Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na rua

Resumos

O estudo dos conceitos de resiliência e vulnerabilidade vem sendo enfatizado na literatura em Psicologia, visando explicar a influência destes aspectos no desenvolvimento da pessoa. Fatores de risco e de proteção precisam seridentificados para proceder a esta avaliação. É fundamental que estes estudos sejam desenvolvidos com crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, buscando obter dados que identifiquem os aspectos saudáveis preservadosnestes grupos. É importante, ainda, subsidiar programas de fortalecimento para um desenvolvimento psicológico adaptado e de qualidade.

resiliência; vulnerabilidade; população em situação de rua


The study of resiliency and vulnerability concepts has been emphasized in Psychology, aiming at an answer to these two issues, which may influence someone's development. Factors of risk and protection should be identified. Such studies must be developed when one is dealing with children, teenagers and families living on the streets; healthy aspects which can lead to data should be searched. A stronger and qualified psychological development should be subsidized.

resiliency; vulnerability; population living on the streets


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

Resiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na rua

Sílvia Helena Koller

RESUMO

O estudo dos conceitos de resiliência e vulnerabilidade vem sendo enfatizado na literatura em Psicologia, visando explicar a influência destes aspectos no desenvolvimento da pessoa. Fatores de risco e de proteção precisam seridentificados para proceder a esta avaliação. É fundamental que estes estudos sejam desenvolvidos com crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, buscando obter dados que identifiquem os aspectos saudáveis preservadosnestes grupos. É importante, ainda, subsidiar programas de fortalecimento para um desenvolvimento psicológico adaptado e de qualidade.

Palavras-chave: resiliência, vulnerabilidade, população em situação de rua.

ABSTRACT

The study of resiliency and vulnerability concepts has been emphasized in Psychology, aiming at an answer to these two issues, which may influence someone's development. Factors of risk and protection should be identified. Such studies must be developed when one is dealing with children, teenagers and families living on the streets; healthy aspects which can lead to data should be searched. A stronger and qualified psychological development should be subsidized.

Key-words: resiliency, vulnerability, population living on the streets.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • APTEKAR, L. Colombian street children Gamines or Chupagruesos. Adolescence, n. 24, p. 783-794.
  • ATKINSON, R. L.; ATKINSON, R. C. et al. Introdução à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 (Original publicado em 1979).
  • DONALD, D.; SWART-KRUGER, J. The South-African street child: developmental implications. South-African Journal of Psychology, n. 24, p. 169-174, 1994.
  • FORSTER, L. M. K.; BARROS, H. M. T. et al. Meninos de rua: relação entre abuso de drogas e atividades ilícitas. Revista da ABP-APAL, n. 14, p. 115-120, 1992.
  • HOPPE, M.; KOLLER, S. H. Redes de apoio social e afetivo de crianças de nível socioeconômico baixo. CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA (26.:1997: São Paulo). Anais...São Paulo, 1997.
  • HUTZ, C.; KOLLER, S. Questões sobre o desenvolvimento de crianças em situação de rua. Estudos de Psicologia, n. 2, p. 175-197, 1997.
  • HUTZ, C.; KOLLER, S. H.; BANDEIRA, D. R. Resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco. Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 12, p. 79-86, 1996.
  • KOLLER, S. H.; HUTZ, C. Meninos e meninas em situação de rua: dinâmica, diversidade e definição. Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 12, p. 11-34, 1996.
  • KOLLER, S. H., RAFFAELLI, M. et al. Using a sentence completion task to investigate how Brazilian street youth describe their life situation 62nd. Washington, DC: Society for Research in Child Development, 1997.
  • LUTHAR, S. S. Annotation: methodological and conceptual issues in research on childhood resilience. Journal of Child Psychology and Psychiatric, v. 34, p. 441-453, 1993.
  • MACIEL, C. Explicações das desigualdades sociais dadas por meninos de rua em João Pessoa João Pessoa, 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba. No prelo.
  • MARTINS, R. A. Crianças e adolescentes em situação de rua: definições, evolução e políticas de atendimento. Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 12, p. 35-44, 1996.
  • MASTEN, A. S.; GARMEZY, N. Risk, vulnerability, and proctective factors in developmental psychopathology. In: LAHEY, B. B.; KAZDIN, A. E. (Orgs.). Advances in Clinical Child Psychology New York: Plenum Press, 1985. v. 8.
  • MOURA BRANCO, C. A. G. Mecânica dos materiais Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
  • RUTTER, M. Resilience in the face of adversity: protective factors and resistance to psychiatric disorder. British Journal of Psychiatric, n. 147, p. 598-611, 1985.
  • RUTTER, M. Psychosocial resilience and protective mechanisms. American Journal of Orthopsychiatry, n. 57, p. 316-331, 1987.
  • RUTTER, M. Resilience: some conceptual considerations. Journal of Adolescent Health, n. 14, p. 626-631, 1993.
  • VASCONCELOS, M. M. P. Família, trabalho e drogas: estudo exploratório da representação dos meninos de rua da cidade de João Pessoa sobre as suas condições de vida. João Pessoa, 1996. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba. No prelo.
  • ZIMMERMAN, M.; ARUNKUMAR, R. Resiliency research: implications for schools and policy. Social Policy Report, n. 8, p. 1-18, 1994.
  • WERNER, E. E. High-risk children in young adulthood: a longitudinal study from birth to 32 years. American Journal of Orthopsychiatry, n. 59, p. 72-81, 1989.
  • WERNER, E.; SMITH, R. Overcoming the odds New York: Cornell University Press, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br