Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2024
  • Variações do pensamento paradoxal na cultura latino-americana contemporânea. Apresentação do volume 26, n. 1de Alea. Estudos Neolatinos Editorial

    González, Elena Palmero
  • Palavras dos Editores Convidados. Não ser o que (logo) sou: Paradoxos ontológicos na literatura latino-americana contemporânea Dossiê

    Klinger, Diana; Sawala, Wojciech

    Resumo em Português:

    Resumo Com esta proposta busca-se promover um debate teórico-crítico no âmbito dos estudos literários, que tenha como eixo problemático a importância do paradoxo como modo de pensamento e representação/construção do mundo, alternativo às epistemologias hegemônicas associadas à razão instrumental do Ocidente. Considerando, com G. Deleuze, que toda gramática e todo silogismo são um meio de manter a subordinação das conjunções ao verbo ser, um dos desafios intelectuais que enfrentamos atualmente consiste em pensar o “ser”, simultaneamente, em termos identitários e de devir, termo com uma genealogia que vai de Heráclito via Bergson até Deleuze e que vem sendo resgatado como forma de evitar essencializaçōes imobilizantes. Encontramos, em modos tão diversos como os que chamamos aqui “pensar-marrano”, “pensar-Exu” e nas cosmologias ameríndias, uma exoneração do indivíduo do peso e da obrigatoriedade de uma unidade coerente, disciplinadora hegemônica e homogeneizante. Nelas se desenha um paradoxo ontológico cardinal: aquele segundo o qual o eu só devém si mesmo ao tornar-se outro. Por sua vez, estas, as cosmologias “não ocidentais”, subvertem a linearidade do tempo, na reimaginação do presente, do passado e do futuro, vistos como um todo organizado segundo leis mais sutis e complexas do que a concepção ocidental de tempo histórico. Cada vez mais presentes no cenário das artes e as literaturas contemporâneas, estas cosmologias mostram-se como fontes particularmente ricas de figuras paradoxais, constituindo uma intervenção epistemológica revestida de valor emergencial na situação liminar de um mundo em plena catástrofe, marcado pelas ondas de extinção e desertificação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta propuesta es promover un debate teórico-crítico en el campo de los estudios literarios, cuyo eje problemático sea la importancia de la paradoja como modo de pensamiento y representación/construcción del mundo, alternativa a las epistemologías hegemónicas asociadas a la razón instrumental occidental. Considerando, con G. Deleuze, que toda gramática y todo silogismo son un medio de mantener la subordinación de las conjunciones al verbo ser, uno de los desafíos intelectuales a los que nos enfrentamos en la actualidad es pensar el “ser” simultáneamente en términos de identidad y de devenir, término con una genealogía que va desde Heráclito pasando por Bergson hasta Deleuze y que ha sido rescatado como una forma de evitar esencializaciones inmovilizadoras. Encontramos, en modos tan diversos como los que aquí llamamos “pensamiento marrano”, “pensamiento exu” y en las cosmologías amerindias, una exoneración del individuo del peso y la obligación de una unidad coherente, disciplinadora, hegemónica y homogeneizadora. Estos modos revelan una paradoja ontológica cardinal: aquella según la cual el yo sólo llega a ser él mismo convirtiéndose en otro. A su vez, estas cosmologías “no occidentales” subvierten la linealidad del tiempo al reimaginar el presente, el pasado y el futuro como un todo organizado según leyes más sutiles y complejas que la concepción occidental del tiempo histórico. Cada vez más presentes en el panorama artístico y literario contemporáneo, estas cosmologías son fuentes especialmente ricas en figuras paradójicas, constituyendo una intervención epistemológica que se muestra urgente en la situación liminar de un mundo en plena catástrofe, marcado por oleadas de extinción y desertización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this proposal is to promote a theoretical-critical debate in the field of literary studies, with a focus on discussing the importance of paradox as a mode of thought and representation/construction of the world, an alternative to the hegemonic epistemologies associated with Western instrumental reason. Considering, like G. Deleuze, that the whole of grammar and the whole of the syllogism is a way of maintaining the subordination of conjunctions to the verb to be, one of the intellectual challenges we face today is to think of “being” simultaneously in terms of identity and becoming, a term with a genealogy that goes from Heraclitus via Bergson to Deleuze and which has been revived as a way of avoiding immobilizing essentializations. We find, in modes as diverse as those we call here “marrano thinking”, “Yoruba Esu Thinking”, and in Amerindian cosmologies, an exoneration of the individual from the weight and obligation of a coherent, disciplining, hegemonic and homogenizing unity. These modes reveal a cardinal ontological paradox: one according to which the self becomes itself only by becoming other. In turn, these “non-Western” cosmologies subvert the linearity of time by reimagining the present, the past and the future as a whole organized according to more subtle and complex laws than the Western conception of historical time. Increasingly present on the contemporary artistic and literature scene, these cosmologies are particularly rich sources of paradoxical figures, constituting an urgent epistemological intervention in the liminal situation of a world in the throes of catastrophe, marked by waves of extinction and desertification.
  • Otras inquisiciones contra la crisis de la imaginación: juego deleuziano y patafísico en Borges Dossiê

    Grzesiak, Zofia

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, propomos uma investigação da obra de Jorge Luis Borges como uma resposta à atual crise de imaginação, proclamada como o problema central dos “tempos pós-normais” e destacada de outras perspectivas (ecocrítica, educação, pós-humanismo). O objetivo principal é examinar diferentes formas de pensar e imaginar discerníveis na obra de Borges, “outro inquisidor” em busca de heresias maravilhosas. A estrutura teórica da análise baseia-se nos textos noológicos de Deleuze sobre o conceito de “jogo ideal” (pensamento anti-metafísico heterodoxo que conceitua a diferença e o nonsense) e na patafísica, proclamada por ele como o único termo geral que corresponde a todas as tentativas de superar a metafísica. Propomos a tese de que o modo divergente e paradoxal de pensar e imaginar em Borges, entre a literatura, a ciência e a filosofia, é um tipo de patafísica, necessária para enfrentar a “pós-normalidade”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo proponemos una investigación de la obra de Jorge Luis Borges como respuesta a la actual crisis de la imaginación, proclamada como el problema central de los “tiempos posnormales” y subrayada también desde otras perspectivas (ecocrítica, educación, posthumanismo). El objetivo principal es examinar diferentes modos de pensar e imaginar perceptibles en la obra de Borges, “otro inquisidor” en búsqueda de herejías maravillosas. El marco teórico del análisis está basado en los textos noológicos de Deleuze sobre el concepto del “juego ideal” (heterodoxo pensamiento antimetafísico que conceptualiza la diferencia y el sinsentido) y sobre la patafísica, proclamada por él como único término general que corresponde a todos los intentos de superar la metafísica. Proponemos la tesis de que el divergente, paradójico modo de pensar e imaginar en Borges, entre la literatura, la ciencia y la filosofía, es un tipo de patafísica, necesaria para afrontar la posnormalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay we propose an investigation of the work of Jorge Luis Borges as a response to the current crisis of imagination, which has been proclaimed as the central problem of “postnormal times” and also singled-out from other perspectives (ecocriticism, education, posthumanism). The main aim is to examine diverse ways of thinking and imagining that are discernible in the work of Borges, “other inquisitor” in search of marvelous heresies. The theoretical framework of the analysis is based on Deleuze’s noological texts on the concept of the “ideal game” (a heterodox anti-metaphysical thought that conceptualizes difference and nonsense) and on pataphysics, which was proclaimed by Deleuze as the only general term that corresponds to all attempts to overcome metaphysics. We propose the thesis that the divergent, paradoxical way of thinking and imagining in Borges, between literature, science and philosophy, is a type of pataphysics, necessary to confront “postnormality”.
  • Adentrar o deserto: a jornada utópica em Os detetives selvagens, de Roberto Bolaño Dossiê

