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Acuidade visual de motoristas de veículos pesados numa rodovia de grande circulação - Problemática e sugestões

Visual acuity of heavy vehicle drivers on heavy traffic high ways - Problems and suggestions

RESUMO

Acidentes de trânsito podem ser provocados por inúmeros fatores, e entre estes, a baixa acuidade visual. A visão corresponde por até 95% do ato de dirigir. Em levantamento numa Rodovia Federal de grande circulação, foram sorteados e analisados 400 motoristas de veículos pesados, todos masculino, média etária 39 anos, procedentes de 16 Estados Brasileiros, 65,5% leuco dermas, e 77,25% tinham 1º grau escolar incompleto. Do total dos motoristas, 204 (51 %) tinham um intervalo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.) maior que 05 anos e 51,5% referiram nunca terem sido submetidos a exames oftalmológicos que não os exigidos pela legislação, e estes nem sempre completos. 51 motoristas (14,25%) apresentavam déficit de acuidade visual, entre os quais, 17 (29,82%) portavam uma visão aquém do exigido pela lei, sendo 04 motoristas com cegueira legal de 1 dos olhos. Propõe se exames oftalmológicos mais freqüentes e completos realizados por oftalmologistas, resgatar motoristas cujas C.N.H. estejam vinculadas à legislações anteriores que previam intervalos entre os exames de até 22 anos.

Palavras chaves:
Acuidade visual; Legislação de trânsito.

SUMMARY

Traffic accidents are caused by innumerous factors among which low visual acuity. Vision answers for 95% of the driving act. Operation research on a heavy traffic highway with 400 heavy vehicle drivers examined, male, average age 39, from 16 Brazilian States, 65.5% leukoderms, 77.25% with incomplete lower secondary school. Of the 400, 204 (51%) had a time interval of over 5 years for driving licence renewal and 206 (51.5%) reported never having been submitted to eye examination other than that required by law, the latter not always complete. 51 drivers (14.25%) showed a certain degree of visual acuity deficiency. Among these, 17 (29.82%) had vision inferior to that required by law, 4 of which with legal blindness in one eye. It is proposed that eye examinations be conducted more frequently and thoroughly, by ophthalmologists; that drivers whose licences are bound to previous law requirements providing interval of up to 22 years between examinations be given new examinations.

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AGRADECIMENTOS

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Técnológico (C.N.P. q.); Fundação de Assistência Estudo e Pesquisa de Uberlândia (F.A.E.P.U.); Polícia Rodoviária Federal, Imprensa, e demais patrocinadores e colaboradores.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr 1995
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