1998
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br