Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia USP, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Loffredo, Ana Maria
  • Apresentação Dossiê Vigotski

    Toassa, Gisele
  • Quarta aula: a questão do meio na pedologia , Lev Semionovich Vigotski Dossiê Vigotski

    Vinha, Márcia Pileggi; Welcman, Max
  • Ideias de L. S. Vigotski sobre a ciência do desenvolvimento infantil Dossiê Vigotski

    Meshcheryakov, Boris G.

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisam-se as ideias principais da quarta conferência de Vigotski, "A questão do meio na pedologia", no contexto da série de sete conferências intitulada "Fundamentos de pedologia", e outros trabalhos do autor sobre o mesmo tema. Essa série é considerada como representativa do projeto de Vigotski para uma ciência do desenvolvimento infantil. A quarta conferência enfoca principalmente as tendências específicas do desenvolvimento psicológico. Mostra-se que as ideias dessa conferência foram posteriormente desenvolvidas no trabalho "O problema da idade" e em leituras concernentes à crise da idade.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article, les idées principaux dans la quatrième conference de Vigostki, "La question du milieu dans la pédologie", sont analysés dans le contexte de la série de sept conférences que s'appele "Les Fundaments de Pédologie", et d'autres travaux d'auteur concernant le même sujet. Cette série est considerée comme representatif du projet de Vigostki pour une science du développement infantile. La quatrième conférence focalise principalement les tendances especifiques du développement psychologique. On expose que les idées de cet conference étaient plus tard dévelopées dans l'oeuvre "Le problème de l'âge" et les lectures concernant les crises d'âge.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analizan las principales ideas de la cuarta conferencia de Vygotski, "El problema del médio en pedología", dentro del contexto de la serie de siete conferencias titulada "Fundamentos de pedología" y otros trabajos del autor sobre el mismo tema. Se considera esta serie como representativa del proyecto de Vygotski para una ciencia del desarrollo infantil. La cuarta conferencia enfoca principalmente las tendencias específicas del desarrollo psicológico. Se expone que las ideas de esta conferencia se desarrollaron posteriormente en el trabajo "El problema de la edad" y en lecturas concernientes a la crisis de la edad.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the main ideas of L.S. Vygotsky's fourth lecture, which is called "The problem of the environment in paedology," are analyzed in the context of the whole seven lecture series called "The foundations of paedology" and other works of Vigotski on the same topics. This lecture series is considered to represent Vygotsky's project of science of child development. The fourth lecture is mainly focused on specific tendencies of psychological development. It is shown that the ideas of that lecture were further developed in the work called "The problem of age" and in the lectures of concerning age crises.
  • A questão do meio na pedologia e suas implicações pedagógicas Dossiê Vigotski

    Mello, Suely Amaral

    Resumo em Português:

    Este texto faz uma leitura da conferência de Vigotski sobre a questão do meio na pedologia buscando as implicações pedagógicas das ideias aí contempladas para a educação das crianças, especialmente das crianças pequenas. Destaca inicialmente a metodologia do autor que ensina seus ouvintes e leitores a pensar dialeticamente, desafio a ser enfrentado por aqueles leitores que, acostumados a pensar com a lógica formal, se propõem a compreender os estudos de Vigotski. Toma, especificamente, duas questões trazidas por Vigotski na referida conferência para refletir sobre seu significado para as práticas pedagógicas com as crianças pequenas: a linguagem oral como aspecto que condiciona a influência do meio sobre o desenvolvimento humano na infância e a especificidade do desenvolvimento cultural na infância que faz da forma ideal ou final das objetivações humanas um elemento essencial na formação e no desenvolvimento das qualidades humanas desde suas etapas mais elementares. Em ambos os casos, as reflexões desenvolvidas por Vigotski nessa conferência deflagram uma revolução no pensar e agir docentes, especialmente para a educação da pequena infância.