    Pereira, João Carlos Pinho

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivo investigar sentidos possíveis para o deserto no romance Os detetives selvagens (1998), de Roberto Bolaño. Partindo de um olhar direcionado à exegese do deserto enquanto paisagem natural e imagem retórica concomitantemente, procura-se entender o papel latente que esse espaço tem na jornada utópica empregada por Ulises Lima e Arturo Belano em busca da poeta Cesárea Tinajero. Com isso, é possível aferir uma crítica à modernidade na obra de Bolaño pautada por uma representação do paradoxal cenário cultural latino-americano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo investigar posibles sentidos del desierto en la novela Los Detectives Salvajes (1998) de Roberto Bolaño. A partir de una mirada dirigida a la exégesis del desierto como paisaje natural e imagen retórica concomitantemente, buscamos comprender el papel latente que tiene este espacio en el viaje utópico emprendido por Ulises Lima y Arturo Belano en busca de la poeta Cesárea Tinajero. Con esto, es posible señalar una crítica a la modernidad en la obra de Bolaño a partir de una representación del paradójico escenario cultural latinoamericano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate possible meanings of the desert in the novel The Savage Detectives (1998) by Roberto Bolaño. Starting from a look directed at the exegesis of the desert as both a natural landscape and a rhetorical image, we seek to understand the latent role that this space has in the utopian journey undertaken by Ulises Lima and Arturo Belano in search of the poet Cesárea Tinajero. From this, it is possible to assess a critique of modernity in Bolaño's work based on a representation of the paradoxical Latin American cultural scenario.
  • Bordar el archivo, intervenir el desierto: #InakayalVuelve de Sebastián Hacher Dossiê

    Cherri, Leo

    Resumo em Português:

    Resumo A antropologia visual já apontou o paradoxo das fotografias da Conquista do Deserto, em que a violência material do evento histórico é sublimada e silenciada por suas imagens aparentemente neutras. Essa situação do arquivo implica a construção de uma visualidade sobre o documento, uma forma de ver que também é uma forma de ler a imagem que podemos encontrar na maneira como os intelectuais do século XIX, como Martí ou Sarmiento, pensavam sobre o dispositivo fotográfico. Isso revela uma situação mais complexa da imagem e do arquivo: um inconsciente visual ou regime escópico. Este artigo se propõe a analisar a intervenção arquivística de #Inakayalvuelve, um projeto realizado por Sebastián Hacher que tem diferentes dimensões multidisciplinares e interseccionais: as crônicas que o escritor e jornalista estava publicando entre 2017 e 2018 na Revista Anfibia, os fragmentos audiovisuais feitos por Mariana Corral e, finalmente, um ativismo social que procura intervir as fotografias dos prisioneiros mapuches mantidos no Museo de Ciencias Naturales de La Plata.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La antropología visual ya ha señalado la paradoja de las fotografías de la Conquista del Desierto, en donde la violencia material del suceso histórico es sublimada y silenciada por sus imágenes en apariencia neutras. Esta situación del archivo implica la construcción de una visualidad sobre el documento, un modo de ver que es, también, un modo de leer la imagen que podemos encontrar en la forma en que intelectuales del siglo XIX como Martí o Sarmiento pensaron el dispositivo fotográfico. Lo que revela una situación más compleja de la imagen y del archivo: un inconsciente visual o régimen escópico. Este trabajo se propone analizar la intervención archivística de #Inakayalvuelve, proyecto realizado por Sebastián Hacher que cuenta con diferentes dimensiones multidisciplinares e interseccionales: las crónicas que el escritor y periodista fue publicando entre 2017 y 2018 en la Revista Anfibia, los fragmentos audiovisuales realizados por Mariana Corral y, por último, un activismo social que busca intervenir las fotografías de los prisioneros mapuches que se encontraban en el Museo de Ciencias Naturales de La Plata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Visual anthropology has already pointed out the paradox of the photographs of the Conquest of the Desert, where the material violence of the historical event is sublimated and silenced by its apparently neutral images. This situation of the archive implies the construction of a visuality on the document, a way of seeing that is also a way of reading the image that we can find in the way in which nineteenth-century intellectuals such as Martí or Sarmiento thought of the photographic device. This reveals a more complex situation of the image and the archive: a visual unconscious or scopic regime. This paper aims to analyze the archival intervention of #Inakayalvuelve, a project carried out by Sebastián Hacher that has different multidisciplinary and intersectional dimensions: the chronicles that the writer and journalist published between 2017 and 2018 in the Revista Anfibia, the audiovisual fragments made by Mariana Corral and, finally, a social activism that seeks to intervene the photographs of the Mapuche prisoners that were in the Museum of Natural Sciences of La Plata.
  • Neobarroco y plantación. Escalas del Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar Dossiê

