Acessibilidade / Reportar erro

Professor: produtor e/ou tradutor de conhecimentos? trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula

Teacher: producer and/or translator of knowledge? working within the social-cultural rainbow of the classroom

Resumos

Neste trabalho começa-se por discutir algumas questões epistemológicas e metodológicas que, sobretudo em contextos multiculturais, é necessário ter em consideração em processos educativos que pretendem ser significantes para os diferentes alunos. Defende-se que, em contextos de diversidade sócio-cultural, e se se pretende que as aprendizagens sejam relevantes para os alunos, o professor, para além de ser um tradutor de saberes produzidos por outros, terá de se assumir também como investigador, como produtor de conhecimento, que diversifica o processo de ensino-aprendizagem através de dispositivos de diferenciação pedagógica. Neste texto aprofundam-se e cruzam-se contributos anteriores decorrentes de trabalhos elaborados sobretudo em colaboração com Stephen R. Stoer.

Multiculturalidade; Aprendizagens Significativas; Dispositivos de Diferenciação Pedagógica


In this text after some epistemological and methodological comments, it is argued that, when working in a diversity of social and cultural contexts, and wanting learning processes to be meaningful to students, teachers will have to be more than knowledge translators. They also will have to be researchers. They will have to produce knowledge in order to adequately diversify the learning process through differentiation pedagogical devices. This is a text that reflects, enhance and cross contributions arising from previous works carried out mainly in collaboration with Stephen R. Stoer.

Multiculturalism; Meaningful Learning; Differentiation Pedagogical Devices and Educative Success