    Resumo em Francês:

    Ce texte est une lecture de la conférence de Vygotsky sur la question de l'influence de la culture et de l'environnement sur la pédologie et cherche les implications pédagogiques des ces idées sur l'éducation des enfants et, en particulier, les petits enfants. Initialement, met en évidence la méthode de l'auteur que enseigne à ses auditeurs et lecteurs à penser dialectiquement, un défi que doit être confrontés par les lecteurs - habitués à penser avec la logique formelle - pour essayer de comprendre les études de Vygotsky. Deux éléments apportés par Vygotsky à la conférence sont prise pour réfléchir sur son importance pour le développement de l'enfant: la question de la langue orale et de son importance pour l'influence de la culture et de l'environnement sur le développement humain dans l'enfance et la spécificité du développement culturel dans l'enfance que dit que ce que nous pouvons parvenir à la fin ou à la suite du processus de développement est présente dans la culture depuis le début et touche et guide ce développement de l'enfant. Dans les deux cas, la discussion au sein de cette conférence de Vygotsky déclenche une révolution dans la pensée et l'action des enseignants.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto es una lectura de la conferencia de Vigotski sobre el tema del entorno en la pedología buscando las implicaciones pedagógicas de las ideas ahí presentes para la educación de niños y niñas, especialmente los más pequeños. Inicialmente, pone de relieve la metodología utilizada por el autor que enseña a sus oyentes y lectores a pensar dialécticamente - desafío para los lectores acostumbrados a pensar con la lógica formal que se proponen a comprender los estudios de Vigotski. Aquí, en concreto, se toman dos cuestiones planteadas por Vigotski en esa conferencia para reflexionar sobre su significado para las prácticas pedagógicas con niños de corta edad: el lenguaje oral como aspecto que condiciona la influencia del entorno sobre el desarrollo humano en la infancia y la especificidad del desarrollo cultural en la niñez que hace de la forma ideal o final de las objetivaciones humanas una guía en la formación y desarrollo desde sus etapas más elementares. En ambos casos, la discusión planteada en esta conferencia por Vigotski desata una revolución en el pensamiento y en la actuación docente.

    Resumo em Inglês:

    This paper searches the pedagogical implications for early childhood education presented in the lecture given by Vygotsky about the environment and its influence on child development. It points out the author's methodology as he brings up his arguments initiating the listeners and readers in the dialectical thinking, challenge to be faced by readers educated in the logical thinking but aiming to understand Vygotsky's studies. It elects two arguments brought by Vygotsky in the mentioned conference: the oral language and its meaning for the influence of the environment on human development in early childhood and the development singularities in childhood which consists on the following: that which it is possible to achieve at the end and as the result of the developmental process, is present in the environment from the very beginning and influences and guides the child's development. Both arguments brought by Vygotsky in this conference start off a revolution in the way teachers think and act in young children education.
  • A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à  sua educação Dossiê Vigotski

    Pino, Angel

    Resumo em Português:

    O escopo deste texto é analisar o conceito de "meio" de Vigotski no seu texto A questão do meio em Pedologia, onde ele sustenta que a pedologia não estuda o meio em si, dado que isso é objeto de outras ciências. O que interessa à pedologia é saber qual é seu papel e sua influência no desenvolvimento da criança. Existe nestas palavras uma aparente ambiguidade que deve ser explicada. A questão é: como pode a pedologia entender o papel que o meio desempenha no desenvolvimento da criança se não sabe o que é o meio? Explicar este aparente paradoxo é o escopo deste texto.

    Resumo em Francês:

    Ce texte a pour but analyzer le concept de "milieu" dont parle Vigotski dans son oeuvre La question du milieu em Pédologie, où il soutient que la pédologie n'étudie point le milieu en soi même, car ceci est l'object d'autres sciences. Que ce qui intéresse à la pédologie est savoire quel est son role et son influence dans le dévéloppement de l'enfant. La question est celle-ci: comment peut-elle la pedologie comprendre le rôle que le milieu joue dans le dévéloppement de l'enfant si elle ne sait même pas qu'est-ce que c'est le milieu? Expliquer cet apparent paradoxe c'est bien le but de ce texte-ci.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo se propone analizar el concepto de "médio ambiente" de Vygotski en su texto El problema del médio en Pedologia, donde el autor sostiene la idea de que la Pedologia no estudia el médio en sí mismo, dado que eso es el objecto de otras ciencias. Lo que interesa a la pedologia, según el, es saber su papel y su influencia en el desarrollo del niño. En esas palabras existe una aparente ambiguidad que tiene que ser explicada. La cuestión es la siguiente: como puede la pedologia entender el papel que el médio desempeña en el desarrollo del niño si no sabe lo que es ese médio? Explicar este aparente paradojo constituye la finalidad de este texto.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze the V ygotsk y's concept of environment in The problem of the environment in Paedology, where he argues that paedology does not study the environment itself, since that is the object of other sciences . The interest of the paedology is to investigate the role and the influence of the environment on child development. In this statement, there is some apparent ambiguity which does to be enlighted. The question is: how can the paedology understand the role the environment plays in the development of the child and not know what environment is? Explain this apparent paradox is the scope of this text.
  • As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski Dossiê Vigotski