    Bernabé, Mónica; Defelice, Renata

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho parte dos estudos das plantações para reler o Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar de Fernando Ortiz. A análise compreende três aspectos: em primeiro lugar, examinamos as linhas de leitura mais relevantes do Contrapunteo..., em particular, as análises derivadas das noções de transculturação e contraponto com o objetivo de dar continuidade e discutir a vasta e enriquecedora tradição crítica que acompanha o texto. Em segundo lugar, propomos ler alguns momentos do livro de Ortiz a partir dos estudos das plantações e do modelo de escalabilidade proposto por Anna Tsing para viver entre as ruínas do Antropoceno. Em particular, nos interessa observar suas falhas, essas pequenas frações de território que abrigam práticas não escaláveis, propiciadoras da diversidade transformadora das relações sociais. Finalmente, especulamos sobre a inscrição neobarroca do ensaísmo de Ortiz como prática alternativa da transdisciplinaridade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo parte de los estudios de las plantaciones para releer Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar de Fernando Ortiz. El análisis comprende tres aspectos: en primer lugar, examinamos las líneas de lecturas más relevantes del Contrapunteo…, en particular, los análisis derivados de las nociones de transculturación y contrapunteo a los fines de dar continuidad y discutir desde la vasta y enriquecedora tradición crítica que acompaña al texto. En segundo término, proponemos leer algunos momentos del libro de Ortiz a partir de los estudios de las plantaciones y el modelo de escalabilidad que propone Anna Tsing para vivir entre las ruinas del Antropoceno. En particular, nos interesa observar sus fallas, esas pequeñas fracciones de territorio que albergan prácticas no escalables, propiciatorias de la diversidad transformadora de las relaciones sociales. Finalmente, especulamos sobre la inscripción neobarroca del ensayismo de Ortiz como práctica alternativa de la transdisciplinariedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, we take plantation studies as our starting point to reread Fernando Ortiz's Cuban Counterpoint: Tobacco and Sugar. Our analysis encompasses three aspects: firstly, we examine the most relevant lines of interpretation of the Counterpoint..., particularly, those derived from the notions of transculturation and counterpoint, with the aim of providing continuity and further discussion within the vast and enriching critical tradition that accompanies the text. Secondly, we propose to read certain moments of Ortiz's book from the perspective of plantation studies and the scalability model proposed by Anna Tsing for living amidst the ruins of the Anthropocene. In particular, we are interested in observing its flaws, those small fractions of territory that host non-scalable practices, fostering transformative diversity in social relations. Finally, we speculate about the neobaroque inscription of Ortiz's essayistic work as an alternative practice of transdisciplinarity.
  • Vida ajetreada y materia vibrante en Siete casas vacías de Samanta Schweblin Dossiê

    Szukała, Wiosna

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é fazer uma leitura crítica dos contos da coletânea Sete casas vazias (2015), de Samanta Schweblin, sob a perspetiva do novo materialismo. As ferramentas metodológicas do estudo proposto são duas categorias teóricas: a “matéria vibrante” de Jane Bennett e a “correria diária” ( krzątactwo) de Jolanta Brach-Czaina. Com base nos conceitos acima referidos, o artigo propõe uma interpretação das histórias de Schweblin segundo a qual uma visão filosófica coerente emerge da constelação de cenas e imagens paradoxais criadas pela escritora. Ela corresponde aos pressupostos do novo materialismo, que, propondo uma epistemologia alternativa, desenvolve uma concetualização de uma série de paradoxos ontológicos que serão discutidos no artigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es una lectura crítica de los cuentos de la colección Siete casas vacías (2015) de Samanta Schweblin desde la perspectiva del nuevo materialismo. Las herramientas metodológicas del estudio propuesto son dos categorías teóricas: “materia vibrante” de Jane Bennett y “trajín de cada día” ( krzątactwo) de Jolanta Brach-Czaina. Partiendo de los conceptos mencionados, el artículo propone una interpretación de los relatos de Schweblin según la cual, de la constelación de escenas e imágenes paradójicas creadas por la escritora, emerge una visión filosófica coherente. Ésta corresponde a los presupuestos del nuevo materialismo, el cual, proponiendo una epistemología alternativa, desarrolla una conceptualización de una serie de paradojas ontológicas que serán discutidas en el artículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to provide a critical reading of the stories in Samanta Schweblin's collection Seven Empty Houses (2015) from the perspective of the new materialism. The methodological tools of the study are two theoretical categories: Jane Bennett’s “vibrant matter” and Jolanta Brach-Czaina’s “everyday hustle and bustle”. Drawing on the above-mentioned concepts, the paper proposes an interpretation of Schweblin's stories in which, from a constellation of paradoxical scenes and images, emerges a coherent philosophical vision, one that corresponds to the presuppositions of the new materialism, which, while proposing an alternative epistemology, develops a conceptualisation of a series of ontological paradoxes, which the article will discuss.
  • Thimor de Manuel Astica: Una mirada al relato utópico desde la ecocrítica Articulo

    López Torres, Lorena P.; Benavides Parraguez, Deyanira

    Resumo em Português:

    Resumo O personagem do romance Thimor (1932) de Manuel Astica atravessa o Pacífico determinado a encontrar o mítico continente da Lemúria e relata em seu blog as questões aos seus próprios princípios morais, alterados quando contrastados com as práticas vitais dos ilhéus em sua convivência com a natureza. A narração avança no marco da história utópica para desvendar o significado dessa experiência transcendental e nos permite escutar os acontecimentos que inspiraram Astica em sua criação: sua passagem pela Marinha do Chile e seu papel na revolta da Marinha em 1931 Ao nosso Aparentemente, seu aprisionamento após a rebelião desperta no autor reflexões sobre as desigualdades sociais que, a partir do discurso ecocrítico, se enquadram em uma dialética entre bem-estar e exploração ambiental e humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El personaje de la novela Thimor (1932) de Manuel Astica viaja por el Pacífico decidido a encontrar el mítico continente de Lemuria y relata en su bitácora los cuestionamientos a sus propios principios morales, alterados al contrastarse con las prácticas vitales de los isleños en su convivencia con la naturaleza. La narración avanza por los entramados del relato utópico para desentrañar el significado de esta transcendental experiencia y permite auscultar los acontecimientos que inspiraron a Astica en su creación: su paso por la Marina chilena y su rol en la revuelta de la Armada en 1931. A nuestro parecer, su encarcelamiento tras el motín, despierta en el autor reflexiones sobre las inequidades sociales que, desde el discurso ecocrítico, se enmarcan en una dialéctica entre el bienestar y la explotación medioambiental y del ser humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The character in the novel Thimor (1932) by Manuel Astica travels across the Pacific determined to find the mythical continent of Lemuria and he recounts in his logbook his questioning of his own moral principles, which were shook up when contrasted with the vital practices of the islanders in their coexistence with nature. The narration advances through the framework of the utopian story to unravel the meaning of this transcendental experience and reveal clues to the events that inspired Astica’s creation: his time in the Chilean Navy and his role in the revolt of the Navy in 1931. In our opinion, his imprisonment after the riot awakens in the author reflections on social inequities that, from the perspective of ecocritical discourse, are framed in a dialectic between well-being and environmental and human exploitation.
  • Habitar entre tiempos y ciudades: una lectura de Algún lugar (2009) de Paloma Vidal Articulo

    Vanney, Julieta Marina

    Resumo em Português:

