Acessibilidade / Reportar erro

Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos

Learning and teaching about the past: three to eight year olds

Resumos

Este trabalho tece considerações sobre como podemos ajudar crianças pequenas a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma genuína investigação histórica. Define os processos chaves do pensamento histórico em qualquer nível, tais como: a discussão de causas e efeitos das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de fontes históricas para construir justificativas sobre o passado, utilizando-se vocabulário especializado e compreendendo porque as justificativas históricas podem diferir, mas serem igualmente válidas. Considera formas nas quais as teorias construtivistas de aprendizagem de Piaget, Vigotsky, Bruner, e pesquisas baseadas nos trabalhos destes autores, podem ser aplicadas à História, desde a mais tenra infância, e em formas crescentes de complexidade. Discute a importância de aprender História como uma dimensão dos anos iniciais da educação, de maneira que possua múltiplas perspectivas e seja significativa para as crianças; que permita que as crianças formulem hipóteses, avaliem, sustentem idéias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que, às vezes, não há respostas certas. Sugere contextos familiares nos quais as crianças possam iniciar a discussão de causas e efeitos de mudanças ao longo do tempo, fazer inferências sobre uma variedade de fontes históricas, bem como construir e comparar interpretações sobre o passado, compreendendo o motivo pelo qual elas podem variar. Discute que o aprendizado sobre o passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. O trabalho é concluído com trechos de diálogos que ilustram a progressão do raciocínio das crianças sobre o passado.

Ensino de História; Educação Histórica; Construtivismo


This paper considers how we can help young children to engage with the past, in ways which reflect genuine historical enquiry. It defines the key process of historical thinking, at any lever as: discussing the causes and effects of changes over time; making inferences from historical sources in order to construct accounts of the past using specialized vocabulary, and understanding why-historical accounts may differ but be equally valid. The paper then considers ways in which the constructivist learning theories of Piaget, Vygotsky, Bruner, and subsequent research based on their work, can be applied to history, from children's earliest years, and in increasingly complex ways. It argues the importance of learning history as a dimension of early years education in ways which are meaningful to children and multi perspectival; which allow them to hypothesise, evaluate, support ideas with arguments, listen to others and recognize that sometimes there is no right answer. It then suggests many familiar contexts in which young children can begin to discuss the causes and effects of changes over time, make inferences about a variety of historical sources and construct, compare interpretations of the past and understand why they may vary. It is argued that learning about the past is an integral part of social, emotional, as well as cognitive development. The paper concludes with extracts from dialogue which illustrate progression in children's reasoning about the past.

Teaching History; Historical Education; Constructivist


Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos* * Texto traduzido do original "Learning and Teaching about the Past: three to eight year olds" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia. 1 N.T.: Utilizou-se a forma "histórias" correspondendo ao termo inglês story usado pela autora 2 NT: Embora a autora use, aqui, a palavra story, optou-se pelo uso exclusivo da forma "história".

Learning and teaching about the past: three to eight year olds

Hilary Cooper

Professora de História e Pedagogia. St. Martin's College, Lancaster, England. E.mail: hilary.cooper@btopenworld.com

RESUMO

Este trabalho tece considerações sobre como podemos ajudar crianças pequenas a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma genuína investigação histórica. Define os processos chaves do pensamento histórico em qualquer nível, tais como: a discussão de causas e efeitos das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de fontes históricas para construir justificativas sobre o passado, utilizando-se vocabulário especializado e compreendendo porque as justificativas históricas podem diferir, mas serem igualmente válidas. Considera formas nas quais as teorias construtivistas de aprendizagem de Piaget, Vigotsky, Bruner, e pesquisas baseadas nos trabalhos destes autores, podem ser aplicadas à História, desde a mais tenra infância, e em formas crescentes de complexidade. Discute a importância de aprender História como uma dimensão dos anos iniciais da educação, de maneira que possua múltiplas perspectivas e seja significativa para as crianças; que permita que as crianças formulem hipóteses, avaliem, sustentem idéias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que, às vezes, não há respostas certas. Sugere contextos familiares nos quais as crianças possam iniciar a discussão de causas e efeitos de mudanças ao longo do tempo, fazer inferências sobre uma variedade de fontes históricas, bem como construir e comparar interpretações sobre o passado, compreendendo o motivo pelo qual elas podem variar. Discute que o aprendizado sobre o passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. O trabalho é concluído com trechos de diálogos que ilustram a progressão do raciocínio das crianças sobre o passado.

Palavras-chave: Ensino de História; Educação Histórica; Construtivismo

ABSTRACT

This paper considers how we can help young children to engage with the past, in ways which reflect genuine historical enquiry. It defines the key process of historical thinking, at any lever as: discussing the causes and effects of changes over time; making inferences from historical sources in order to construct accounts of the past using specialized vocabulary, and understanding why-historical accounts may differ but be equally valid. The paper then considers ways in which the constructivist learning theories of Piaget, Vygotsky, Bruner, and subsequent research based on their work, can be applied to history, from children's earliest years, and in increasingly complex ways. It argues the importance of learning history as a dimension of early years education in ways which are meaningful to children and multi perspectival; which allow them to hypothesise, evaluate, support ideas with arguments, listen to others and recognize that sometimes there is no right answer. It then suggests many familiar contexts in which young children can begin to discuss the causes and effects of changes over time, make inferences about a variety of historical sources and construct, compare interpretations of the past and understand why they may vary. It is argued that learning about the past is an integral part of social, emotional, as well as cognitive development. The paper concludes with extracts from dialogue which illustrate progression in children's reasoning about the past.

