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A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta: Mato Grosso

Resumos

Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igrejaescola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida.

história; colonos; escola-igreja


This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land.

history; colonists; school-church


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A função da escola-igreja no processo de colonização de Alta Floresta - Mato Grosso* * Este artigo apresenta resultado parcial do Projeto de Pesquisa Estudo e Preservação de Memória do Processo de Colonização da Amazônia Norte Mato-grossense, que recebe apoio financeiro da FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 1 Projeto de Pesquisa de Mestrado A Função das Escolas nos Projetos de Colonização do Norte Mato-grossense e do Projeto de Pesquisa Estudo e Preservação de Memória do Processo de Colonização da Amazônia Norte Mato-grossense. 2 Indeco - Integração, Desenvolvimento e Colonização foi a empresa privada que implantou o projeto de colonização Gleba Indeco no norte de Mato Grosso. Essa empresa pertencia a Ariosto da Riva, o colonizador, que a partir desse projeto tornou-se uma pessoa muito conhecida na região. E, como uma personalidade, também teve o seu lado polêmico, mas dentro do projeto era adorado pelos colonos e assim foi condecorado como o Bandeirante do século XX. 3 Padre Geraldo da Silva Araújo é sacerdote Sacramentino de Nossa Senhora. Veio para o norte de Mato Grosso em 1974, fixando-se inicialmente em Sinop. Atendeu os soldados do 9.º BEC e, seguindo-os, mais tarde instalou-se em Colíder. Com a construção da rodovia J-1, que mais tarde tornou-se a MT-208, ele resolveu dar assistência aos construtores da estrada e acabou conhecendo Ariosto. Como ele já enfrentava problemas com o colonizador de Colíder, resolveu instalarse definitivamente em Alta Floresta. Teve a acolhida dos colonos e foi o fundador da maioria das comunidades da zona rural, onde permaneceu até 1994, realizando um trabalho paralelo com a Indeco. 4 Programa do Governo Federal que financiou projetos de colonização da Amazônia nos anos 70 e 80. 5 A expressão colono ideal se deve à situação dos colonos dessas regiões do Paraná, que já eram colonos por tradição, pois a maioria já havia participado de projetos de colonização, mas sobretudo por se constituírem em um grupo de pequenos proprietários de terra, ou mesmo de meeiros, que podiam adquirir um lote de terras, condição primordial para fazer parte do projeto.

The functions of church school in the process of Alta Floresta colonization - Mato Grosso

Rosane Duarte Rosa

Mestre em Educação, Professora/pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Alta Floresta. E-mail: rosane.rosa@zipmail.com.br

RESUMO

Este artigo trata do processo de Formação do Colono em Alta Floresta, no Mato Grosso, no período de 1976 a 1996. O projeto de colonização ocorreu pela iniciativa privada do empresário Ariosto da Riva, mas contou com a colaboração do Governo Federal e da igreja. As escolas foram fundadas num processo de preparação das pequenas comunidades, pois a partir da abertura de um loteamento de terras, o colonizador destinava uma área para a construção da escola, que também era utilizada como igreja. Nesse contexto, as escolas tiveram uma participação decisiva no projeto de colonização e isso fica evidente quando se analisam as relações educativas, formais ou não, que aconteciam nesse espaço. A igrejaescola assumia para si a função de ser um ambiente de encontro dos colonos para rezar, aprender, ensinar, celebrar a vida e a morte, as vitórias e as derrotas de um povo que sonhava e lutava por uma terra prometida.

Palavras-chave: história, colonos, escola-igreja.

ABSTRACT

This article is about the process of Alta Floresta Colonization, Mato Grosso, within 1976 to 1996. The project of colonization happened by private initiative of the contractor Ariosto da Riva, but it counted on the cooperation of the federal govern and the church. The school was founded in a process of settlement of small communities so that from the opening of land lots, the colonizer set apart some land to build the schools and it was used as a church. In this context, the schools played a very important role in the colonization process, and it becomes visible when we analyzes the educative relations, formal or not, that happened in that time. The church school got to itself the functions of being a space of meeting for the colonist to pray, learn, teach, celebrate life and death, the vitories and defeats of a people who dreamed and fought for a promised land.

Key-words: history, colonists, school-church.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 14 out. 2002

Texto aprovado em 14 nov. 2002

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  • *
    Este artigo apresenta resultado parcial do Projeto de Pesquisa
    Estudo e Preservação de Memória do Processo de Colonização da Amazônia Norte Mato-grossense, que recebe apoio financeiro da FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
    1 Projeto de Pesquisa de Mestrado
    A Função das Escolas nos Projetos de Colonização do Norte Mato-grossense e do Projeto de Pesquisa
    Estudo e Preservação de Memória do Processo de Colonização da Amazônia Norte Mato-grossense.
    2 Indeco - Integração, Desenvolvimento e Colonização foi a empresa privada que implantou o projeto de colonização Gleba Indeco no norte de Mato Grosso. Essa empresa pertencia a Ariosto da Riva, o colonizador, que a partir desse projeto tornou-se uma pessoa muito conhecida na região. E, como uma personalidade, também teve o seu lado polêmico, mas dentro do projeto era adorado pelos colonos e assim foi condecorado como o Bandeirante do século XX.
    3 Padre Geraldo da Silva Araújo é sacerdote Sacramentino de Nossa Senhora. Veio para o norte de Mato Grosso em 1974, fixando-se inicialmente em Sinop. Atendeu os soldados do 9.º BEC e, seguindo-os, mais tarde instalou-se em Colíder. Com a construção da rodovia J-1, que mais tarde tornou-se a MT-208, ele resolveu dar assistência aos construtores da estrada e acabou conhecendo Ariosto. Como ele já enfrentava problemas com o colonizador de Colíder, resolveu instalarse definitivamente em Alta Floresta. Teve a acolhida dos colonos e foi o fundador da maioria das comunidades da zona rural, onde permaneceu até 1994, realizando um trabalho paralelo com a Indeco.
    4 Programa do Governo Federal que financiou projetos de colonização da Amazônia nos anos 70 e 80.
    5 A expressão colono ideal se deve à situação dos colonos dessas regiões do Paraná, que já eram colonos por tradição, pois a maioria já havia participado de projetos de colonização, mas sobretudo por se constituírem em um grupo de pequenos proprietários de terra, ou mesmo de meeiros, que podiam adquirir um lote de terras, condição primordial para fazer parte do projeto.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2003

    Histórico

    • Aceito
      14 Nov 2002
    • Recebido
      14 Out 2002
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