    Resumo No romance Algún Lugar (2009), de Paloma Vidal, a migração é apresentada como uma questão determinante que molda a experiência de tempo, espaço e vínculos da narradora. O enredo consiste na história de uma viagem que, a princípio, não é uma viagem, mas uma mudança para Los Angeles para fazer um doutorado com uma bolsa de estudos. A mudança é de curta duração, pois nem a narradora nem seu parceiro conseguem se adaptar à cidade. Mas o romance de Vidal também é a história de uma inadequação que contraria as expectativas do mundo globalizado, onde viagens e estadias no exterior são apresentadas como metas desejáveis. Paralelamente à viagem ao exterior, a narradora faz uma viagem para dentro e para trás que gera nela uma desconexão de seu contexto imediato, fato que ecoará na estrutura do texto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la novela Algún lugar (2009) de Paloma Vidal la migración se presenta como una cuestión determinante que moldea la experiencia que la narradora hace en relación al tiempo, al espacio y a los vínculos. El argumento consiste en el relato de un viaje que en principio no es un viaje, sino una mudanza a Los Ángeles para realizar un doctorado con una beca. Dicha mudanza dura poco, ya que ni la narradora ni su pareja logran adaptarse a la ciudad. Pero la novela de Vidal es, además, la historia de una inadecuación que resulta contraria a las expectativas del mundo globalizado, donde los viajes y estadías en el extranjero se presentan como objetivos deseables. En paralelo al viaje exterior, la narradora realiza un viaje hacia adentro y hacia atrás que genera en ella una desconexión de su contexto inmediato, hecho que encontrará eco en la estructura del texto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Paloma Vidal's novel Algún lugar (2009), migration is presented as a determining issue that shapes the narrator's experience of time, space and bonds. The plot consists of the story of a journey that in principle is not a journey, but a move to Los Angeles to pursue a doctorate with a scholarship. The move is short-lived, as neither the narrator nor her partner is able to adapt to the city. But Vidal's novel is also the story of an inadequacy that runs counter to the expectations of the globalized world, where travel and sojourns abroad are presented as desirable goals. In parallel to the foreign journey, the narrator makes a journey inward and backward that generates in her a disconnection from her immediate context, a fact that will be echoed in the structure of the text.
  • O romance africano e o problema da world literature. Notas para um roteiro conceitual Artigo

    Brugioni, Elena

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta um panorama conceitual sobre weltliteratur e world literature - em suas diversas articulações -, evidenciando a diversidade conceitual e metodológica que pauta estes conceitos a serem entendidos como paradigmas discursivos historicamente determinados (Pizer, 2006). Observando as transformações destes discursos, a partir de uma perspectiva diacrónica, é possível estabelecer um contraponto com os mais recentes desenvolvimentos do debate em torno da world literature, evidenciando suas potencialidade críticas e metodológicas para o estudo do romance africano contemporâneo.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'article présente un aperçu conceptuel de la weltliteratur et de la littérature mondiale, soulignant la diversité conceptuelle et méthodologique qui guide ces catégories à comprendre comme un paradigme discursif historiquement déterminé (Pizer, 2006). En observant les transformations de la weltliteratur et de la littérature mondiale dans une perspective diachronique, il est possible d'établir un contrepoint avec les débats les plus récents autour de la littérature-mondiale, soulignant son potentiel critique et méthodologique pour l'étude du roman africain contemporain.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents a conceptual overview of weltliteratur and world literature, highlighting the conceptual and methodological diversity that guides these categories to be understood as a discursive paradigm historically determined (Pizer, 2006). Observing the transformations of weltliteratur and world literature from a diachronic perspective, it is possible to establish a counterpoint with the most recent debates around world literature, underlining its critical and methodological potential for the study of contemporary African novel.
  • Romance, realismo e constituição em dois romances latino-americanos Artigo

    Arreaza, Dionisio Márquez

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho estuda a copresença do realismo literário e constitucional na narrativa latino-americana da violência, no caso, Cidade de Deus (1997), do autor brasileiro Paulo Lins, e Bicentenaire (2004), do haitiano Lyonel Trouillot. Tanto os textos realistas que aristotelicamente tratam personagens marginalizados num espaço-tempo com marcas locais quanto os textos também “realistas” que rousseauianamente tratam os governados sujeitos às normas cidadãs a serem aceitas e praticadas permitem uma apreciação que passa do gênero socioverbal convencionado a uma significação quer literária, quer política. Notando que a categoria de “identidade política” e a experiência de exclusão social unem estes realismos nos estudos literário-culturais e nos estudos constitucionais, pretende-se “ler” como “ato democrático” as escritas que ficcionalizam: a ausência do Estado brasileiro diante da violência periférica e a violência repressiva do Estado parapolicial haitiano durante manifestações de rua. Ao comparar os realismos e situar os contextos constitucionais, observa-se uma linguagem-mestre “iluminista” e “moderna” cujo exercício (re)produz o imperativo “democrático”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo estudia la copresencia del realismo literario y constitucional en la narrativa latinoamericana de la violencia, en este caso, Ciudad de Dios (1997) del autor brasileño Paulo Lins y Bicentenaire (2004) del haitiano Lyonel Trouillot. Tanto los textos realistas que tratan aristotélicamente a personajes marginados en un espacio-tiempo con marcas locales, como los textos ‘realistas’ que tratan rousseauianamente al gobernado sujeto a normas ciudadanas para ser aceptadas y practicadas, permiten una apreciación que pasa del género socioverbal convencionado a la significación bien literaria o bien política. Observando que la categoría de 'identidad política' y la experiencia de la exclusión social unen los realismos en los estudios literarios-culturales y en los estudios constitucionales, se pretende ‘leer’ como un ‘acto democrático’ las escrituras que ficcionalizan: la ausencia del estado brasileño frente a la violencia periférica, y la violencia represiva del Estado parapolicial haitiano durante manifestaciones de calle. Al comparar los realismos y situar los contextos constitucionales, se observa un lenguaje maestro ‘ilustrado’ y ‘moderno’ cuyo ejercicio (re)produce el imperativo ‘democrático’.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article studies the co-presence of literary and constitutional realism in the Latin American narrative of violence, in this case, City of God (1997) by the Brazilian author Paulo Lins and Bicentenaire (2004) by the Haitian Lyonel Trouillot. Both realistic texts, in line with Aristotelian requisites, that treat marginalized characters in a space-time with local marks, and ‘realist’ texts, in line with Rousseauian requisites, that treat the governed subject to citizen norms to be accepted and practiced, allow an appreciation that goes beyond the convened socio-verbal genre to both literary and political meaning. Noting that the category of ‘political identity’ and the experience of social exclusion unite these realisms in literary-cultural studies and constitutional studies, it is intended to ‘read’ as a ‘democratic act’ the writings that fictionalize: the absence of the Brazilian state in the face of peripheral violence, and the repressive violence of the Haitian parapolice State during street protests. When comparing the realisms and situating the constitutional contexts, an ‘enlightenment’ and ‘modern’ master language is observed whose exercise (re)produces the ‘democratic’ imperative.
  • A querela do realismo. Romance e sistema literário na narrativa espanhola Artigo