    Toassa, Gisele; Souza, Marilene Proença Rebello de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é abordar a questão das vivências na perspectiva de L.S. Vigotski, tratando de suas fontes epistemológicas, de suas raízes na língua russa e de seus sentidos específicos, priorizando "A Tragédia do Hamlet, Príncipe da Dinamarca" (1916) e os textos pedológicos dos anos 1930, com destaque para "A questão do meio na pedologia". Destacam-se as transformações das ideias do autor sobre vivências e sua contribuição metodológica à análise da relação indivíduo-meio no desenvolvimento humano, articulada aos conceitos de consciência e sistema.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de cet article c'est considérer la question de les expériences dans l'oeuvre de L.S. Vigotski: ses sources épistémologiques, ses racines dans la langue russe et ses sens especifiques, principalement dans le livre "The Tragedy of Hamlet, prince du Danemark" (1916) et les textes pédologiques des années 1930, en particulier, la conférence "La question du milieu dans la pédologie". On estime des transformations des idées du auteur concernant les expériences et sa contribuition methodologique à la analyse de l'unité individu-milieu dans le développement humain, considerant davantage les relations fondamentales avec les concepts de conscience et système dans les oeuvres de Vygotski.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es plantear la cuestión de las vivencias en la perspectiva de L.S. Vigotski, tratando sus fuentes epistemológicas, sus raíces en lengua rusa y sus sentidos específicos, priorizando " La Tragedia de Hamlet, Prínciped e Dinamarca" (1916) y lo s textos pedológicos del os años 1930, dando destaque para " El problema del entorno en pedología". Se destacan las transformaciones del as ideas del autor sobre vive ncias y su contribución metodológica al análisis de la relación individuo- médio en el desarrollo humano, articulada a los conceptos de conciencia y sistema.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to address the experiences over the work of LS Vygotsky, dealing with their epistemological sources, from its roots in the Russian language and its specific directions, emphasizing "The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark" (1916) and paedological texts of the 1930s, in particular, "The problem of the environment". The paper highlights the changes the author's ideas about experiences and methodological contribution to the analysis of the relationship between individual and environment in human development, in the midst of their connections with the concepts of consciousness and system elaborated by Vygotsky.
  • O nascimento de um bebê prematuro ou deficiente: questões de bioética na comunicação do diagnóstico Artigos

    Ferrari, Solimar; Zaher, Vera Lúcia; Gonçalves, Maria De Jesus

    Resumo em Português:

    O nascimento prematuro de uma criança ou acompanhado de alguma anomalia congênita representa para os pais um impacto sobre as expectativas de ter um filho saudável. Este trabalho fez um recorte sobre o referencial bioético da solidariedade, na intervenção em saúde como mecanismo de humanização da comunicação do diagnóstico aos pais sobre o nascimento de um bebê prematuro ou deficiente. A pesquisa qualitativa foi realizada numa maternidade pública do Estado de São Paulo onde foram entrevistadas doze mães e dois casais que vivenciaram o nascimento de uma criança prematura ou deficiente, além de quinze médicos neonatologistas. Os dados obtidos mostram que comunicar o diagnóstico de deficiência ou prematuridade nãoé tarefa simples para ambas as partes envolvidas no processo. A solidariedade permite construir um espaço de reflexão de dois aspectos importantes encontrados nesta pesquisa: o acolhimento aos pais e a possibilidade de construção de redes sociais de apoio.

