RESUMO
Objetivo:
O objetivo deste artigo é gerar uma aproximação das maneiras pelas quais as bibliotecas contribuem para a construção de cidadanias, a partir de suas funções sociais, para as quais as bibliotecas do Peru são tomadas como referência.
Método:
Este é um artigo de reflexão que retoma uma metodologia situada num paradigma hermenêutico qualitativo, assumindo um exercício de análise de fontes teóricas e empíricas que permite explorar o papel democratizador das bibliotecas, especialmente no Peru, na construção de cidadanias.
Resultados:
mostram que a biblioteca escolar deve se adequar ao modelo educacional da escola que promove a formação integral, o respeito e a multiculturalidade, construindo a democracia desde a sala de aula e promovendo valores, cidadania e convivência escolar. Por sua vez, a biblioteca universitária é um agente de transformação e consolidação do modelo democrático, fortalecendo o currículo de cada programa e os pilares do modelo educacional da universidade. A biblioteca pública como agente democratizador deve cumprir o papel de formação cidadã desde o público, político e pedagógico por meio de programas e serviços utilizada.
Conclusão:
necesario articular el Ministerio de Educación y Cultura y, sobre todo, la escuela, la universidad y la ciudadanía social en las bibliotecas.
PALAVRAS-CHAVE:
Cidadania; Democracia; Biblioteca Escolar; Biblioteca Universitária; Biblioteca Pública; Biblioteconomia Política