Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 14, Número: 53, Publicado: 2006
  • EDITORIAL Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira

    Polidori, Marlis Morosini; Marinho-Araujo, Claisy M.; Barreyro, Gladys Beatriz

    Resumo em Português:

    A partir da década de 90, o Brasil desenvolveu diferentes estratégias de avaliação da educação superior, começando pelas universidades públicas. Surgiu o PAIUB (1994) que se caracterizou como um Programa construído pelas IES, com o objetivo de desenvolver um processo de avaliação institucional. Em 1996, foi introduzido o Provão, seguido de outros mecanismos avaliativos com a proposta de nivelar as IES em termos de qualidade que, no entanto, não atendeu aos objetivos. Este trabalho recupera essas experiências e traz subsídios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasileiro - SINAES, sancionado em 2004, discutindo os desafios e perspectivas decorrentes de sua implementação.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la década de 1990, Brasil desarrolló diferentes estrategias de evaluación de la educación superior, comenzando en las universidades publicas. Surgió el PAIUB (1994) que se caracterizó como un Programa construido por las propias Instituciones de Educación Superior (IES), con el objetivo de desarrollar un proceso de evaluación institucional. En 1996, fue implementado el " Provão" , seguido de otros mecanismos evaluativos con la intención de nivelar la calidad de las IES, aunque no cumplió esos objetivos. Este trabajo recupera esas experiencias e incorpora informaciones sobre la construcción y la implantación del Sistema de Evaluación de la Educación Superior Brasileña (SINAES), sancionado en 2004, discutiendo los desafios y perspectivas que surgen a partir de su implementación.

    Resumo em Inglês:

    Since 1990, Brazil has developed many different strategies to evaluate higher education, beginning with public institutions. In 1994, the Program of Institutional Evaluation of Brazilian Universities - PAIUB, was created by the Higher Education Institutions - IES, aiming at developing an institutional evaluation process. In 1996, the Provão was introduced, followed by other evaluation mechanisms with the objective of leveling the IES in terms of quality which, in fact, did not happen. This paper brings these experiences back and adds subsidies about the building up and implementation of the Brazilian National Higher Education Evaluation System - SINAES, sanctioned by law in 2004, discussing the challenges and perspectives arising out of its implementation.
  • Estudantes universitários diante da questão de gênero: estudo propedêutico para a intervenção pedagógica

    Jiménez Fernández, Carmen; Murga Menoyo, Maria Ángeles; Álvarez González, Beatriz; Gil, Juan Antonio; Téllez, José Antonio

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que foi realizada com a finalidade de detectar - como uma etapa prévia à intervenção educativa - como os estudantes universitários de alto rendimento percebem os estereótipos de gênero em três diferentes cenários da sua vida cotidiana: o ambiente familiar, o ambiente acadêmico e o contexto social no qual desenvolve seu tempo comunitário. Os dados do estudo foram obtidos através de grupos de discussão, um procedimento metodológico de eficácia comprovada na pesquisa social das atitudes. Os resultados manifestam que nos contextos cotidianos que freqüentam os sujeitos da pesquisa a igualdade de gênero acontece passo a passo, não é uma questão que levante controvérsias. Entretanto, esses universitários também reconhecem que ainda percebem na sociedade a existência de redutos de discriminação negativa em relação à mulher, aparentemente inexpugnáveis, tanto nas classes pouco dotadas culturalmente como nos níveis mais abastados da sociedade. De tudo isso concluímos que, apesar dos inegáveis avanços das últimas décadas, persiste a necessidade de implementar ações formativas em prol da igualdade real de mulheres e homens, dirigidas não somente à população universitária como também a todos os cidadãos qualquer que seja o cenário ou circunstância do seu périplo vital.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa que ha sido realizada con la finalidad de detectar -como paso previo a la intervención educativa- cómo los estudiantes universitarios de alto rendimiento perciben los estereotipos de género en tres diferentes escenarios de su vida cotidiana: el entorno familiar, el ámbito académico de la Universidad, y el contexto social en el que se desenvuelve su tiempo comunitario. Los datos del estudio se han obtenido mediante grupos de discusión, un procedimiento metodológico de probada eficacia en la investigación social de las actitudes. Los resultados ponen de manifiesto que en los contextos cotidianos que frecuentan los sujetos de la investigación la igualdad de género se afianza paso a paso; no es una cuestión que suscite controversia. Sin embargo, estos universitarios también reconocen que aún perciben en la sociedad la existencia de reductos de discriminación negativa hacia la mujer, aparentemente inexpugnables, tanto entre las clases culturalmente poco dotadas como en los niveles más acomodados de la sociedad. De todo ello concluimos que, a pesar de los innegables avances de las últimas décadas, persiste la necesidad de llevar a cabo acciones formativas en pro de la igualdad real de mujeres y varones, dirigidas no sólo a la población universitaria sino a toda la ciudadanía cualquiera que sea el escenario o circunstancias de su periplo vital.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results of a qualitative research which has been carried out to detect - as a previous step towards the educational intervention - how the high abilities university students perceive the gender stereotypes in three different settings of their daily lifes: the family environment, the academic field in the University, and the social context in which the communal time passes. The study data have been obtained by means of discussion groups, a metodologic procedure of proved effectiveness in the social reserch of attitudes. The results show that the gender equality is gradually reinforced in the daily contexts, which the subjects of the research frequent; it is not a matter which provokes controversy. Nevertheless, these university students also admit that they alredy notice the existence of apparently impregnable shelter of negative discrimination towards the woman, both in the culturally less provided and the wealthier levels of the society. All in all, we conclude that in spite of the undeniable advances from last decades, there remains alredy the necessity of carrying out learning actions in favor of the real equality between women and men, not only for the university population, but also to all the citizens, no matter which the scene or the circumstances of their lifes should be.
  • Discurso pedagógico e fracasso escolar