    Resumo em Francês:

    La naissance d'un enfant prématuré ou porteur d'une anomalie congénitale représente pour les parents un choc envers leurs attentes d'avoir un enfant sain. Ce travail propose un relevé concernant la bioéthique de la solidariété à propos de l'intervention dans la santé en tant que mécanisme d'humanisation de la communication du diagnostic aux parents, de la naissance d'un bébé prématuré ou handicapé. La recherche qualitative fut réalisée dans une maternité publique de l'état de São Paulo où eurent lieu des entrevues avec douze mères et deux couples qui vécurent la naissance d'un enfant prématuré ou handicapé, et aussi de quinze médecins spécialisés en néonatalogie. Les données obtenues montrent que communiquer le diagnostic d'un handicap ou d'une naissance prématurée n'est simple pour aucune des parties concernées. La solidarité amène à réfléchir sur les deux aspects importants révélés par cette recherche: l'accueil aux parents et la possibilité de création de réseaux d'aides sociales d'appui.

    Resumo em Espanhol:

    El nacimiento prematuro de un niño o acompañado de alguna anomalía congénita representa para los Padres un impacto sobre las expectativas de tener un hijo sano. Esta investigación hace un análisis focalizado en el referencial bioético de la solidaridad, en la intervención en salud como forma de humanización en la comunicación del diagnóstico a los Padres por el nacimiento de un bebé prematuro o con discapacidad. La investigación cualitativa fue realizada en una maternidad pública del Estado de San Pablo entrevistando doce madres y dos parejas que tuvieron la experiencia del nacimiento de un hijo prematuro o discapacitado, además de quince médicos neonatólogos. Los datos obtenidos muestran que comunicar el diagnóstico no es una tarea fácil para ninguna de las partes involucradas en el proceso. La solidaridad permite construir un espacio de reflexión de dos aspectos importantes encontrados en esta investigación: La acogida a los padres y la posibilidad de construcción de redes sociales de apoyo.

    Resumo em Inglês:

    The premature birth of a child or accompanied of some congenital anomaly represents for the parents an impact on the expectations of have a healthy son. This work did a cutting on bioethic referential of the solidarity, in the intervention in health like diagnosis communication humanization mechanism to the parents on the birth of a premature or deficient baby. The qualitative research was going accomplished in a São Paulo's State public maternity where were going interviewed twelve mothers and two couples that lived the birth of a premature or deficient child, besides fifteen medical neobornlogistes. The obtained data show that communicate the deficiency or prematureness diagnosis isn't simple task for both the parts involved in the process. The solidarity allows to build a reflection space of two found important aspects in this research: the reception to the parents and the support social nets construction possibility.
  • Um projeto de intervenção social visto pelos seus agentes: estudo psicossocial do Programa de Saúde da Família Artigos

    Blanques, Ana Maria

    Resumo em Português:

    O Programa de Saúde da Família (PSF) foi escolhido como objeto deste estudo por ser um projeto de intervenção social que pretende promover maior autonomia da população para resolver problemas relativos à saúde no território. O material obtido em entrevistas com os profissionais foi analisado por meio de categorias agrupadas em dois blocos temáticos: concepção do trabalho - aquelas que se referem às atividades, e de sujeito - em que se reúnem as ideias sobre as pessoas envolvidas. Os conteúdos revelam que o programa não atinge as mudanças previstas. O conceito de território é incipiente, a participação é precária e as doenças se mantêm em lugar privilegiado. As pessoas da população são referidas num conjunto que é caracterizado por faltas, carências, necessidades e, em muitos casos, são identificadas aos próprios entrevistados. A ajuda mobiliza as ações e é o eixo a partir do qual os atores compreendem sua própria atuação.

    Resumo em Francês:

    Le Programme de Santé de la Famille (PSF) a été choisi comme l'objet de cette étude, étant donné qu'il s'agit d'un projet d'intervention sociale qui prétend promouvoir une plus grande autonomie de la population, afin de résoudre les problèmes de santé dans le territoire. Le materiau obtenu lors des entrevues avec des professionnels a été analisé par catégories regroupées en deux blocs thématiques: conception du travail, ceux qui se rapportent à des activités, et sujet - ooù les idées se rejoignent sur les personnes concernées. Les contenus montrent que le programme n'a atteint pas les changements envisagés. La notion de territoire est naissant, la participation est précaire et les maladies restent en lieu privilégié. Les gens de la population sont referées à un ensemble caractérisé par la pénurie, defaults et besoins, et, dans bien de cas, elles sont identifiées aux interrogés lui-mémes. L'aid mobilise les actions; est l'axe à partir de lequel les acteurs comprennent leurs propres actions.