  • ALMEIDA, João Ferreira; PINTO, José Madureira. Investigação Ciências Sociais Lisboa: Presença, 1982.
  • ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado Rio de Janeiro: Graal, 1985.
  • ARDOINO, Jacques. L'Implication Lyon: Voies Libres, 1992.
  • ARDOINO, Jacques; BARBIER, René. L'Approche Multiréférentielle en Formation et en Sciences l'Éducation. Pratiques de Formation/Analyses, Paris, n. 25-26, abr. 1993.
  • BARBIER, René. La Recherche-Action Paris: Anthropos, 1996.
  • BARBIER, René. A Escuta Sensível na Abordagem Transversal. Tradução de Maria Amália Ramos In: BARBOSA, Joaquim G.. Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação São Carlos: EdUFSCar, 1998.
  • BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. Le Niveau Monte: réfutation d'une vieille idée concernant la prétendue décadence de nos écoles. Paris: Le Seuil, 1989.
  • BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controlo. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Les Exclus de L'interieur? In: BOURDIEU, Pierre (Org.). La Misére du Monde Paris: Seuil, 1993.
  • BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. La Reproduction: éléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Éd. de Minuit, 1970.
  • CALLEWAERT, Gustave. Philosophy of Education, Frankfurt Critical Theory, and the Sociology of Pierre Bourdieu. In: POPKEWITZ, Thomas (Org.). Critical Theories in Education: changing terrains of knowledge and politics. New York: Routledge, 1999. P. 117-144.
  • CAMPBELL, Jack. Inside Lives: the quality of biography. In: SHERMAN, Robert; WEBB, Rodman (Org.). Qualitative Research in Education: focus and methods. London: Falmer Press, 1988. P. 59-75.
  • CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education, knowledge and action-research. London: Routledge, 1991.
  • COHEN, Elisabeth. Teaching in Multiculturally Heterogeneous Classrooms: findings from a model program. McGill Journal of Education, Montreal, v. 26, n. 1, p. 7-23, 1991.
  • CORTESÃO, Luiza. Educação e Exclusões: na tensão entre a cumplicidade e o embargo. In: MACEDO, Eunice (Org.). Porque uma Educação Outra é Possível: contributos para uma praxis transformadora. Porto: Livpsic, 2011.
  • CORTESÃO, Luiza (Org.). Discutindo Autonomia Relativa com Professores: a indisciplina como (contra)argumento. Porto: Livpsic, 2012.
  • CORTESÃO, Luiza. Cruzando Conceitos. In: RODRIGUES, David (Org.). Perspectivas sobre Inclusão: da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003.
  • CORTESÃO, Luiza. Práticas Educativas face à Diversidade e Investigação-Acção 1998. Agregação (Livre docência) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Porto, Porto, 1998a.
  • CORTESÃO, Luiza. Da Necessidade de Vigilância Crítica em Educação à Importância da Prática da Investigação-Acção. Revista Educação, v. VIII, p. 27-33, 1998b.
  • CORTESÃO, Luiza; MAIO, Cuale. 'School does not teach burying the dead': the complexity of cultural dialogue. Pedagogy, Culture & Society, v. 19, n. 1, p. 119-13, mar. 2011.
  • CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen R. Acerca do Trabalho do Professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 11, p. 33-45, 1999.
  • CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen R. Investigação-Acção e a Produção de Conhecimento no Âmbito de uma Formação de Professores para a Educação Inter/multicultural. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 7, p. 7-28, 1997.
  • CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen R. Projectos, Percursos, Sinergias no campo da Educação Intermulticultural Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativa, 1995.
  • CORTESÃO, Luiza; PINTO, Fátima. (Org.) O Povo Cigano: cidadãos na sombra- processos explícitos e ocultos de exclusão. Porto: Edições Afrontamento, 1995.
  • CORTESÃO, Luiza et al. E Agora Tu Dizias Que... Jogos e Brincadeiras como Dispositivos Pedagógicos Porto: Edições Afrontamento, 1995.
  • DENZIN, Norman. The Research Act: a theoretical introduction to sociological methots. Chicago: Aldine, 1970.
  • DUBOST, Jean. Les Critères de la Recherche-Action. Pour, v. 90, p. 17-33, jun./jul. 1983.
  • ELLIOT, John. La Investigación-Acción en Educación Madrid: Morata, 1990.
  • FALS BORDA, Orlando. Participatory (Action) Research in Social Theory: origins and challenges. In: REASON, Peter; BRADBURY, Hilary. Handbook of Action-Research: participative inquiry and practice. London: Sage, 2001. P. 27-37.
  • FALS BORDA, Orlando. El Problema de como Investigar la Realidad para Transformarla por la Praxis Bogotá: Tercer Mundo, 1990.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido Porto: Afrontamento,1970.
  • FREINET, Célestin. O Jornal Escolar Lisboa: Editorial Estampa, 1974.
  • FRITZELL, Christer. On the Reconstruction of the Education of Science. Educational Phylosophy and Theory, Malden, v. 38, n. 2, p. 129-143, 2006.
  • FRITZELL, Christer. On the concept of relative autonomy in education theory. British Journal of Sociology of Education, Londres, v. 1, n. 1, p. 23-35, mar. 1987.
  • HUBERMAN, Michael; MILES, Mathew. Analyse des Données QualitativesRecueil de Nouvelles Méthodes. Bruxelles: De Boeck-Wesmael, 1991.
  • ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escola 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1977.
  • KARABEL, Jerome; HALSEY, Albert. Power and Ideology in Education New York: Oxford University Press, 1979.
  • KEMMIS, Stephen. Exploring the Relevance of Critical Theory for Action-research: emancipatory action-research in the footsteps of Jurgen Habermas. In: REASON, Peter; BRADBURY, Hilary. Handbook of Action-Research: participative inquiry and practice, London: Sage, 2001. P. 91-112.
  • LEGRAND, Louis. Les Différenciations de la Pédagogie. Paris: PUF, 1995.
  • LESSARD-HÉRBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação Qualitativa:fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
  • MAGALHÃES, António M.; STOER, Stephen R. A Excelência Académica e a Escola para Todos Porto: Profedições, 2001.
  • MOLLO, Susane. L'École dans la Société Paris: Dunod, 1969
  • NUNES, Américo Sedas. Sobre o Problema do Conhecimento nas Ciências Sociais: materiais de uma experiência pedagógica. Lisboa: Gabinete de Investigações Sociais, 1979.
  • PERRENOUD, Phillipe. La Fabrication de l'Excellence Scolaire dans l'Enseignement Primaire: du curriculum aux pratiques d'évaluation. Genève: Droz, 1984.
  • PERRENOUD, Phillipe; CARDINET, Jean; ALLAL, Linda. L'Évaluation Formative dans un Enseignement Diffèrencié Berne: Peter Lang, 1989.
  • PERRENOUD, Phillipe. L'Infime et l'Ultime Différence. In: BENTOLILA, Alain (Org.). L'Ecole:diversités et cohérence. Paris: Nathan, 1996. P. 49-67.
  • PERRENOUD, Phillipe. Não Existe Inclusão Eficaz sem Diferenciação Pedagógica Dentro das Turmas Regulares. Patio: revista pedagógica, Porto Alegre, Educação Inclusiva, v. 1, n. 1, p. 15-18, jun. 2010.
  • POPKEWITZ, Thomas. Sociología Política de las Reformas Educativas Madrid: Morata, 1994.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências Porto: Afrontamento, 1988.
  • SNYDERS, George. Escola, Classe e Lutas Sociais Lisboa: Morais, 1976.
  • STOER, Stephen R.; ARAÚJO, Helena C. Genealogias nas Escolas: a capacidade de nos surpreender. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
  • STOER, Stephen R.; CORTESÃO, Luiza. Action Research and the Production of Knowledge in a Teacher Education Based on Inter/Multicultural Education. Intercultural Education, v. 12, n. 1, p. 65-78, 2001.
  • STOER, Stephen R.; CORTESÃO, Luiza. Levantando a Pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Edições Afrontamento, 1999.
  • WALLERSTEIN, Immanuel. Culture as Ideological Battleground of the Modern World-system. In: FEATHERSTONE, Mike (Org.). Global Culture: nationalism, globalisationa and modernity. London: Sage, 1990. P. 31-55.
  • WALLERSTEIN, Immanuel. Social Science and the Quest for a Just Society. American Journal of Sociology, Chicago, v. 102, n. 5, mar. 1997.
  • WALLERSTEIN, Immanuel. From Sociology to Historical Science: prospects and obstacle. The British Journal of Sociology, Londres, v. 51, n. 1, p. 25-35, jan./mar. 2000.
  • ZEICHNER, Kenneth. A Formação Reflexiva de Professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Mar 2011
  • Aceito
    Dez 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br