Acessibilidade / Reportar erro

Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing

Resumos

Distingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.

Cidade; gestão; planejamento; pacto; marketing


In this study, it becomes distinguished the strategic plannig of city in relation to other kind of approaches, even if they're turned to the public sector, while it's a complex and "sui generis' organization, where the interorganizational point is dominant. In this way, is focused the process of plannig , not fixing on the plan, but considering it one of the results of the first one. More specifically, is discussed the recent difusion between a pattern of strategic planning in european and latin-american cities. Taking the experience developped in Barcelona since the 80s, that is being used as a model for many cities, is developped, firstly, an analisis of what would be an innovation, articuling the theorical reference to the practices of the strategic and urban planning, in particular. Following this line of interpretation of the phenomenon, the "competitive entrepreneuralism' becomes dettached, from the conjugation of some approaches about the new and current coordinates put to the local public management. In short, facing the concrete experience, are questioned some aspects of the ideal more directly relationed to the new element, that is, the articulation between a specific technic of analisis and projetions and the ideas of pact and lobby of the city and also your instrumentalization by the marketing. Although, the question of the pact and marketing on planning does not finish on this study, it can be, on one hand, continued and extended if related with other experiences and realities and, on the other hand, be diferently questioned if selected other aspects. Therefore, the critical analisis of possibilities and limits of this planning technic for the local public management move forward.

City; management; planning; pact; marketing


ARTIGOS/ARTICLES

Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing1 1 Este trabalho foi elaborado junto ao Projeto Integrado de Pesquisa "Cidades Estratégicas, Organizações e Desenvolvimento Local", que está em desenvolvimento no Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, EAUFBA, sob a coordenação da professora Tânia Fisher e contando com financiamento do CNPQ e da FINEP. Integram a equipe do projeto, além das autoras, os seguintes bolsistas: Angela Teixeira (DCR); Ticiana Fahel (AP); Yeda Satie Ginbo, Laura Cristina F. Santos, Elizângela Carvalho (1C) e Ceciliano Barreto (PB1C).

Mônica McAllisterI; Suzana MouraII

IMestre em Arquitetura e Urbanismo e Pesquisadora de DCR/CNPq junto ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, EAUFBA

IIDoutoranda em Administração Pública Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, EAUFBA e Professora da EAUFBA

RESUMO

Distingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.

Palavras-chaves: Cidade, gestão, planejamento, pacto, marketing.

ABSTRACT

In this study, it becomes distinguished the strategic plannig of city in relation to other kind of approaches, even if they're turned to the public sector, while it's a complex and "sui generis' organization, where the interorganizational point is dominant. In this way, is focused the process of plannig , not fixing on the plan, but considering it one of the results of the first one. More specifically, is discussed the recent difusion between a pattern of strategic planning in european and latin-american cities. Taking the experience developped in Barcelona since the 80s, that is being used as a model for many cities, is developped, firstly, an analisis of what would be an innovation, articuling the theorical reference to the practices of the strategic and urban planning, in particular. Following this line of interpretation of the phenomenon, the "competitive entrepreneuralism' becomes dettached, from the conjugation of some approaches about the new and current coordinates put to the local public management. In short, facing the concrete experience, are questioned some aspects of the ideal more directly relationed to the new element, that is, the articulation between a specific technic of analisis and projetions and the ideas of pact and lobby of the city and also your instrumentalization by the marketing. Although, the question of the pact and marketing on planning does not finish on this study, it can be, on one hand, continued and extended if related with other experiences and realities and, on the other hand, be diferently questioned if selected other aspects. Therefore, the critical analisis of possibilities and limits of this planning technic for the local public management move forward.

Keywords: City, management, planning, pact, marketing.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORJA, Jordi. Las Ciudadesy el Pensamiento Estratégico: una Reflexion Europea y Latinoamericana. Barcelona: 1994. (mimeo).

BOUINOT, Jean; BERMILS, Bernard. La Gestión Stratégique des Villes: entre compétition et coopération. Paris: Armand Colin, 1995.

BRYSON, John M. Strategic Planning for Public and Nonprofit Organizations. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1988.

FLORIO, Rafaela. Policy Network e Network Inter Organizzativo: Una Continuita Analitica? Barcelona: Universid Autónoma de Barcelona, s/d. (mimeo).