    Resumo em Espanhol:

    El Programa de Salud Familiar (PSF) fue elegido como objeto de estudio porque es un proyecto de intervención social que tiene como objetivo promover una mayor autonomía de la población para resolver los problemas relativos a la salud en el territorio. El material obtenido en las entrevistas con los profesionales se analizó mediante categorías agrupadas en dos bloques temáticos: el diseño del trabajo - las lineas que se refieren a las actividades, y el sujeto - donde se reúnen ideas acerca de las personas involucradas. El contenido muestra que el programa no llega a los cambios esperados. El concepto de territorio es incipiente, la participación es precaria y las enfermedades se mantienen en lugar especial. Se hace referencia a la gente de la población como un grupo que se caracteriza por fallas, deficiencias, necesidades, y en muchos casos, se identifican a los propios profesionales. La ayuda moviliza acciones, y es el eje desde el que los actores comprenden su propio desempeño.

    Resumo em Inglês:

    The Program Saúde da Família (Health in the Family) was selected as the object of the present study because it is a social intervention project that aims to promote social changes directed to increasing the community's autonomy concerning the solution of health problems in the territory. The acquired material within interviews with these professionals was analyzed through categories grouped in two thematic blocks: work conception - the ones that refer to the activities, and the fellow ones - where are brought together the ideas about the involved people. The contents analyzed reveals that the program doesn't reach the foreseen changes. The territory concept is incipient, the participation is precarious and the illnesses are maintained in privileged place. The population's people are refereed in a collection characterized by lacks, absences and needs, in many cases, are identified as the interviewed people themselves. The help mobilize the actions; it is the axle from which the actors understand his acting itself.
  • Momentos de interação em que as emoções se apre(e)ndem: estudo exploratório sobre a prestação materna e infantil em jogo livre Artigos

    Fuertes, Marina; Faria, Anabela; Soares, Hélia; Oliveira-Costa, Antónia

    Resumo em Português:

    Numa amostra com 99 díades mãe-filho (sem condições evidentes de risco), tendo os bebês entre 3 e 6 meses, analisamos breves sequências de jogo livre. Pretendíamos estudar a interacção mãe-filho num registo próximo do dia a dia. Para o efeito, avaliamos: a expressão facial, expressão vocal, posicionamento e manipulação, expressão afetiva, reciprocidade, directividade e jogo proporcionados pelas mães. Nos bebês observamos as respostas faciais, vocais, afectivas, a capacidade de responder reciprocamente e comportamento em jogo. Os resultados indicam que os comportamentos maternos muito sensíveis e adequados e os seus opostos - muito desajustados - são minoritários. De fato, a maioria das mães combina sensibilidade com alguma intrusão. A generalidade das crianças apresenta receptividade às solicitações maternas, mas não são raros os comportamentos difíceis e de resistência. A sensibilidade materna e a cooperação infantil apresentaram uma forte associação. Por fim, verificamos que os comportamentos maternos e infantis foram afectados pelo sexo da criança, pela educação e pelas idades maternas e o nível socioeconômico das famílias.

    Resumo em Francês:

    Dans un échantillon de 99 paires maman et bébé (sans être dans les conditions de risque), avec des enfantes entre 3 et 6 mois, nous avons analysé de brèves séquences du jeux libre. On voudrait étudier l'interaction maman et bébé justement comme ça se passe pendant la journée. A cet effet, on a évalué: l'expression facial, la vocalisation, la manipulation de la mère sur le bébé, l'expression des affects, la réciprocité, la directivité et les jeux proportionnés par les mères. Dans les bébés on a observé les réponses faciales, vocales et affectives, la capacité de répondre avec réciprocité et le type d'interaction dans le jeu. Les résultats montre que les comportements maternels, qui sont trop sensibles et adéquats, bien comme, lesquelles trop désajustés, sont en minorité. En fait, la majorité des mères fait une combinaison entre sensibilité et intrusion. La généralité des enfants présent réceptivité aux sollicitations de leurs mères mais ils ne sont pas rares les comportements difficiles et de résistance. La sensibilité maternelle et la coopération enfantine on présenté une forte association. Finalement, on a vérifié que les comportements maternels et enfantines on été affecté par le sexe de l'enfant, l'éducation, les ages maternels et le niveaux socio-économique des familles.

