Acessibilidade / Reportar erro

Construindo a Cidadania. O papel democratizador das bibliotecas no Peru

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste artigo é gerar uma aproximação das maneiras pelas quais as bibliotecas contribuem para a construção de cidadanias, a partir de suas funções sociais, para as quais as bibliotecas do Peru são tomadas como referência.

Método:

Este é um artigo de reflexão que retoma uma metodologia situada num paradigma hermenêutico qualitativo, assumindo um exercício de análise de fontes teóricas e empíricas que permite explorar o papel democratizador das bibliotecas, especialmente no Peru, na construção de cidadanias.

Resultados:

mostram que a biblioteca escolar deve se adequar ao modelo educacional da escola que promove a formação integral, o respeito e a multiculturalidade, construindo a democracia desde a sala de aula e promovendo valores, cidadania e convivência escolar. Por sua vez, a biblioteca universitária é um agente de transformação e consolidação do modelo democrático, fortalecendo o currículo de cada programa e os pilares do modelo educacional da universidade. A biblioteca pública como agente democratizador deve cumprir o papel de formação cidadã desde o público, político e pedagógico por meio de programas e serviços utilizada.

Conclusão:

necesario articular el Ministerio de Educación y Cultura y, sobre todo, la escuela, la universidad y la ciudadanía social en las bibliotecas.

PALAVRAS-CHAVE:
Cidadania; Democracia; Biblioteca Escolar; Biblioteca Universitária; Biblioteca Pública; Biblioteconomia Política

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br