FORN, Miguel de. Evolución de la Planificación y Programación de las Administraciones Públicas, Los Planes Estratégicos. Barcelona, CEMUT - Revista Municipal. (108): 29-35, 1989.

HARVEY, David. From Manegerialism to Entrepreneurialism: The Transformation in Urban Governance in Late Capitalism. Estocolmo, Geografisca Annaler, (71b): 3-17, 1989.

LACAZE, Jean Paul. Os Métodos do Urbanismo. Campinas: Papirus, 1993.

MARSHAL, Tim. Barcelona - Fast Forward? Oxford: Oxford Drookes University, 1994. (mimeo)

MARTORELL, Francesc Santacana i; HERNÁNDEZ, Joan Campreciós i. Primer Seminário Técnico del Centro Lberoamericano de Desarrollo Estratégico Urbano,CIDEU. Barcelona: 4 de'dezembro de 1993.

MATUS, Carlos. Adeus Senhor Presidente: Planejamento, Antiplanejamento e Governo. Recife: Litteris, 1989.

______. Política, Planejamento e Governo. Brasília: IPEA, 1993. 2 Vol.

OSBORNE, Davi; GAEBLER, Ted. Reinventing Governement: How the Entrepeneurial Spirit is Transforming the Public Sector. New York: Plume Book, 1993.

PENALVA, Susana; FINQUELIEVICH, Susana.Inovative Experiences of Public and Private Sectors for Sustainable Development in Megacities: the Case of Buenos Aires. Buenos Aires: CEUR, 1993. (mimeo)

  • BORJA, Jordi. Las Ciudadesy el Pensamiento Estratégico: una Reflexion Europea y Latinoamericana Barcelona: 1994. (mimeo).
  • BOUINOT, Jean; BERMILS, Bernard. La Gestión Stratégique des Villes: entre compétition et coopération Paris: Armand Colin, 1995.
  • BRYSON, John M. Strategic Planning for Public and Nonprofit Organizations San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1988.
  • FLORIO, Rafaela. Policy Network e Network Inter Organizzativo: Una Continuita Analitica? Barcelona: Universid Autónoma de Barcelona, s/d. (mimeo).
  • FORN, Miguel de. Evolución de la Planificación y Programación de las Administraciones Públicas, Los Planes Estratégicos Barcelona, CEMUT - Revista Municipal. (108): 29-35, 1989.
  • HARVEY, David. From Manegerialism to Entrepreneurialism: The Transformation in Urban Governance in Late Capitalism Estocolmo, Geografisca Annaler, (71b): 3-17, 1989.
  • LACAZE, Jean Paul. Os Métodos do Urbanismo. Campinas: Papirus, 1993.
  • MARSHAL, Tim. Barcelona - Fast Forward? Oxford: Oxford Drookes University, 1994. (mimeo)
  • MARTORELL, Francesc Santacana i; HERNÁNDEZ, Joan Campreciós i. Primer Seminário Técnico del Centro Lberoamericano de Desarrollo Estratégico Urbano,CIDEU. Barcelona: 4 de'dezembro de 1993.
  • MATUS, Carlos. Adeus Senhor Presidente: Planejamento, Antiplanejamento e Governo Recife: Litteris, 1989.
  • ______. Política, Planejamento e Governo Brasília: IPEA, 1993. 2 Vol.
  • OSBORNE, Davi; GAEBLER, Ted. Reinventing Governement: How the Entrepeneurial Spirit is Transforming the Public Sector New York: Plume Book, 1993.
  • PENALVA, Susana; FINQUELIEVICH, Susana.Inovative Experiences of Public and Private Sectors for Sustainable Development in Megacities: the Case of Buenos Aires. Buenos Aires: CEUR, 1993. (mimeo)
  • 1
    Este trabalho foi elaborado junto ao Projeto Integrado de Pesquisa "Cidades Estratégicas, Organizações e Desenvolvimento Local", que está em desenvolvimento no Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, EAUFBA, sob a coordenação da professora Tânia Fisher e contando com financiamento do CNPQ e da FINEP. Integram a equipe do projeto, além das autoras, os seguintes bolsistas: Angela Teixeira (DCR); Ticiana Fahel (AP); Yeda Satie Ginbo, Laura Cristina F. Santos, Elizângela Carvalho (1C) e Ceciliano Barreto (PB1C).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      01 Jun 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 1996
    Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
    E-mail: revistaoes@ufba.br