    Lemus, Víctor

    Resumo em Português:

    Resumo A partir do conceito de “crítica viva”, cunhado por Antonio Candido em 1957, estas reflexões partem da hipótese de que a história literária espanhola tem no realismo o lugar não marcado de sua narrativa em língua castelhana. Fazendo um passeio pelos “momentos decisivos” de sua tradição romanesca, este ensaio postula que se o realismo aparece recalcado nos narradores espanhóis a partir do século XIX (quando se forma um sistema literário eminentemente liberal-conservador), deve-se ao fato de que esse debate, não travado, permanece ainda em estado de “querela”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del concepto de “crítica viva”, acuñado por Antonio Candido en 1957, estas reflexiones parten de la hipótesis de que la historia literaria española tiene en el realismo el lugar no marcado de su narrativa en lengua castellana. Haciendo un recorrido por los “momentos decisivos” de su tradición novelística, este ensayo postula que si el realismo aparece recalcado en los narradores españoles a partir del siglo XIX (cuando se forma un sistema literario eminentemente liberal-conservador), se debe al hecho de que este debate, no trabado, permanece en estado de “querella”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Drawing on the concept of “living criticism” coined by Antonio Candido (1957), these reflections start from the hypothesis that Spanish literary history has realism as the unmarked place of its narrative in the Castilian language. By reviewing the “decisive moments” of its novelistic tradition, this essay postulates that if realism appears repressed in Spanish narrators from the 19th century onwards (when an eminently liberal-conservative literary system is formed), it is due to the fact that this debate, left unaddressed, still remains in a state of “quarrel”.
  • Contra el excepcionalismo antropocéntrico: subjetividades posthumanas en Las voladoras de Mónica Ojeda Articulo

    Navarrete G., Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo A coleção de contos Las voladoras, publicada em 2020 pela escritora equatoriana Mónica Ojeda, é composta por oito histórias moldadas por uma mistura imaginativa do estranho, da violência e do feminino. Dentro desse contexto narrativo, o objetivo é abordar a montagem dos corpos das mulheres como construções heterogêneas em relação à violência que devem enfrentar, configurando assim subjetividades pós-humanas. Propomos que, nessas histórias, existam relações entre humanos e não humanos que podem estar associadas ao que Donna Haraway chama de "parentesco queer". Essas relações revelam maneiras de articular as identidades das mulheres com uma dimensão explicitamente coletiva e pós-humana, onde o conceito de "tornar-se-com" de Haraway se torna fundamental: "Ser um é sempre tornar-se-com muitos". A razão pela qual essas histórias adotam essa postura é porque as relações estritamente humanas, particularmente aquelas dos homens em relação às mulheres, são altamente hostis, marcadas por um excesso de poder e, portanto, de violência. Isso motiva a necessidade de as mulheres gerarem conexões complexas, intergeracionais e vitais entre si e com outras entidades vivas, onde o excepcionalismo humano pode ser anulado, contestado e/ou transformado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La colección de cuentos Las voladoras, publicada en 2020 por la escritora ecuatoriana Mónica Ojeda, consta de ocho relatos que están moldeados por una imaginativa mezcla de lo extraño, la violencia y lo femenino. Dentro de este contexto narrativo, el objetivo es abordar la construcción de los cuerpos de las mujeres como estructuras heterogéneas en relación con la violencia que deben enfrentar, configurando así subjetividades posthumanas. Proponemos que en estas historias existen relaciones entre humanos y no humanos que podrían estar asociadas con lo que Donna Haraway denomina "parentesco queer". Estas relaciones revelan formas de articular las identidades de las mujeres con una dimensión explícitamente colectiva y posthumana, donde el concepto de "convertirse-con" de Haraway se vuelve primordial: "Ser uno siempre es convertirse-con muchos". La razón por la que estas historias adoptan esta postura es porque las relaciones estrictamente humanas, especialmente las de los hombres hacia las mujeres, son altamente hostiles, marcadas por un exceso de poder y, por lo tanto, violencia. Esto motiva la necesidad de que las mujeres generen conexiones complejas, intergeneracionales y vitales entre ellas y con otras entidades vivas, donde dicho excepcionalismo humano pueda ser anulado, cuestionado y/o transformado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The short story collection Las voladoras, published in 2020 by Ecuadorian writer Mónica Ojeda, consists of eight stories that are shaped by an imaginative blend of the uncanny, violence, and the feminine. Within this narrative context, the aim is to address the assembly of women's bodies as heterogeneous constructs in relation to the violence they must confront, thus configuring posthuman subjectivities. We propose that in these stories, there are relationships between humans and non-humans that could be associated with what Donna Haraway terms "queer kinship." These relationships reveal ways of articulating women's identities with an explicitly collective and posthuman dimension, where Haraway's concept of "becoming-with" becomes paramount: "To be one is always to become with many". The reason these stories adopt this stance is because strictly human relationships, particularly those of men toward women, are highly hostile, marked by an excess of power and, therefore, violence. This motivates the need for women to generate complex, intergenerational, and vital connections among themselves and with other living entities, where such human exceptionalism can be nullified, contested, and/or transformed.
  • Paradox, Rey y las políticas neocolonialistas de fines del siglo XIX y principios del XX Articulo

    Monteiro, Wagner; Canarinos, Ana Karla

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende discutir de que forma se configuram políticas neocolonialistas no romance Paradox, rey, de Pío Baroja. Tendo em vista o processo violento de colonização do continente africano imposto pelas nações europeias no século XIX, duas hipóteses conduzem este trabalho: Primeiramente, ao tentar problematizar a dominação francesa em nações africanas, Pío Baroja acaba por repetir as mesmas práticas adotadas pelos franceses, por meio de uma imposição político-cultural e do silenciamento da cultura do outro. Por outra parte, ao tentar inserir uma lógica que fuja das políticas colonialistas que países europeus impunham em solo africano com o objetivo de enriquecimento econômico pela via da exploração, o anarquismo colocado em prática em Bu-tata tampouco se mostra viável. A impossibilidade se dá tanto pelo fato de ser imposto pelos europeus, seja por não conseguir reagir à lógica genocida do colonialismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir de qué manera se configuran las políticas neocolonialistas en la novela Paradox, Rey, de Pío Baroja. Considerando el proceso violento de colonización del continente africano impuesto por las naciones europeas en el siglo XIX, dos hipótesis conducen este trabajo: primeramente, al intentar problematizar la dominación francesa en naciones africanas, Pío Baroja acaba repitiendo las mismas prácticas adoptadas por los franceses, por medio de una imposición político-cultural y del silenciamiento de la cultural del otro. Por otra parte, al intentar introducir una lógica que escape de las políticas colonialistas que países europeos impusieron en el continente africano con el objetivo de enriquecimiento económico por la vía de la explotación, el anarquismo puesto en práctica en Bu-Tata tampoco se muestra viable. La imposibilidad se da tanto por el hecho de ser impuesto por los europeos, como por no lograr escapar de la lógica genocida del colonialismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss how neocolonialist policies are configured in the novel Paradox, Rey, by PíoBaroja. Considering the violent process of colonization of the African continent imposed by European nations in the 19th century, two hypotheses lead this work: firstly, to problematize French domination in African countries, Pío Baroja ends up repeating the same practices adopted by the French, employing a political-cultural imposition and the cultural silencing of the other. On the other hand, trying to introduce a logic that escapes from the colonialist policies that European countries imposed on the African continent with the objective of economic enrichment by way of exploitation, the anarchism put into practice in Bu-Tata is also not possible. The impossibility is so much since this is imposed by Europeans, for not being able to escape the genocidal logic of colonialism.
  • O arquivo e a literatura: afinidades eletivas Artigo