    Resumo em Espanhol:

    En una muestra de 99 parejas madre-hijo (sin riesgo evidente), teniendo los bebés entre 3 y 6 meses, analizamos breves sequencias de juego libre. Pretendíamos estudiar la interacción madre-hijo en un registro que se asemejase a su dia a dia. Para ello evaluamos: la expresividad facial y oral, la postura y la manipulación, la afectividad y reciprocidad, la capacidad de dirigir y la capacidad lúdica proporcionadas por las madres. En los bebés analizamos la expresividad facial, oral y afectiva, la capacidad de respuesta recíproca y su comportamiento durante el juego. Los resultados indican que tanto las actitudes maternales muy sensibles y adecuadas como sus opuestas - muy inadecuadas, son minoritarias. De hecho, la mayoría de las madres combina la sensibilidad con algún grado de intrusismo. La mayoría de los bebés es receptiva a las actitudes maternas, pero no son infrecuentes los comportamientos difíciles y rebeldes. La sensibilidad materna y la cooperación infantil mostraron una fuerte asociación. Finalmente, verificamos que las actitudes maternas e infantiles dependieron del sexo del niño, de la educación, de la edad materna y del nivel sócio-económico de las famílias.

    Resumo em Inglês:

    In this study, the authors investigate mother-child interaction in free play. Brief sequences of interaction were analyzed in a sample of 99 mother-infant dyads (with no evidence of risk). The infants' ages ranged between 3 and 6 months old. Mothers' facial and vocal expression, positioning and handling, affective expression, reciprocity, directiveness and appropriateness of play were assessed. In addition, infants were observed concerning to facial, vocal and affective responses, the ability to respond reciprocally and the quality of play presented. Results showed that highly sensitive and adequate maternal behavior and its opposite - highly insensitive and inadequate - are relatively uncommon. Moreover, a great number of mothers combined sensitivity with some level of intrusion. Infants presented, in general, receptivity to mother turns, but moment's resistance and difficult behaviors were found in many cases. These findings suggest a strong association between maternal sensitivity and infant cooperation. Results were affected by several variables like: infant's sex, mother's level of education, mother's age and family social economical status.
  • (Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino Artigos

    Giongo, Carmem; Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de

    Resumo em Português:

    A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.

    Resumo em Francês:

    La psychologie scolaire se préoccupe avec tous les éléments qui influencient le développement de l'élève, considérant les aspects cognitifs, moteurs, sociaux, émotionnels, scolaires, entre autres. À partir de cela, le psychologue scolaire est demandé à approfondir en termes théoriques et pratiques, visant répondre à cette demande d'action systémique et interdisciplinaire. De cette façon, cette étude a comme but analyser les expectatives et les opinions des enseignants à propos de l'insertion et du rôle de la psychologie à l'école, possibilitant comprendre quelles sont les demandes pour le travail du psychologue scolaire et comment celles-ci peuvent être répondues. À cette étude ont participé 44 enseignants, de quatre écoles communales situées dans la région métropolitaine de la ville Porto Alegre dans le Rio Grande do Sul. Les résultats ont révélé des équivoques dans la conception du rôle du psychologue scolaire, surtout, sur les possibilités d'interventions de la psychologie dans le contexte scolaire. Ils ont aussi possibilité une discussion sur les implications de ces équivoques, spécialement, dans l'insertion de la psychologie dans l'école.

    Resumo em Espanhol:

    La Psicología Escolar se preocupa con todos los elementos que influencian el desarrollo del educando, considerando los aspectos cognitivos, motores, sociales, emocionales, escolares, entre otros. A partir de eso, el psicólogo escolar ha sido convocado a profundizar sus conocimientos en términos teóricos y prácticos, con el objetivo de atender a esta demanda de actuación sistémica e interdisciplinaria. De este modo, este estudio objetiva analizar las expectativas y opiniones de profesores sobre la inserción y el rol de la Psicología en la escuela, posibilitando entender cuáles son las demandas para el trabajo del psicólogo escolar y cómo se puede atender a estas demandas. Participaron de este estudio 44 maestros de cuatro escuelas municipales ubicadas en la región metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Los resultados revelaron equivocaciones en la concepción del rol del psicólogo escolar, sobre todo respecto a las posibilidades de intervenciones de la Psicología en el contexto escolar. Ellos también posibilitaron una discusión sobre las implicaciones de esas equivocaciones, especialmente en la inserción de la Psicología en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    The School Psychology concerns with all of the elements that influence the development of him educating, considering the cognitive, motor, social, emotional, school aspects among others. From that, the psychologist school has been called to improve his / her knowledge in theory and practical, aiming to attend this systemic and interdisciplinary demand. In this way, this study has as an objective to analyze the expectations and opinions of professors about the insertion and paper of the Psychology in the school, enabling understand which are the demands for the work of the school psychologist and how these demands can be attended. Forty-four professors participated in this study , of four municipal schools situated in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The results revealed misconceptions in the conception of the paper of the school psychologist, especially, about the possibilities of interventions of the Psychology in the school context. They also enabled an argument about the implications of those misconceptions, specially, in the insertion of the Psychology in the school.
  • Concepções de aprendizagem em estudantes universitários Brasileiros Artigos

