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Relatos de experiências pessoais e socioconstrução de conhecimentos em sala de aula de língua estrangeira1 1 Algumas das reflexões propostas neste artigo foram apresentadas de forma resumida em trabalho publicado nos anais do III Congresso Internacional Linguagem e Interação, realizado em São Leopoldo/RS, de 17 a 19 de junho de 2015.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar relatos de experiência produzidos espontaneamente por crianças e jovens adolescentes em sala de aula de língua inglesa. Inserido na área de Linguística Aplicada, o estudo está fundamentado na perspectiva teórica sociocultural (VYGOTSKY, 1998, 2001), segundo a qual a linguagem é uma ferramenta mediadora na socioconstrução de conhecimentos, em interface com uma visão de linguagem orientada para o uso e a serviço de propósitos sociocomunicativos, como proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1989). Nessa arquitetura teórica e com base em uma tradição qualitativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2006), discutimos como os relatos analisados atuam na socioconstrução do conhecimento pedagógico a partir da experiência pessoal, tornando os saberes significativos e compartilhados em sala de aula. Além disso, sugerimos que a experiência de mundo colabora para a construção do conhecimento curricular e esse, em retorno, serve como suporte para a construção da experiência particular do estudante, conforme proposto por Nóbrega (2003, 2009).

Relatos; Sala de aula de língua inglesa; Linguística sistêmico-funcional; Teoria sociocultural; Mediação; Socioconstrução do conhecimento

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