    Resende, Letícia Campos de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo promove uma crítica de certa abordagem teórica das literaturas de arquivo, tal qual desenvolvida no estudo Narrating from the Archive. Novels, Records, and Bureaucrats in the Modern Age, de Marco Codebò. Por um método materialista, propomos compreender a figuração literária do arquivo não como uma tendência do século XIX que nasce da necessidade de instituir um regime discursivo de verdade na literatura, mas sim como mecanismo propício à representação literária de uma sociabilidade burguesa recém-consolidada. Para isso, colocamo-nos em diálogo com as análises feitas por Codebò em Narrating from the Archive de dois “romances de arquivo” do século XIX: O Coronel Chabert, de Balzac, e Bouvard e Pécuchet, de Flaubert.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article se propose de mener à bout une analyse critique d’un certain type d’approche théorique à l’égard des littératures d’archive, dont on retrouve un exemple dans l’ouvrage Narrating from the Archive. Novels, Records, and Bureaucrats in the Modern Age, de Marco Codebò. En nous servant d’une méthode matérialiste, notre but est de traiter la figuration littéraire de l’archive à partir du XIXe siècle non pas comme une nécessité résultant de la constitution d’un régime de vérité, mais comme un mécanisme utile pour représenter la sociabilité bourgeoise récemment établie. Ce faisant, nous nous mettons en dialogue avec les analyses faites par Codebò de deux « romans d’archive » du XIXe siècle : Le Colonel Chabert, de Balzac, et Bouvard et Pécuchet, de Flaubert.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper promotes a critical study of a specific kind of theoretical approach that is often associated with archival literature. The object of our criticism is Marco Codebò’s Narrating from the Archive. Novels, Records, and Bureaucrats in the Modern Age. Through a materialist method, we aim to tackle the archival literary trope not as a 19th century tendency born out of the need to constitute a discursive formation of truth, but rather as a useful device to represent a recently consolidated bourgeois sociability. In order to do that, we engage in a dialogue with Codebò’s analyses of two 19th century “archival novels”: Balzac’s Colonel Chabert, and Flaubert’s Bouvard and Pécuchet.
  • Ficção literária e mímesis em Luiz Costa Lima Artigo

    Caminha, Adelaide Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Na revisão da mímesis proposta por Luiz Costa Lima desde 1980, certa modalidade de ficção literária parece ocupar um lugar central. Atentando para sua tentativa de delimitá-la através do mecanismo da verossimilhança, este artigo propõe um aprofundamento de sua própria sugestão, desenvolvendo-a através da articulação com as peças de seu tabuleiro teórico e do diálogo mantido com as contribuições de Wolfgang Iser. Com isto, objetivamos evidenciar o duplo papel desempenhado por um tipo específico de ficção literária na sua reelaboração da categoria de mímesis que, conforme o entendimento consagrado por sua tradução latina para imitatio, passou a ser tradicionalmente entendida como uma atividade passiva de busca por semelhança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la revisión de la mimesis propuesta por Luiz Costa Lima desde 1980, cierto tipo de ficción literaria parece ocupar un lugar central. Destacando su intento de delimitarla a través del mecanismo de la verosimilitud, este artículo propone una profundización de su propia sugerencia, desarrollándola a través de la articulación con las piezas de su tablero teórico y del diálogo mantenido con las contribuciones de Wolfgang Iser. Con esto pretendemos resaltar el doble papel que desempeña un tipo específico de ficción literaria en su reelaboración de la categoría de mimesis que, según el entendimiento consagrado por su traducción latina para imitatio, ha sido tradicionalmente entendida como una actividad pasiva de búsqueda de similitud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the review of mimesis proposed by Luiz Costa Lima since 1980, a certain type of literary fiction seems to occupy a central place. Considering his attempt to delimit it through the mechanism of verisimilitude, this article proposes a deep insight of his own suggestion, developing it by means of the articulation with the pieces of his theoretical board and the dialogue maintained with the contributions made by Wolfgang Iser. Thus, we aim to highlight the double role played by a specific type of literary fiction in its category of mimesis re-elaboration which, according to the understanding consecrated by its Latin translation to imitatio, has been traditionally understood as a passive activity in the search for similarity.
  • Diva e a histeria: o narrador médico e o controle da voz no romance de José de Alencar Artigo

    Peres, Marcos Flamínio

    Resumo em Português:

    Resumo Diva (1864) talvez seja um dos romances mais mal-afamados de José de Alencar, tratado desde cedo como coisa menor: de “uma pieguice condenável” (Machado de Assis), marcado por “elefâncias do estilo” (Franklin Távora) ou, ainda, “obra que pouco ou nada vale” (Antonio Candido). No entanto, apresenta importante inovação para a literatura brasileira da época, que é a figura discursiva do narrador médico em primeira pessoa - o qual é sistematicamente rejeitado pela heroína em atitudes tidas como extremadas. Uma releitura feita à luz dos estudos pioneiros sobre a histeria, desenvolvidos por Charcot, Breuer e Freud e, posteriormente, por teóricas do feminismo (Elaine Showalter, Sandra Gilbert e Susan Gubar), pode ajudar a compreender tal recusa. A somatização de sintomas de ordem psíquica no corpo da mulher, que caracterizaria a primeira abordagem sobre a histeria, representa uma recusa sistemática da parte da heroína em aceitar o poder inédito de que foi investido a figura do médico ao longo do século 19, numa tentativa de preservar sua voz particular em meio a uma sociedade para a qual a mulher deve abdicar de sua autonomia e identidade. Junte a isso o plano narrativo, visto que o narrador médico em Diva detém não apenas o direito de invadir e clinicalizar o corpo de sua “paciente” como também de expô-la ao leitor sob seu exclusivo ponto de vista. Antecipando-se aos estudos sobre a histeria, o romance de folhetim de fato já representava a heroína, em Alexandre Dumas e Eugène Sue, como ameaça ao poder masculino enquanto personagem e narrador (Queffelec). Vinculando-se a essa singular tradição literária, Alencar faz de Diva um dos livros mais contundentes já escritos sobre a situação da mulher na sociedade brasileira da segunda metade do século XIX, culminando em um nível de tensão poucas vezes visto até então.

