Acessibilidade / Reportar erro

Handbook Emerald de empreendedorismo na América Latina: liberando um potencial milenar

Montiel, O; Almaraz, A. . (Eds.). (2022). The Emerald handbook of entrepreneurship in Latin America: unleashing a millennial potential.Emerald Publishing Limited. ISBN 9781800719569.

Palavras-chave:
Empreendedorismo; América Latina; Inovação; Criatividade.

A obra “The Emerald Handbook of entrepreneurship in Latin America: unleashing a millennial potential”, dos editores Oscar Montiel e Araceli Almaraz, é uma bem-vinda iniciativa de levantar e atualizar a produção do continente latino-americano sobre o amplo campo do empreendedorismo.

De início, este handbook tem o mérito de congregar um diversificado corpo de pesquisadores que entregam, em mais de 500 páginas e em 27 capítulos, uma extensa análise sobre o que tem sido objeto de interesse da academia e de aplicação no contexto empresarial na América Latina, vislumbrando as potencialidades de investigação da temática para o futuro. São 43 autores das mais variadas nacionalidades e instituições de pesquisa da região que dissecam a realidade continental em temas primordiais para se compreender o fenômeno do empreendedorismo neste contexto. Assim, trata-se de uma obra que preenche uma lacuna por explorar o tema a partir das particularidades regionais, tais como sua baixa inserção na dinâmica da economia global e situações de crises econômicas recorrentes, como seus editores afirmam no prefácio. Estas condições interferem na dinâmica empreendedora, contudo, como o próprio handbook ilustra em vários capítulos, os empreendedores veem demonstrando esforços para superar estas adversidades, incorporando o conhecimento emergente sobre empreendedorismo para maior efetividade das ações gerenciais e acadêmicas realizadas.

Assim, empreendedores, gestores e acadêmicos têm razões para se aprofundarem na leitura e compreenderem as especificidades que estruturam o campo do empreendedorismo no continente latino-americano e com isso, mitigar as dificuldades e explorar as potencialidades temáticas.

Em geral, os handbooks propiciam um overview de um campo com um corpo de autores em distintas análises que atuam por meio de um fio condutor estabelecido pelos editores. Entendemos que este handbook atende a esta condição. A obra torna possível compreender as nuances que possibilitaram os meios de consolidação deste campo sob alguns dos principais caminhos teóricos e metodológicos percorridos, dos principais focos de interesses, dos autores mais representativos, do que fora construído no passado e do que tem potencial de ser transformador no futuro.

O espaço disponível não permitiria analisar com acurácia cada um dos 27 capítulos de maneira individualizada, o que nos leva a apresentar resumidamente suas seções. A primeira seção, composta por 6 capítulos, aborda a conexão entre a criatividade e o empreendedorismo. Trata-se de uma questão seminal, haja vista que a criatividade é uma condição necessária que suporta a inovação, uma ação obrigatória para o contexto empreendedor. Os capítulos analisam o campo da criatividade e do empreendedorismo, o contexto institucional histórico da promoção da criatividade, a chamada economia laranja e o papel da cultura na economia, as experiências de criatividade organizacional publicadas no continente, a mudança institucional da comercialização da propriedade intelectual e uma análise sobre media labs que inclui estrutura, aprendizagem e o processo de inovação.

A segunda seção possui 8 capítulos que analisam a interface do empreendedorismo com a inovação. É largamente reconhecida a importância da inovação como motor do desenvolvimento social e a aplicação do conhecimento de inovação é um imperativo para todos os que atuam no campo do empreendedorismo. Neste sentido, os capítulos focam na história da inovação regional, no pensamento latino-americano sobre inovação e empreendedorismo, nos desafios para transformar o sistema de inovação vigente, na transferência de conhecimento e políticas de ciência, tecnologia e inovação, na capacidade inovadora e empreendedora de startups, na inovação social no continente, na disparidade de gênero e a revolução das fintechs e na dinâmica empreendedora latino-americana e suas conexões com o contexto global.

A terceira e última seção é a mais extensa e consta de 13 capítulos que analisam o passado e o futuro do empreendedorismo latino-americano com importantes insights das perspectivas regionais e de potencialidades de aplicação conceitual e gerencial. Trata-se de uma seção plural que avalia o fenômeno por diversos aspectos, a saber: O momento da quarta onda empreendedora no continente, a perspectiva empreendedora da civilização mesoamericana e as implicações para a América Latina, pesquisas prioritárias do campo, analises de estudos sobre empreendedorismo social, o impacto inicial da COVID-19 na ação empreendedora regional, a característica psicológica do empreendedor latino-americano, a potencialidade dos estudos biográficos para o campo de negócios, o processo migratório e suas oportunidade e obstáculos para os negócios, uma análise teórica sobre a educação empreendedora, uma análise sobre a corrupção e o impacto sobre o empreender na região, um overview sobre o turismo e o empreendedorismo, uma análise histórica sobre empresas familiares e sucessão e uma análise sobre negociação e empreendedorismo sobre a ótica institucional econômica.

A diversidade de perspectivas encontrada neste handbook reflete o quão plural é o tema do empreendedorismo. Ainda assim, destacam-se a criatividade e a inovação como elementos basilares que são explorados em consonância com as especificidades regionais para potencializar a requerida transformação. Se por um lado é um desafio a completa compreensão de todas estas perspectivas, por outro lado, evidencia o potencial de exploração teórica e prática que é possível desenvolver tendo a ação empreendedora como base e como lócus de ação.

