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Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia

Education and modernity: under the figures of the clock and typography

Resumos

Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade - o relógio e a tipografia -, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.

Comenius; escola; livro didático


Comenius establishes the modern school, that he idealizes, in an archaic cosmology that conceives the universe as a mirroring system with no end. However from this conception emerges the valorization of two modernity artefacts - clack and typography - that, in their time, will constitute the model of modern school, presenting, among other aspects, serialization of time and didactic using of book.

Comenius; school; didactic book


Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia* * A versão inicial deste texto foi apresentada na sessão de comunicação coordenada "Educação e Modernidade", realizada no XX Simpósio Nacional de História, da Associação Nacional de História (ANPUH), em 1999. 1 Todas as citações, salvo indicações em contrário, são de Didática Magna, de Comenius. A versão aqui utilizada é da edição portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja ortografia foi adequada para o padrão brasileiro. 2 Decididamente, Comenius não sabia nadar! 3 Se o relógio é um símile do universo, o homem também o é do relógio: "Com efeito, quanto ao corpo, construído com arte admirável, em primeiro lugar está o coração, que é móvel, fonte de vida e de atividade; dele os outros membros recebem o movimento e a medida do movimento. Mas o peso, ou seja, a verdadeira força motriz, e o cérebro, o qual, servindo-se dos nervos, como de cordas, faz andar as outras rodas (os membros) para diante e para trás. Na verdade, a variedade das operações interiores e exteriores corresponde à exata e perfeita correspondência dos movimentos do relógio" (p. 111). 4 Por sinal, Comenius é, ele mesmo, autor de um livro didático: Orbis Sensualium Pictus (O mundo sensível em imagens), de 1658. A respeito dessa obra, comenta NARODOWSKI (1993): "... é a matriz da qual se reproduziriam os livros com textos didáticos que formariam as crianças da sociedade ocidental moderna durante trezentos e cinqüenta anos. Do ponto de vista do conteúdo, o livro didático expressa os temas definidos para o ensino em cada nível da escolaridade. Isto significa que o livro didático é uma mensagem construída ad hoc, e conseqüentemente, tanto sua elaboração quanto sua utilização somente são compreensíveis no contexto do processo geral de escolarização. Em outros termos, o livro didático não possui um valor literário ou científico autônomo: desde o século XVII e a partir da empresa comeniana, o texto [do livro didático] se legitima à medida que contribui eficientemente no processo de produção dos saberes escolares. No entanto, o texto possui um estilo literário e uma retórica singular, o que já pode ser vislumbrado no Orbis Sensualium Pictus. O livro didático constrói uma estética que lhe é própria. [...] Parece haver um tipo de coexistência necessária entre a escolarização moderna e o livro didático".

Education and modernity: under the figures of the clock and typography

Kazumi Munakata

Doutor em História da Educação, Professor do Programa, de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. kazumi@ig.com.br

RESUMO

Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade - o relógio e a tipografia -, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.

Palavras-chave: Comenius, escola, livro didático.

ABSTRACT

Comenius establishes the modern school, that he idealizes, in an archaic cosmology that conceives the universe as a mirroring system with no end. However from this conception emerges the valorization of two modernity artefacts - clack and typography - that, in their time, will constitute the model of modern school, presenting, among other aspects, serialization of time and didactic using of book.

Key-words: Comenius, school, didactic book.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 09/04/2001

  • COMENIUS. Didáctica Magna Tradução: Joaquim Ferreira Gomes. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
  • MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos São Paulo, 1997. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • NARODOWSKI, M. Infância e poder. A conformação da pedagogia moderna. Campinas, 1993. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
  • *
    A versão inicial deste texto foi apresentada na sessão de comunicação coordenada "Educação e Modernidade", realizada no XX Simpósio Nacional de História, da Associação Nacional de História (ANPUH), em 1999.
    1 Todas as citações, salvo indicações em contrário, são de
    Didática Magna, de Comenius. A versão aqui utilizada é da edição portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja ortografia foi adequada para o padrão brasileiro.
    2 Decididamente, Comenius não sabia nadar!
    3 Se o relógio é um símile do universo, o homem também o é do relógio: "Com efeito, quanto ao corpo, construído com arte admirável, em primeiro lugar está o coração, que é móvel, fonte de vida e de atividade; dele os outros membros recebem o movimento e a medida do movimento. Mas o peso, ou seja, a verdadeira força motriz, e o cérebro, o qual, servindo-se dos nervos, como de cordas, faz andar as outras rodas (os membros) para diante e para trás. Na verdade, a variedade das operações interiores e exteriores corresponde à exata e perfeita correspondência dos movimentos do relógio" (p. 111).
    4 Por sinal, Comenius é, ele mesmo, autor de um livro didático:
    Orbis Sensualium Pictus (O mundo sensível em imagens), de 1658. A respeito dessa obra, comenta NARODOWSKI (1993): "... é a matriz da qual se reproduziriam os livros com textos didáticos que formariam as crianças da sociedade ocidental moderna durante trezentos e cinqüenta anos. Do ponto de vista do conteúdo, o livro didático expressa os temas definidos para o ensino em cada nível da escolaridade. Isto significa que o livro didático é uma mensagem construída
    ad hoc, e conseqüentemente, tanto sua elaboração quanto sua utilização somente são compreensíveis no contexto do processo geral de escolarização. Em outros termos, o livro didático não possui um valor literário ou científico autônomo: desde o século XVII e a partir da empresa comeniana, o texto [do livro didático] se legitima à medida que contribui eficientemente no processo de produção dos saberes escolares. No entanto, o texto possui um estilo literário e uma retórica singular, o que já pode ser vislumbrado no
    Orbis Sensualium Pictus. O livro didático constrói uma estética que lhe é própria. [...] Parece haver um tipo de coexistência necessária entre a escolarização moderna e o livro didático".
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2001

    Histórico

    • Recebido
      09 Abr 2001
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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