Acessibilidade / Reportar erro

Pan-angiografia cerebral

NOTA PRÉVIA

INeurorradiologista

IIMédico do Serviço de Anestesia

Pan-angiografia cerebral é a denominação que sugerimos para a contrastação simultânea de todo o sistema vascular cerebral por meio de uma única injeção arterial de contraste.

Recentemente publicamos um artigo referente ao enchimento espontâneo do sistema vértebro-basilar em algumas carótido-angiografias Estudando o mecanismo desse fenômeno, apontamos alguns fatos indicativos de que êle poderia ser causado por uma queda súbita e acentuada da pressão e do fluxo sangüíneos, devido a reflexo originado em um seio carotídeo hiper-sensível. Apontamos nesse trabalho a possibilidade de execução da pan-angiografia cerebral desde que o contraste fosse injetado em um instante em que o paciente estivesse em hipotensão arterial acentuada.

A utilização de agentes ganglioplégicos como hipotensores não forneceu resultados satisfatórios, por não serem os efeitos dessas drogas estritamente proporcionais às doses utilizadas em cada caso; em muitos casos, a interferência de fatores individuais torna perigosa a administração de doses elevadas de drogas hipotensoras. Desistimos da utilização desse método a fim de evitar acidentes desagradáveis.

O bloqueio da corrente sangüínea por hiperpressão intra tor ácica, descrito por Boerema e Blickmann 1, pareceu-nos o melhor método para o objetivo a que visávamos. Quando a pressão intratorácica atinge valores próximos a 60 cm de água, a pressão arterial cai a níveis muito baixos, desaparecendo a pulsação das artérias. A injeção de 15 ml de Nosylan a 35% imediatamente após o desaparecimento do pulso arterial mostrou-se plenamente satisfatória. Os ramos intracranianos de ambas as carótidas e o sistema vértebro-basilar foram contrastados em todos os pacientes de nossa ainda pequena casuística (20 casos). Na maioria dos pacientes, tanto a carótida interna do lado oposto, como as artérias vertebrais foram também contrastadas (fig. 1).


Assim que se diminui a pressão intratorácica, o contraste abandona as artérias, seguindo então a corrente normal da circulação cerebral. Ainda não possuímos dados precisos sobre a chamada fase venosa da pan-angiografia, pois não dispomos de um seriógrafo rápido, que para tal seria necessário.

Se bem que esta seja uma nota prévia baseada em pequeno número de casos, acreditamos ser a pan-angiografia cerebral um método seguro e inofensivo, utilizável em todos os pacientes em que seja necessário o exame de todo o sistema vascular cerebral, como, por exemplo, quando existe a suspeita de aneurismas intracranianos.

Trabalho da Clínica Neurológica (Prof. A. Tolosa), do Serviço de Anestesia (Dr. R. Figueiredo) e da Cadeira de Física Biológica e Aplicada (Prof. Raphael de Barros) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentado no Departamento de Neuro-Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina em 5 junho 1957 e no V Simpósio de Neurorradiologia (1 Congresso Internacional de Ciências Neurológicas), Bruxelas, julho 1957.

Clínica Neurológica - Hospital das Clínicas da Fac. Med. da Univ. de São Paulo - Caixa Postal 3461 - São Paulo, Brasil.

  • 1. BOEREMA, I.; BLICKMANN, J. R. - Reduced intrathoracic circulation as an aid in angiocardiography. J. Thor. Surg., 30:129 (agôsto) 1955.
  • 2. ZACLIS, J.; LONGO, P. H.; FRANÇA, L. C. M. - Distribuição do contraste em angiografias cerebrais. Arq. Neuro-Psiquiatria (São Paulo), 15:97-154, junho 1957.
  • Pan-angiografia cerebral

    José ZaclisI; Antonio P. de AlmeidaII
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Fev 2014
    • Data do Fascículo
      Set 1957
    Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista.arquivos@abneuro.org