    Damiani, Magda Floriana

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que, em sua primeira parte, identificou os fatores de risco para fracasso escolar (entendido como repetência e/ou evasão) em uma coorte formada por todas as crianças nascidas nos hospitais da cidade de Pelotas (RS), em 1982. Isto foi levado a cabo por meio de um modelo multivariado que examinou o risco de fracasso associado a diferentes variáveis pessoais e familiares das crianças. Os resultados confirmam os encontrados em outras pesquisas, indicando a importante influência de fatores como grupo étnico, renda familiar, número de irmãos, escolaridade dos pais, tipo de moradia, entre outros, sobre o desempenho das crianças. A segunda parte do trabalho relata estudos de caso de duas escolas (que atendem populações com os mesmos fatores de risco) cujas taxas de reprovação e evasão eram contrastantes (altas em uma escola e baixas na outra). Os resultados indicam que as instituições de ensino diferem entre si e apontam para a importância de fatores intra-escolares, em especial o discurso pedagógico das escolas (conceito definido por Bernstein), para o desempenho das crianças. A ênfase nos aspectos acadêmicos da escolarização (discurso instrucional), verificada na escola com menores taxas de reprovação e evasão, possibilitou a modificação de uma das importantes correlações, encontrada também em outras pesquisas, entre fracasso escolar dos estudantes e baixo nível de escolarização de seus pais. A escola que apresentava maiores taxas de fracasso era caracterizada por um discurso pedagógico regulativo (assistencialista).

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta los resultados de una investigación que, en su primera parte, identificó los factores de riesgo para el fracaso escolar (entendido como reprobación y/o evasión) en una cohorte de los niños nacidos en los hospitales de la ciudad de Pelotas (RS), en 1982. Esos factores de riesgo fueron identificados por medio de un modelo multi variado que examinó el riesgo del fracaso asociado a diferentes variables personales y familiares de los niños. Estos resultados confirman los encontrados en otras investigaciones, indicando la importante influencia de factores como grupo étnico, renta familiar, número de hermanos, escolaridad de los padres, tipo de vivienda, entre otros, sobre el desempeño de los niños. La segunda parte del trabajo relata estudios de caso de dos escuelas (que atienden poblaciones con los mismos factores de riesgo) cuyas tasas de reprobación y evasión eran contrastantes (altas en una escuela y bajas en otra). Los resultados apuntan a que las instituciones de enseñanza difieren entre sí y también a la importancia de factores intraescolares, en especial el discurso pedagógico de las escuelas (concepto definido por Bernstein), para el desempeño de los niños. El énfasis en los aspectos académicos de la escolarización (discurso instruccional), verificado en la escuela con menores tasas de reprobación y evasión, posibilitó el cambio de una de las importantes correlaciones, encontrada también en otras investigaciones, entre fracaso escolar de los estudiantes y bajo nivel de escolarización de sus padres. La escuela que presentaba mayores tasas de fracaso era caracterizada por un discurso pedagógico regulativo (asistencialista).

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the findings of an investigation which, in its first part, identified risk factors for school failure (understood as grade retention and/or drop-out) in a cohort of all children born in the city Pelotas (RS) hospitals, in 1982. This was accomplished through a multivariate model which examined the risk for failure associated to children's personal and family variables. The results confirm findings from other research, suggesting the important influence exerted by factors such as ethnic group, family income, number of siblings, parents' level of schooling, type of dwelling, among others, over children's academic attainment. The second part of the investigation reports case studies of two schools (attended by populations that presented the same risk factors) with contrasting rates of repetition and dropout among their students (high in one and low in the other). The results indicate that the institutions differ among themselves and point out to the importance of intra-school factors, especially schools' pedagogic discourse (concept defined by Bernstein) for children's attainment. The emphasis on the academic aspect of schooling (instructional discourse), observed in the school that presented lower failure rates, enabled an effect modification over the important correlation (encountered in other research) between children's failure and parents' low level of schooling. The school which presented the highest rates of failure was characterized by a regulative discourse.
  • Promovendo credibilidade com uma nova geração de modelos lógicos

    McCracken, Ann L.

