Acessibilidade / Reportar erro

AÇÕES EDUCATIVAS EM UM AMBULATÓRIO DE PRÉ-NATAL: ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.* * Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 19/12/86.

Educational actions un an outpatient clinic of prenatal care: the performance of nursing professionals

RESUMO

Na busca de novos caminhos que melhor caracterizassem as ações educativas da enfermagem, no Ambulatório de Pré-natal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP da USP) realizou-se um estudo que constou de duas etapas distintas: primeira etapa fundamentou-se no levantamento retrospectivo da orientação de enfermagem registrada nos prontuários médicos; segunda etapa consistiu na observação da orientação ministrada pelos profissionais da saúde que prestam assistência à mulher durante o período pré-natal.

Em face dos resultados encontrados nesse estudo não se pode negar a existência do objetivo e de bons propósitos de educar, porém observou-se uma prática rotineira e condicionadora; as anotações registradas no prontuário médico não demonstraram qualidade por serem imprecisas, inespecíficas e sem conteúdo significativo.

Quanto à segunda etapa, o estudo mostrou que a orientação ministrada com maior freqüência pelos profissionais de enfermagem foi sobre: VACINA(65,3%); INSTRUÇÃO PARA GESTANTE (Apêndice I) e PRESCRIÇÃO MÉDICA (62,6%) respectivamente e RETORNO (32,0%). Apenas um assunto (6,2%), o FUMO NA GRAVIDEZ, deixou de ser abordado por estes profissionais. Constatou-se, ainda, que os assuntos foram tratados de forma superficial e raras vezes houve participação da gestante frente à orientação. Observou-se, também, que a categoria que ministrou com maior freqüência a orientação às gestantes na pós-consulta, é a de auxiliar de enfermagem, seguida da do técnico de enfermagem e da da enfermeira, o que, não é de admirar, pois o foro de pessoas das três categorias referidas também é decrescente.

Com a finalidade de demonstrar a complexidade das funções da enfermeira responsável pelo Ambulatório em estudo, procurou-se, mostrar a variedade das atividades-administrativas, assistenciais, educativas e outras por ela exercidas. Observou-se que das 1057 atividades desenvolvidas, 52,1% eram administrativas, 19,1% assistenciais, 17,8% atividades classificadas como "outras" e 11,0% educativas.

Pelos resultados obtidos, conclui-se que, a multiplicidade e superposição de funções, acrescidas da enorme responsabilidade atribuída ao enfermeiro em seu exercício profissional, dificultam, consideravelmente, a sua participação efetiva no atendimento global da saúde do binômio mãe e filho.

Com base na fundamentação teórica da abordagem sistêmica, sugere-se a sistematização das ações educativas da enfermagem, por meio de três níveis de atenção (I, II e III), na tentativa de tomar possível o atendimento adequado à mulher no período gestacional.

Enfermagem obstétrica; Cuidados pré-natal

SUMMARY

In a search for new pathways wich may better characterize the educational nursing actions at the Prenatal Care Outpatients Clinic of the University Hospital, Faculty of Medicine of Ribeirão Preto, University of São Paulo, a study consisting of two different stages was carried out. The first phase was based on a retrospective survey on nursing notes made on medical records. The second phase consisted of observation of the guidance provided by the health professionals who assisted women during the prenatal period.

The retrospective study showed the objective and the desire to educate, although in practice this was done in a routine and conditioning manner. The notes on the medical records were poor in quality due to inaccuracy, lack of specificity and absense of meaningful content.

The second phase of the study showed that the guidance and services most often provided by the nursing professional were: VACCINATION (65.3%); INSTRUCTIONS FOR PREGNANT WOMEN (Appendix I), and MEDICAL PRESCRIPTIONS (62.6%), respectively, and scheduling of RETURN VISITS (32.0%). Only one topic, SMOKING DURING PREGNANCY, was not focused by the nursing professionals. It was also noted that the topics were treated in a superficial manner and that the pregnant women rarely paticipated while being instructed. The category that providel most guidance to the pregnant women was the nursing aid, followed by the technical nurse, and finally by the nurse.

To demonstrate the complexity of the functions of the nurse encharge of for the outpatient clinical, a survey was made to identify administrative, assistential, educational, and other activities performed. Of 1057 activities, 52.1% were administrative, 19.1% assistential, 17.8% were classified as others, and 11.0% were educational.

The results lead us to the conclusion that the multiplicity and overlap of functions, together with the enormous responsibilities attributed to the nurse during her professional practice, considerably impair her active participation in providing overall health care to the mother-child binomium.

On the basis of the theoretical foundation of systemin approach, it is suggested that the educational nursing actions by systematized by means of three levels of attention (I, II and III), in an attempt to promote adequate care for women during gestation.

Obstetrical nursing; Prenatal care

Texto disponível apenas em PDF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1988
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br