Acessibilidade / Reportar erro

Estudos recentes em Linguística Aplicada no Brasil a respeito de livros didáticos de língua estrangeira

A review of recent studies on foreign language coursebooks in Applied Linguistics in Brazil

Resumos

Este trabalho focaliza pesquisas brasileiras sobre livros didáticos (LD) de língua estrangeira em Linguística Aplicada. Considera-se o lugar ocupado na área por pesquisas sobre material didático para o ensino de línguas estrangeiras (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; dentre outros), e é apresentado um panorama das pesquisas em Linguística Aplicada no Brasil envolvendo o LD de línguas estrangeiras no período de 1998 a 2008, mostrando os temas enfocados mais recentemente nestas pesquisas. Para tal, foram consultadas páginas da internet dos programas de pós-graduação em Linguística Aplicada, Estudos da Linguagem ou Línguas Estrangeiras de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área, e, por fim, foi considerada a realização do I SILID e II SILID/ISIMAR na PUC-Rio, eventos específicos sobre o LD de línguas. Ao final, são apresentados novos temas e tendências de pesquisas, as implicações de investigações envolvendo LD de línguas estrangeiras e a necessidade de diálogos entre pesquisadores e professores (Kramsch, 1995; Coracini, 1999).

Linguística Aplicada; livros didáticos; pesquisa


The focus of this paper is foreign language coursebook studies in Applied Linguistics in Brazil. The role such research plays in the field is considered. (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; among others) and an overview of Brazilian studies developed between 1998-2008 is outlined, in an attempt to show the most recent focused themes. In order to do that some websites of Graduate Programs in Applied Linguistics, Language Studies and Foreign Language at Brazilian universities were accessed as well as some journals in the field, and also two specific events on language coursebooks were considered - I SILID and II SILID / I SIMAR at PUC-Rio. We conclude by suggesting new themes and trends for future studies and the need for dialogue between researchers and teachers (Kramsch, 1995; Coracini, 1999)

Applied Linguistics; coursebooks; research


ARTIGOS

Estudos recentes em Linguística Aplicada no Brasil a respeito de livros didáticos de língua estrangeira1 1 Trabalho originalmente desenvolvido para a conclusão da disciplina Introdução à Lingüística Aplicada ministrada pela Professora Doutora Lúcia Pacheco de Oliveira no Programa de Pós Graduação em Letras da PUC-Rio, área de concentração em Estudos da Linguagem.

A review of recent studies on foreign language coursebooks in Applied Linguistics in Brazil

Renato Caixeta da Silva

CEFET-MG / PUC-Rio, E-mail: rencaixe@yahoo.com.br

RESUMO

Este trabalho focaliza pesquisas brasileiras sobre livros didáticos (LD) de língua estrangeira em Linguística Aplicada. Considera-se o lugar ocupado na área por pesquisas sobre material didático para o ensino de línguas estrangeiras (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; dentre outros), e é apresentado um panorama das pesquisas em Linguística Aplicada no Brasil envolvendo o LD de línguas estrangeiras no período de 1998 a 2008, mostrando os temas enfocados mais recentemente nestas pesquisas. Para tal, foram consultadas páginas da internet dos programas de pós-graduação em Linguística Aplicada, Estudos da Linguagem ou Línguas Estrangeiras de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área, e, por fim, foi considerada a realização do I SILID e II SILID/ISIMAR na PUC-Rio, eventos específicos sobre o LD de línguas. Ao final, são apresentados novos temas e tendências de pesquisas, as implicações de investigações envolvendo LD de línguas estrangeiras e a necessidade de diálogos entre pesquisadores e professores (Kramsch, 1995; Coracini, 1999).

Palavras-chave: Linguística Aplicada, livros didáticos, pesquisa.

ABSTRACT

The focus of this paper is foreign language coursebook studies in Applied Linguistics in Brazil. The role such research plays in the field is considered. (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; among others) and an overview of Brazilian studies developed between 1998-2008 is outlined, in an attempt to show the most recent focused themes. In order to do that some websites of Graduate Programs in Applied Linguistics, Language Studies and Foreign Language at Brazilian universities were accessed as well as some journals in the field, and also two specific events on language coursebooks were considered - I SILID and II SILID / I SIMAR at PUC-Rio. We conclude by suggesting new themes and trends for future studies and the need for dialogue between researchers and teachers (Kramsch, 1995; Coracini, 1999)

Keywords: Applied Linguistics, coursebooks, research.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em 04/06/09.

Aprovado em 27/07/09.

  • ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Dimensões comunicativas no ensino de línguas Campinas: Pontes, 1993.
  • ARRUDA, Cordélia Canabrava. Por que os livros didáticos de inglês são desprezados pelo MEC? 2006. Artigo disponível em http://www.scipione.com.br/educa/artigos/asp, acesso em 08/11/2008.
  • ATKINSON, Dwight. Language and Science. Annual Review of Applied Linguistics, v.19. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 193-214.
  • BOLOGNINI, Carmem Zink. Livro didático: cartão postal do país onde se fala a língua-alvo? - Resenha Crítica. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, Campinas, UNICAMP, 1991, p. 43-56.
  • CAVALCANTI, Marilda Couto. Applied Linguistics - Brazilian Perspectives. The Annual Review of Applied Linguistics, 17, 2004, p. 23-30.
  • COOK, Guy. Applied Linguistics. In: Cook, G. Applied Linguistics Oxford: Oxford University Press, 2003. Chapter 1, p. 3-11.
  • CORACINI, Maria José (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático Campinas: Pontes, 1999.
  • CORACINI, Maria José. O livro didático nos discursos da Lingüística Aplicada e da sala de aula. In: CORACINI, Maria José (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático Campinas: Pontes, 1999. p. 17- 26.
  • DAVIES, Alan. Applied Linguistics and language use. In: An Introduction to Applied Linguistics: from theory to practice. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999, p. 91-112.
  • FRACALANZA, Hilário; SANTORO, Maria Izabel (Coord.). Que sabemos sobre livro didático: catálogo analítico. Campinas: UNICAMP, 1989.
  • GRABE, William. Applied Linguistics: an emerging discipline for the twenty-first century. In: KAPLAN, R. (Ed.). The Oxford Handbook of Applied Linguistics New York: Oxford University Press, 2002. p. 3-12.
  • HUTCHINSON, Tom; TORRES, Eunice. The textbook as an agent of change. ELT Journal 48-4, Oxford: Oxford University Press, Oct. 1994.
  • KAPLAN, R. Where to from here? In: KAPLAN, R. (Ed.). The Oxford Handbook of Applied Linguistics New York: Oxford University Press, 2002. p. 509-515.
  • KRAMSCH, Claire. The applied linguist and the foreign language teacher: can they talk to each other? In: COOK, G.; SEIDLHOFER, B. Principle and Practice in Applied Linguistics Oxford: Oxford University Press, 1995. p. 43-56.
  • MCGRATH, Ian. Teachers' and learners' images for coursebooks. ELT Journal, v. 60/2, Oxford University Press, April, 2006, p. 171-180.
  • McGROARTY, Mary. Language uses in professional contexts. In: KAPLAN, R. (Ed.). The Oxford Handbook of Applied Linguistics New York: Oxford University Press, 2002. p. 262-274
  • MOITA LOPES, L. P.; ROJO, R.H R. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL, Orientações Curriculares do Ensino Médio Brasília: MEC /SEB/DPEM, 2004. p. 14-59.
  • MOITA LOPES, L. P. Introdução: Uma lingüística aplicada mestiça e ideológica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Lingüística Aplicada (In)disciplinar São Paulo: Parábola Editorial, 2006. P. 13-44.
  • MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Lingüística Aplicada no campo das Línguas Estrangeiras no Brasil. D.E.L.T.A., v. 15, n. especial. São Paulo: PUC-SP, 1999, p. 419-435.
  • PEREIRA, Cláudia Flores. As várias faces do livro didático de língua estrangeira. In: SARMENTO, S.; MULLER, V. (Org.). O ensino de inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões. Porto Alegre: APIRS, 2004. p. 195-210.
  • PUC-Rio / Departamento de Letras. Programa e Caderno de Resumos do I Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007.
  • PUC-Rio / Departamento de Letras e Departamento de Artes e Design. Programa e Caderno de Resumos do II Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.
  • SOUZA, Deusa Maria de. Autoridade, autoria e o livro didático. In: Contexturas 3 - ensino crítico de língua inglesa São Paulo: APLIESP, 1996. p. 55-60.
  • 1
    Trabalho originalmente desenvolvido para a conclusão da disciplina Introdução à Lingüística Aplicada ministrada pela Professora Doutora Lúcia Pacheco de Oliveira no Programa de Pós Graduação em Letras da PUC-Rio, área de concentração em Estudos da Linguagem.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      2010

    Histórico

    • Recebido
      04 Jun 2009
    • Aceito
      27 Jul 2009
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com