    Resumo em Francês:

    Résumé Diva (1864) est peut-être l´un des romans les plus mal aimés de José de Alencar, traité très tôt comme quelque chose de mineur: d’une “sentimentalité condamnable” (Machado de Assis), marqué par des “éléphances de style” (Franklin Távora) ou, encore, “une œuvre de peu ou pas de valeur” (Antonio Candido). Il introduit cependant une innovation importante pour la littérature brésilienne de l´époque, à savoir la figure discursive du narrateur médecin à la première personne, systématiquement rejetée par l´héroïne dans une atitude considérée comme extrême. Une relecture à la lumière des études pionnières sur l´hystérie, développées par Charcot, Breuer et Freud et plus tard par les théoriciennes féministes (Elaine Showalter, Sandra Gilbert et Susan Gubar), peut aider à comprendre ce refus. La somatisation des symptômes d´ordre psychique dans le corps de la femme, qui caractérisera la première approche de l´hystérie, represente un refus systématique de la part de l´héroïne d´accepter le pouvoir sans précédent dont la figure du médecin a été investie tout au long du XIXe siècle, dans une tentative de préserver sa voix particulière au sein d´une société pour laquelle la femme doit renoncer à son autonomie et à son identité. À cela s´ajoute le plan narratif, puisque le narrateur médecin de Diva détient non seulement le droit d´envahir et de clinicaliser le corps de sa “patiente”, mais aussi de l´exposer au lecteur de son point de vue exclusif. Anticipant les études sur l´hystérie, le roman-feuilleton représentait en effet déjà l´héroïne, chez Alexandre Dumas et Eugène Sue, comme une menace au pouvoir masculin en tant que personnage et narrateur (Queffelec). Se rattachant à cette tradition littéraire singulière, Alencar fait de Diva l´un des livres les plus convaincants jamais écrits sur la situation des femmes dans la société brésilienne de la seconde moitié du XIXe siècle, culminant à un niveau de tension rarement atteint jusqu´alors.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Diva (1864) is perhaps one of José de Alencar´s most disliked novels, treated early on as a minor thing: of “a condemnable sentimentality” (Machado de Assis), marked by “elephances of style” (Franklin Távora) or, still, “work that is worth little or nothing” (Antonio Candido). However, it introduced an important innovation for the Brazilian literature at the time, which is the discursive figure of the medical narrator in the first person, who is systematically rejected by the heroine in attitudes considered as extreme. A rereading made in the light of the pioneering studies on hysteria, developed by Charcot, Breuer and Freud, and later by feminist theorists (Elaine Showalter, Sandra Gilbert and Susan Gubar) may help to understand this rejection. The somatization of psychic symptoms in the woman´s body, which would characterize the first approach to hysteria in the 19th century, represents a systematic refusal on the part of the heroine to accept the unprecedent power that the figure of the doctor was invested with throughout that time, in an attempt to preserve her private voice in the midst of a society for which women must give up their autonomy and identity. One should add to this the narrative level, since the medical narrator in Diva not only has the right to invade and clinicalize the body of his “patient” but also to expose her to the reader from his exclusive point of view. Anticipating the studies on hysteria, the serial novel in fact already represented the heroine, in Alexandre Dumas and Eugène Sue, as a threat to male power as a character and narrator (Queffelec). Binding himself to this singular literary tradition, Alencar makes Diva one of the most striking books ever written about the situation of women in the Brazilian society of the second half of the 19th century, culminating in a level of tension rarely seen until then.
  • La Niña de Plata: a história de dona Maria de Padilha e Dom Pedro I por Lope de Vega Artigo

    Rodrigues, Karenina do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo Das Cronicas de Ayala à entidade pombogira, as tradições sobre Maria de Padilha atravessaram muitas encruzilhadas, inclusive aquela percorrida pela comédia no século XVII. No impresso de 1617, vemos na Novena Parte, de Lope de Vega, a comédia La Niña de Plata contar a história de dom Pedro I e seu meio-irmão, dom Enrique, além da história de Dorotea, que é um modelo de mujer ingeniosa codificado por Lope de Vega na Novena Parte. Argumentamos que podemos supor a presença de Maria de Padilha na peça através do ambiente de cortesania e que Dorotea e Padilha são mujeres ingeniosas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde las Crónicas de Ayala hasta la entidad pombogira, las tradiciones sobre María de Padilla han atravesado muchas encrucijadas, incluso la que recorrió la comedia en el siglo XVII. En el impreso de 1617 vemos en la Novena Parte de Lope de Vega la comedia La Niña de Plata contar la historia de dom Pedro I y su medio hermano dom Enrique, además de la historia de Dorotea, que es un modelo de mujer ingeniosa codificada por Lope de Vega en la Novena Parte. Argumentamos que podemos suponer la presencia de María de Padilla en la obra a través del ambiente de cortesanía y que Dorotea y Padilla son mujeres ingeniosas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From Ayala’s Chronicles of Ayala to the Pombo Gira entity, the traditions about Maria de Padilha have crossed many crossroads, including those covered by comedy in the 17th century. In the 1617 print, Lope de Vega’s comedy La Niña de Plata in his Novena Parte tells the story of dom Pedro I and his half-brother dom Enrique, and also the story of Dorotea, which is a model of mujer ingeniosa coded by Lope de Vega in the book. We argue that we can assume Maria de Padilha’s presence in the play through the courtier's environment and that Dorotea and Padilha are mujeres ingeniosas.
  • O poético, o profético e o patético em “Pelas Tabelas”, de Chico Buarque Article