A América Latina não superou sua condição de não desenvolvida e ainda busca uma inserção mundial condizente com suas potencialidades (Canclini, 2008Canclini, N. G. (2008). Latino-americanos à procura de um lugar neste século. Ed. Iluminuras.; Galindo & Nuguer, 2023Galindo, A., & Nuguer, V. (2023, March). 2023 Latin American and Caribbean Macroeconomic Report: Preparing the Macroeconomic Terrain for Renewed Growth. Inter-American Development Bank. http://dx.doi.org/10.18235/0004780
https://doi.org/10.18235/0004780...
). A despeito de um avanço nas últimas décadas, há um caminho a percorrer para reduzir a desigualdade social, a pobreza, a baixa qualificação e ampliar o acesso à saúde, para citar os principais dilemas (Galindo & Nuguer, 2023Galindo, A., & Nuguer, V. (2023, March). 2023 Latin American and Caribbean Macroeconomic Report: Preparing the Macroeconomic Terrain for Renewed Growth. Inter-American Development Bank. http://dx.doi.org/10.18235/0004780
https://doi.org/10.18235/0004780...
). As instituições de ensino e pesquisa podem ser atores importantes no fomento à inovação e ao empreendedorismo latino-americano (Organisation for Economic Cooperation and Development & Inter-American Development Bank, 2022Organization for Economic Cooperation and Development & Inter-American Development Bank. (2022, October). Innovative and Entrepreneurial Universities in Latin America. https://www.oecd.org/publications/innovative-and-entrepreneurial-universities-in-latin-america-ca45d22a-en.htm
https://www.oecd.org/publications/innova...
) dado que o comportamento empreendedor é um aliado do necessário esforço de superação dos referidos problemas.

Um mérito deste handbook é oferecer um amplo escopo de caminhos em que a ação empreendedora pode ser potencializada na região. Turismo, diversidade cultural e capacidade criativa são exemplos destacados nesta obra que podem contribuir para a almejada ação transformadora. Neste sentido, este handbook interessa a distintos atores sociais. Responsáveis por políticas públicas, empresários, executivos, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada têm neste handbook a possibilidade de encontrar um conhecimento emergente sobre a realidade do empreendedorismo no continente latino-americano. A superação das já comentadas dificuldades regionais passa pelo reconhecimento da realidade local, das condições sócio-históricas que levaram à atual condição e das condições socioeconômicas contemporâneas que servirão de base para uma série de decisões requeridas nos âmbitos público e privado. Tais aspectos são explorados em vários capítulos, o que constitui outro mérito da obra.

É possível dizer que o handbook cumpre seu papel de apresentar um overview do campo do empreendedorismo no contexto latino-americano. É lógico que é também possível dizer que alguma análise específica não foi contemplada. Um exemplo de lacuna é a ausência de um capítulo que analise especificamente a cultura latino-americana e o empreendedorismo regional. Ainda, uma dificuldade deste handbook, em sua linha condutora, é ter uma convergência entre tantos autores e análises.

A despeito de outros handbooks que exploram o empreendedorismo, esta obra se diferencia positivamente por focar a realidade social latino-americana sob muitos ângulos, o que permite estabelecer distintos caminhos que podem contribuir para uma maior inserção do continente no escopo mundial. Como colocado no prefácio pelos editores, esta é uma obra inédita no continente, a qual joga luzes em temas importantes que podem ajudar em uma maior e melhor inserção da região no contexto mundial. Por fim, outro destaque é que, em boa medida, o conhecimento latino-americano deste campo é publicado em espanhol e em português. Assim, ao ser publicado em língua inglesa, este handbook expande o potencial de alcance e do conhecimento desta realidade regional.

REFERENCES

  • Canclini, N. G. (2008). Latino-americanos à procura de um lugar neste século Ed. Iluminuras.
  • Galindo, A., & Nuguer, V. (2023, March). 2023 Latin American and Caribbean Macroeconomic Report: Preparing the Macroeconomic Terrain for Renewed Growth Inter-American Development Bank. http://dx.doi.org/10.18235/0004780
    » https://doi.org/10.18235/0004780
  • Organization for Economic Cooperation and Development & Inter-American Development Bank. (2022, October). Innovative and Entrepreneurial Universities in Latin America https://www.oecd.org/publications/innovative-and-entrepreneurial-universities-in-latin-america-ca45d22a-en.htm
    » https://www.oecd.org/publications/innovative-and-entrepreneurial-universities-in-latin-america-ca45d22a-en.htm
  • 12
    [Versão traduzida]
  • DISPONIBILIDADE DE DADOS

    Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.

PARECERISTAS

  • 16
    Pablo Peron de Paula (Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros / MG - Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9930-6306
  • 17
    Vânia Gisele Bessi (Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo / RS - Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0973-0961
  • 18
    Dennys Eduardo Rossetto (SKEMA Business School - Brazil, Canada, China, France, South Africa, USA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2420-6607
  • 19
    Thiago Cavalcante Nascimento (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba / PR - Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5452-8965

RELATÓRIO DE REVISÃO POR PARES

Editado por

Hélio Arthur Reis Irigaray (Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro / RJ - Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9580-7859
Fabricio Stocker (Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro / RJ - Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6340-9127

Disponibilidade de dados

Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Mar 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    22 Jan 2023
  • Aceito
    18 Ago 2023
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br