Key-words: Teaching History; Historical Education; Constructivist.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

  • AUDIGIER, F.; AUCKENTHALER, Y.; FINK, N.; HAEBERLI, P. Leçons d'histoire a l'ecole primaire. Le Cartable de Clio, Revue romande et tessinoise sur les didactiques de l'histoire. Lausane: Loisirs et Pedagogie, 2002.
  • Ayi Kwei Armah. In: FRYER, P. Black people in the british empire: an introduction. London: Pluto, 1989.
  • BAGE, G. Narrative matters: teaching and learning through story. Lewis: Falmer Press, 1999.
  • BENNETT, N.; WOOD, E.; ROGERS, S. Teaching through play: teachers' thinking and classroom practice. Buckingham: Open University Press, 1997.
  • BORRIES, B. Von. Political attitudes and decision. In: ______.; ANGEVIK, M. (Eds.). Youth and history. A comparative european survey on historical consciousness and political attitudes among adolescents. Hamburg: Korber Stifung, 1997.
  • BRUCE, T. Time to play in early childhood education. Sevenoaks: Hodder and Stoughton, 1991.
  • BRUNER, J. S. Towards a theory of instruction. 7. ed., Harvard, Mass: The Belknap Press of Harvard University, 1975 (1. ed. 1966).
  • ______. The culture of education. London: Methuen, 1996.
  • COLLINGWOOD, R. G. An autobiography. Paperback 1972. Oxford: Oxford University Press, 1939.
  • COOPER, H. Concepts, modeles, raisonnements. In: AUDIGIER, F. (Ed.). Actes du huitieme colloque sur les didactiques d'histoire, de la geographie, de l'education civique et des sciences economiques socials. Paris: Institute Nationale des Recherches Pedagogiques, 1998. p. 220-223.
  • ______. History: finding out about the past and the language of time. In: ______.; SIXSMITH, C. (Eds.). Teaching across the ages 3-7: curriculum coherence and continuity. London: Routldge, Falmer, 2002. p. 153-167.
  • ______. The teaching of history in primary schools. 4. ed. London: David Fulton, 2006.
  • ______. History in the early years. 2. ed. London: Routledge Falmer, 2002.
  • ____. Didáctica de la historia en la educación infantil y primaria. Madrid: Ediciones Morata, 2002.
  • ______. O pensamento histórico das crianças. In: IV JORNADAS INTERNACIONASI DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA. BARCA, I. (Ed.). Para uma educação histórica de qualidade. Actas... Braga: Universidade de Minho, 2004a. p. 55-76.
  • ______. (Ed.). Exploring time and place through play. London: David Fulton, 2004 b.
  • DONALDSON, M. Children's minds, London: Fontana, 1978.
  • ERIKSON, E. H. Childhood and society, London: Penguin, 1965.
  • GARVEY. Play, the developing child series. London: Collins Fontana, 1977.
  • LEE, P. J. Children making sense of history, Education 3-13, v. 24, n. 1, p. 13-19, 1996.
  • MEADOWS, S.; CASHDAN, A. Teaching styles in nursery education: final report to SSRC. Sheffield: Sheffield City Polytechnic, 1983.
  • ______. The child as thinker: the development and acquisition of cognition in childhood. London: Routledge, 1993.
  • OKRI, B. Birds of heaven. London: Phoenix, 1996.
  • PAOLA, T. Bill and Pete go down the Nile. Oxford: Oxford University Press, 1990.
  • SHEFATYA, L. Socio-economic status and ethnic differences in socio dramatic play: theoretical and practical implications. In: KLUGMAN, E.; SMILANSKY, S. (Eds.). Children's play and learning perspectives and policy implications. New York: Teachers' College Press, 1990.
  • SIRAJ-BLATCHFORD, I.; SYLVA, K.; MUTTOCK, S.; GILDEN, R.; BELL, D. Researching effective pedagogy in the early years, research report n. 356. Annesley: Department for Education and Skills, 2002.
  • SHMIDT, M. A.; BRAGA GARCIA, T. M. F. Recriando histórias de Campina Grande do Sul. Curitiba: UFPR/Prefeitura de Campina Grande do Sul, 2003.
  • StOBART, M. Tensions between political ideology and history teaching. To what extent may history serve a cause, however well meant? The Standing Conference of European History Teacher Association, Bulletin 6, 1996.
  • VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of psychological processes. Harvard University Press, 1976.
  • *
    Texto traduzido do original "Learning and Teaching about the Past: three to eight year olds" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia.
    1 N.T.: Utilizou-se a forma "histórias" correspondendo ao termo inglês story usado pela autora
    2 NT: Embora a autora use, aqui, a palavra story, optou-se pelo uso exclusivo da forma "história".
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      2006

    Histórico

    • Aceito
      17 Nov 2005
    • Recebido
      16 Fev 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br