    Freire, Gustavo Lima; Duarte, António Manuel

    Resumo em Português:

    Este artigo relata parte dos resultados de um estudo que procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários brasileiros no enquadramento da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de estudantes foi entrevistado sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo que permitiu demonstrar uma replicação da maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação fenomenográfica (isto é a distinção entre aprendizagem enquanto memorização e compreensão) bem como o surgimento de concepções aparentemente novas (isto é aprender é desenvolver concepções sobre as matérias e simultaneamente decorar e aplicar o conhecimento adquirido; aprende-se com os erros; sem exercer qualquer intenção ou esforço; de forma instintiva ou inata; colaborando; vivenciando; sentindo; brincando e observando). Algumas dessas concepções são interpretadas em função dos referentes culturais dos participantes.

    Resumo em Francês:

    Cet article présente les résultats d'une étude visant à caractériser les conceptions d'apprentissage des étudiants universitaires brésiliens dans l'élaboration de la perspective phénoménographique. Parmi les autres dimensions, un groupe d'étudiants ont été interrogé sur le sens, le processus et le contexte de l'apprentissage. Les réponses ont été soumis à une analyse de contenu. Les résultats démontrent une possibilité de reproduire la plupart des conceptions de l'apprentissage décrites par la recherche phénoménographique (à savoir, la distinction entre l'apprentissage comme la mémorisation et la compréhension) ainsi que l'émergence de nouvelles idées en apparence (à savoir, apprendre est dévélopper des idées sur les matériaux et en même temps décorer et appliquer les connaissances acquises, on apprend avec ses erreurs, sans exercer aucune intention, ni efforts, de sorte instinctive ou innée, en collaboration, avec des essais, avec des sentiment, et à travers des jeux). Certaines de ces conceptions sont interprétées en termes de références culturelles des participants.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo reporta parte de los resultados de un estudio que buscó caracterizar las concepciones de aprendizaje de estudiantes universitarios Brasileños en el marco de la perspectiva fenomenográfica. Entre otros aspectos, un grupo de estudiantes fue entrevistado sobre el significado, el proceso y el contexto de aprendizaje. Las respuestas fueron sometidas a una análisis de contenido que ha demostrado una réplica de la mayoría de las concepciones de aprendizaje descritas por la investigación fenomenográfica (es decir, la distinción entre el aprendizaje mientras que memorización y comprensión), así como la emergencia de concepciones aparentemente nuevas (es decir, aprender es desarrollar ideas sobre los contenidos y simultáneamente memorizar y aplicar los conocimientos adquiridos, se aprende a través de errores, sin ejercer ningún esfuerzo o intención, de modo instintivo o innato, mediante la colaboración, a través de la vida, de los sentimientos, de los juegos y de la observación). Algunas de estas concepciones son interpretadas de acuerdo con las referencias culturales de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    This article reports partial results of a study that sought to characterize the conceptions of learning of Brazilian university students, in the framework of the phenomenographic perspective. Among other dimensions, a group of students was interviewed about the meaning, the process and the context of learning. The responses were subjected to a content analysis. This analysis has demonstrated a replication of most conceptions of learning described by phenomenographic research (i.e. the distinction between learning as memorizing and as understanding) as well as the emergence of apparently new conceptions (i.e. learning as development of notions about the topics while learning by Heart and applying acquired knowledge; learning through the mistakes; without exerting any effort or intention; instinctively or innately; collaborating; experiencing; feeling, playing and observing). Some of these concepts are interpreted in light of the participants' cultural referents.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br