    Resumo em Português:

    Os avaliadores de programas desenvolveram uma série de instrumentos para facilitar mais os seus trabalhos. Um instrumento; o modelo lógico consiste de inputs, atividades, outputs e resultados. Este artigo discute a adequação deste modelo lógico comumente aceito na avaliação e na implementação de práticas baseadas na evidência nas organizações. O autor propõe o formato de um modelo lógico diferente que conecta a evidência prática.

    Resumo em Espanhol:

    Los evaluadores de programas desarrollaron una serie de instrumentos para facilitar aún más sus trabajos. Un instrumento; el modelo lógico consiste de inputs, actividades, outputs y resultados. Este artículo discute la adecuación de este modelo lógico comúnmente aceptado en la evaluación y en la implementación de prácticas basadas en la evidencia en las organizaciones. El autor propone el formato de un modelo lógico diferente que conecta la evidencia práctica.

    Resumo em Inglês:

    To better facilitate their work, program evaluators have developed a series of tools. One tool, the logic model, consists of inputs, activities, outputs, and outcomes. This article debates the adequacy of this commonly accepted logic model in evaluating the implementation of evidence-based practices in organizations. The author proposes a different logic model format which connects evidence and practice.
  • Auto-avaliação de centros de pós-graduação: uma proposta em ação

    Rocha, Nívea Maria Fraga

    Resumo em Português:

    A pesquisa Auto-Avaliação de Centros de Pós-Graduação, surgiu como instrumento de qualidade da Fundação Visconde de Cairu (FVC). Os objetivos visavam a elaborar proposta de Auto-Avaliação para o Centro de Pós-Graduação da Fundação Visconde de Cairu (CEPPEV/FVC), que atendesse às exigências do contexto, características da FVC e possibilitasse a participação da comunidade acadêmica. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação, através de oficinas. Esse processo possibilitou construir coletivamente o diagnóstico institucional, identificar forças que facilitam e dificultam o processo educacional, demonstrar a qualidade do que se produz e utilizar os resultados no planejamento e tomada de decisões, para corrigir rumos e alcançar excelência institucional. A Auto-Avaliação do CEPPEV/FVC, sustentada por princípios democráticos, consolida sua responsabilidade social e compromisso científico-cultural.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación Auto-Evaluación de Centros de Postrado, surgió como instrumento de calidad de la Fundación Vizconde de Cairu (FVC). Los objetivos visaban elaborar propuesta de Auto-Evaluación para el Centro de Postrado de la Fundación Vizconde de Cairu (CEPPEV/FVC), que atendiera a las exigencias del contexto, características de la FVC y posibilitara la participación de la comunidad académica. La metodología de investigación utilizada fue la investigación-acción, a través de talleres. Ese proceso posibilitó construir colectivamente el diagnóstico institucional, identificar fuerzas que facilitan y dificultan el proceso educacional, de mostrar la calidad de lo que se produce y utilizar los resultados en el planteamiento y tomada de decisiones, para corregir rumbos y alcanzar excelencia institucional. La Auto-Evaluación del CEPPEV/FVC, sostenida por principios democráticos, consolida su responsabilidad social y compromiso científico-cultural.

    Resumo em Inglês:

    The research on Self-evaluation Post-graduation Centers was thought as a quality instrument of the Foundation Visconde de Cairu (FVC). The goals aimed elaborating a Self-evaluation proposal for the Post-graduation Center of that Foundation were in order to meet the context requirements, its characteristics and also to enable community academic participation. The methodology used was a research through workshops. This process allowed to build up not only an institutional diagnosis collectivelly, but also to identify forces that facilitate and/or complicate the educational process. It also demonstrates the quality of what was produced and how to use findings in the planning and the decisions making process to reach institutional excellence. The Self-evaluation Center of the Foundation Visconde de Cairu is based on democratic principles and consolidates its social responsibility and its scientific-cultural commitment.
  • Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar Página Aberta

    Marques, Luciana Rosa

    Resumo em Português:

    Este artigo discute as políticas de democratização/descentralização da gestão escolar. Para tal, analisa estas políticas no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, no período de 2003/2004. Partindo da idéia de que o ideário neoliberal apropriou-se da bandeira da democratização, originalmente defendida no campo progressista, escolheu-se um município cujas forças que estavam no poder, à época da coleta de dados, se colocavam no campo popular. Percebeu-se, neste estudo, que são veiculados conteúdos democráticos nas políticas educacionais municipais. Busca-se demonstrar, desta forma, que as políticas de descentralização podem contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola e, portanto, para a sua transformação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute las políticas de democratización / descentralización de la gestión escolar. Para tal, se analizan estas políticas en el municipio de Cabo de Santo Agostinho, región metropolitana de Recife, en el periodo de 2003/2004. Partiendo de la idea de que el ideario neoliberal se apropió de la bandera de la democratización, originalmente defendida en el campo progresista, se eligió un municipio cuyas fuerzas que estaban en el poder, en época de recogida de datos, se colocaban en el campo popular. Se percibió, en este estudio, que se tratan contenidos democráticos en las políticas educativas municipales. Se busca demostrar, de esta forma, que las políticas de descentralización pueden contribuir para el establecimiento de relaciones democráticas en la escuela y, por tanto, para su transformación.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the educational policies of decentralization and democratization of school management. It analyzes these policies in the municipality of Cabo de Santo Agostinho in the outskirts of Recife in 2003 and 2004. It is well known that the neo liberal system of ideas holds the banner of democratization and change sides depending upon its convenience. For this reason, it was chosen a municipal district whose political forces held the power at the time of data collection. It was noticed in this study that the democratic contents were. It was noticed in this study that the democratic contents were transmitted in the educational policies at the local level. It is quite evident that decentralization policies can contribute to the establishment of democratic relation ships in the school and, therefore, for its change.
  • Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais Pesquisa Em Síntese

    Pinto, Fátima Cunha Ferreira; Garcia, Vanessa Coelho; Letichevsky, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a " Pesquisa Nacional Qualidade da Educação: a escola pública na opinião dos pais" , realizada pela Fundação Cesgranrio para o DAEB/INEP/MEC, em 2004/2005. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza metodológica qualiquantitativa, que teve por objetivo produzir uma visão geral e compreensiva da relação entre escola e responsáveis de alunos, a partir da perspectiva dos pais/responsáveis dos alunos. A metodologia utilizada para a coleta de informações, foi efetuada em duas etapas: a primeira, através da realização de 10 grupos focais, e a segunda, através da aplicação de questionários a 10.500 pais ou responsáveis, entrevistados em todas as unidades federativas brasileiras. Os resultados apresentados no artigo ilustram as percepções e expectativas dos pais em relação à escola de seus filhos, estudantes de instituições públicas, estaduais e municipais de Ensino Fundamental. A pesquisa revelou, entre outros resultados, que os responsáveis pelos alunos da escola pública brasileira, de modo geral, estão satisfeitos com a educação recebida hoje por seus filhos, considerando-a melhor do que a educação que receberam em sua época de estudo.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta la " Pesquisa Nacional Calidad de la Educación: La escuela pública en opinión de los padres" , realizada por la Fundación Cesgranrio para el DAEB/INEP/MEC en 2004/2005. La pesquisa se caracteriza por ser un estudio de naturaleza metodológica calidad-cuantitativa, que tuvo como objetivo producir una visión general y comprensiva de la relación escuela-responsables de alumnos, a partir de la perspectiva de los padres/responsables de los alumnos. La metodología utilizada para la recogida de información, efectuada en dos etapas, la primera, a través de la realización de 10 grupos focales y la segunda, a través de la aplicación de cuestionarios en 10.500 padres o responsables, entrevistados en todas las unidades federativas brasileñas. Los resultados presentados en el artículo ilustran las percepciones y expectativas de los padres en relación a la escuela de sus hijos, estudiantes de instituciones públicas, estaduales y municipales de Enseñanza Fundamental. La pesquisa revelo entre otros resultados, que los responsables por los alumnos de la escuela pública brasileña, en general, están satisfechos con la educación recibida hoy por sus hijos, considerándola mejor de lo que la educación que recibieron en su época de estudios.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a " National Research on the Quality of Education: Parents' Opinions about Public Schools" , done by Fundação Cesgranrio for DAEB/INEP/MEC in 2004/2005. The research is qualitative and quantitative in its methodological nature, and aimed at producing a comprehensive and general view of the relationship between schools and students' guardians, from the parents/guardians' perspective. Two different methodologies were used to gather information: in the first stage, information was gathered through ten focus groups; in the second one, through surveys answered by 10.500 parents or guardians, from all of the Brazilian states. The results presented here show the views and expectations of parents towards their children's schools. The research involved students from both municipal and state public elementary schools. Besides other results, the research revealed that parents of Brazilian public school students are generally satisfied with the education received by their children today and that they consider it better than the one received by themselves when they were students.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br