    Cabral, Gladir da Silva; Camargo Filho, Jorge Geraldo de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho apresenta uma análise da canção "Pelas Tabelas", de Chico Buarque, e explora sua principal alusão: a figura bíblica de João Batista como símbolo de resistência à tirania, à violência e à irracionalidade. Buarque usa poesia, ironia e referências à cultura brasileira para criar uma história de amor e alienação com intensidade patética. O trabalho contextualiza a canção no âmbito da obra musical de Buarque e no momento político da história brasileira - os anos 80 - em que um grande movimento para o restabelecimento da democracia estava a caminho: o movimento chamado “Diretas Já”. Esta análise propõe um diálogo com os campos dos estudos culturais, da teologia e da literatura. Mostra que o canto de Buarque está imbuído da poética, do profético e do patético.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta un análisis de la canción "Pelas Tabelas", de Chico Buarque, y explora su principal alusión: la figura bíblica de Juan el Bautista como símbolo de resistencia a la tiranía, la violencia y la irracionalidad. Buarque utiliza la poesía, la ironía y las referencias a la cultura brasileña para crear una historia de amor y alienación de intensidad patética. El trabajo contextualiza la canción en el ámbito de la obra musical de Buarque y en el momento político de la historia brasileña -la década de 1980- en la que estaba en marcha un gran movimiento por el restablecimiento de la democracia: el movimiento llamado “Diretas Já”. Este análisis propone un diálogo con los campos de los estudios culturales, la teología y la literatura. Muestra que la canción de Buarque está impregnada de lo poético, lo profético y lo patético.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an analysis of the song “Pelas Tabelas”, by Chico Buarque, and explores its main allusion: the Biblical figure of John the Baptist as a symbol of resistance to tyranny, violence, and irrationality. Buarque uses poetry, irony, and references to Brazilian culture in order to create a story of love and alienation with pathetic intensity. The paper contextualizes the song in the context of Buarque’s musical oeuvre and in that particular political moment in Brazilian history - the 1980s - in which a great movement for the reestablishment of democracy was on its way: the movement called Diretas Já. This analysis proposes a dialogue with the fields of cultural studies, theology, and literature. It shows that Buarque’s song is imbued with the poetic, the prophetic, and the pathetic.
  • Estudo da reescrita literária para público infantil do filme de Disney-Pixar Coco Artículo

    García-Pedreira, Rocío

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo pretende se aproximar ao fenômeno adaptador tradicional pelo avesso; isto é, o processo pelo que o mundo narrativo de um filme se expande através da literatura. Para isso, se centra a atenção no filme de Disney-Pixar Coco (2017) e quatro álbuns ilustrados infantis que o reescrevem. Utilizou-se um desenho metodológico misto, baseado na análise de conteúdo de produtos multimodais desde um enfoque comparativo-narratológico. Puderam-se diferenciar dois usos claros da reescrita: um de carácter mais ilustrativo, dirigido à difusão do material original, e outro mais criativo, centrado na expansão do universo de partida. Mesmo assim, todas as propostas reafirmam a tendência pela criação atual de narrativas que se expandem em diferentes meios, dentro do novo meio transmedial, que exige a actualização dos conteúdos próprios das concorrências literária e fílmica e dos saberes relacionados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende acercarse al fenómeno adaptador tradicional a la inversa; es decir, el proceso por el que el mundo narrativo de una película se expande a través de la literatura. Para ello, se centra la atención en la película de Disney-Pixar Coco (2017) y cuatro álbumes ilustrados infantiles que la reescriben. Se ha utilizado un diseño metodológico mixto, basado en el análisis de contenido de productos multimodales desde un enfoque comparativo-narratológico. Se han podido diferenciar dos usos claros de la reescritura: uno de carácter más ilustrativo, dirigido a la difusión del material original, y otro más creativo, centrado en la expansión del universo de partida. En todo caso, todas las propuestas reafirman la tendencia por la creación actual de narrativas que se expanden en distintos medios, dentro del nuevo entorno transmedial, que exige la actualización de los contenidos propios de las competencias literaria y fílmica y los saberes relacionados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to approach the traditional adaptive phenomenon in reverse; that is, the process by which the narrative world of a film is expanded through literature. To this end, the focus is on the Disney-Pixar film Coco (2017) and four children's picture books that rewrite it. A mixed methodological design has been used, based on the content analysis of multimodal products from a comparative-narratological approach. It has been possible to distinguish two clear uses of rewriting: one of a more illustrative nature, aimed at disseminating the original material, and a more creative one, focused on expanding the original universe. In any case, all the proposals reaffirm the current trend towards the creation of narratives that are expanded through different media, within the new transmedia environment, which requires the updating of the contents of literary and filmic skills and related knowledge.
  • “O copista de luxo”: Fabio Morábito e a tradução Tradução

    Grotto, Livia

    Resumo em Português:

    Resumo Esta é uma conferência do escritor e poeta Fabio Morábito sobre a tradução. Inédita, mesmo na sua língua de escrita original, foi proferida em dezembro de 2022 no Instituto de Investigaciones Filológicas da Universidad Nacional Autónoma de México. O fôlego do autor perscruta com grande lirismo o lugar ocupado pelo tradutor, nos seus vínculos e contrastes com o teatro, a escrita literária, a memória, a aquisição da linguagem, a poesia e a emoção poética. E vai interligando assuntos em aparência distantes, como o histrionismo de um ator, a leitura de um manual de cartas comerciais, a risada irreprimível diante de uma imitação bem-sucedida, o caminho da traição e das pedras, o cálido sorriso de uma mulher, um jovem militar em ascensão, um monge copista, a emboscada de uma dança propiciatória, o lugar mais recôndito da selva e traduções recentes do grego arcaico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta es una conferencia del escritor y poeta Fabio Morábito sobre la traducción. Inédita en su idioma original, fue dictada en diciembre de 2022 en el Instituto de Investigaciones Filológicas de la Universidad Nacional Autónoma de México. El aliento del autor escruta con gran lirismo el lugar que ocupa el traductor, en sus vínculos y contrastes con el teatro, la escritura literaria, la memoria, la adquisición del lenguaje, la poesía y la emoción poética. Y conecta temas aparentemente lejanos, como el histrionismo de un actor, la lectura de un manual de cartas comerciales, la risa incontenible ante una imitación lograda, el camino de la traición y de las piedras, la cálida sonrisa de una mujer, un joven militar en ascenso, un monje copista, la emboscada de una danza propiciatoria, lo más profundo de la selva y traducciones recientes del griego antiguo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is a lecture on translation given by the writer and poet Fabio Morábito. Unpublished, even in its original written language, the lecture was delivered in December 2022 at the Institute of Filological Research of the Universidad Nacional Autónoma de México. With great lyricism, Morábito scrutinizes the place occupied by the translator, in his links and contrasts with theater, literary writing, memory, language acquisition, poetry and poetic emotion. The author connects seemingly distant subjects, such as an actor's histrionics, the reading of a business letter manual, the irrepressible laughter at a successful imitation, the path of betrayal and stones, the warm smile of a woman, a young military man on the rise, a copyist monk, the ambush of a propitiatory dance, the deepest part of the jungle, and recent translations from ancient Greek.
  • Em campos de metal afiado, mais uma vez: sobre Umm Saad, de Kanafani Ghassan Resenha

    Pinheiro, Tiago Guilherme
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com