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(Atualizado: 09/10/2023)

 

Sobre o Periódico

 

Breve Histórico

 

História da Historiografia teve seu primeiro número lançado em 2008, enquanto fruto de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2010, a revista é uma publicação da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). 

Lançada originalmente como um periódico semestral, em 2012 alterou sua periodicidade para quadrimestral. No ano de 2014, começou a atribuir Identificador de Objeto Digital (DOI) a todas as suas publicações. Foi nesse ano também que passou a contar com editores executivos vinculados a instituições brasileiras e estrangeiras de modo a ampliar a inserção internacional do periódico. Em 2019 foi incorporada na coleção EmergingSources Citation Index do Web of Science.

Na sua primeira avaliação Qualis/Capes, no ano de 2010, História da Historiografia foi classificada no estrato B2 na área de História. Na avaliação seguinte, no ano de 2012, subiu para o patamar B1. Desde 2013, figura no estrato A1 no sistema de avaliação da CAPES e também no Scopus.

Até 2019, a História da Historiografia aceitava submissões de resenhas, entrevistas e textos e documentos historiográficos. Com o lançamento do projeto satélite HH Magazine, essas seções foram abrigadas nesse novo espaço e o periódico passou a publicar exclusivamente artigos originais e de revisão, que passaram a contar com o ORCID dos autores. Como desdobramento desse projeto, surgiu também em 2019, o podcasts com autores e organizadores de dossiês

Em 2023, mais uma vez, a História da Historiografia alterou a sua periodicidade para a modalidade publicação contínua, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo SciELO. 

Editada desde a sua criação exclusivamente on-line, História da Historiografia pode ser vista como um marco na consolidação dos campos da teoria da história e da história da historiografia no Brasil, na medida em que mobilizou pesquisadores associados para criar, promover e manter um espaço coletivo de diálogo disciplinar.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os autores deverão enviar a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível também na seção ''Submissões''

 

 

Ética na Publicação

 

Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

  • Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores;
  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações;
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores;
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo;
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

Após a submissão na plataforma, todos os artigos passam pela triagem que inclui a checagem dos itens pedidos na seção de ‘’Submissões’’. Em seguida, o editor-chefe verifica se o artigo está dentro do escopo da revista e, caso esteja, o manuscrito segue para a próxima etapa do processo editorial.

Essa etapa consiste em submeter todos os artigos ao sistema de verificação de similariedadeTurnitin. A partir do relatório gerado pelo programa, é analisado o conteúdo textual do manuscrito, com a intenção de identificar se há, ou não, algum indício de plágio no texto.

Esse é um procedimento importante, pois garante a ética e a transparência da revista com os seus leitores e com os próprios autores. Além disso, é parte da nossa política prezar pela idoneidade da revista e pela excelência do conhecimento divulgado por ela.

Assim, os Editores Executivos, em conjunto com a Secretaria da revista, podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto;
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os Editores Executivos e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Após o aceite e antes da publicação, todos os artigos são submetidos ao sistema verificação de similaridade Turnitin. Nesse momento é analisado o conteúdo textual do manuscrito, procurando identificar similaridades com outros previamente publicados.

 

 

Foco e Escopo

  História da Historiografia busca oferecer um espaço de convergência da produção crescente, em volume e qualidade, no campo da teoria e história da historiografia - por isso a vocação interinstitucional da revista. Afinal, foi em uma série de encontros, ocorridos ao longo dos anos e em diferentes cidades do Brasil, que se percebeu que o olhar reflexivo sobre a Historiografia não é tão insólito quanto se poderia imaginar. Claro: esta atividade reflexiva se expressa de várias maneiras, seja por meio da filosofia da história mais tradicional, seja pelo que dela mais se espera, ou seja, ponderações epistemológicas sobre o ofício do historiador e sobre os diferentes modos de se escrever história ao longo do tempo, no Brasil e no Ocidente como um todo. Os trabalhos que o leitor encontrará são tentativas de relembrar e elaborar as diferentes motivações que levaram os seres humanos a pensar e representar suas vidas historicamente. A História da Historiografia aqui debatida ultrapassa – embora não exclua – o debate historiográfico indispensável na discussão especializada e nos projetos de pesquisa; ela procurará, destarte, explorar a riqueza desse campo de pesquisa particular sem isolá-lo do conjunto maior do qual faz parte.  

 

Preservação Digital

  Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO  

 

Fontes de Indexação

   

 

Qualis Periódicos

  A História da Historiografia possui avaliação A1 na área História e A2 na área Filosofia e Interdisciplinar  

 

Base de dados indexadas

   

 

Indexadores de métricas

   

 

Indexadores de metadados

   

 

Buscadores

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico:
    - Título próprio: História da Historiografia
    - Título variante:História da Historiografia: International Journal of Theoryand History of Historiography
    - Título abreviado: Hist. Historiog.
  • Publicação de: Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, Programa de Pós-Graduação em História - UNIRIO, Programa de Pós-Graduação em História - UFOP
  • Periodicidade:
    - 2008-2011: Semestral
    - 2012-2022: Quadrimestral
    - Presente: Publicação contínua com números
  • Modalidade de publicação: Publicação contínua
  • Ano de criação do periódico: 2008
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

Política Editorial

 

Preprints

Diante da necessidade de um processo de comunicação transparente entre autores e leitores, a História da Historiografia explicita a sua política de publicação prévia:

  • Todo material previamente publicado, na íntegra ou parcialmente, em periódico, livro ou site da internet pelos autores é considerado publicação prévia e, por isso, não poderá ser submetido para avaliação na História da Historiografia;
  • Todo conteúdo previamente disponível em revista não científica, anais de evento, tese, dissertação, monografia e trabalho apresentado como requisito para conclusão de disciplina pelos autores não é considerado publicação prévia. Contudo, os autores precisam declarar a origem do artigo no momento da submissão em Contexto da Pesquisa; 
  • A História da Historiografia aceita artigos previamente depositado nos servidores preprint SciELO Preprints, SocArXic e Zenodo. Outros servidores serão analisados caso a caso pelo Editor-chefe. O texto previamente publicado no preprintprecisa ser corretamente citado no momento da submissão em Preprint.

Recomendamos que os autores verifiquem se efetivamente detêm os direitos autorais do texto nos casos descritos acima.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Os manuscritos enviados que estão de acordo com as normais editoriais passam por uma primeira avaliação do Editor-chefe, que verifica a adequação das contribuições ao escopo temático da revista. Uma vez aprovadas na pré-seleção, as contribuições são encaminhadas aos pareceristas.

Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc. Na emissão do parecer, eles levam em consideração a qualidade do tratamento do tema, a clareza da redação e a concordância com as normas editoriais da revista. Os avaliadores podem recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. No caso de pareceres divergentes, a contribuição é necessariamente enviada a um terceiro parecerista.

Todo o processo de envio e de avalição de textos é realizado por meio do Open Journal System (OJS), que oculta os nomes de avaliadores e de autores de contribuições, a fim de preservar a avaliação duplo cega. Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado.

Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Conselho Executivo o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres via formulário específico da revista, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser de quatro tipos:

a) Aprovar

b) Realizar pequenas alterações

c) Rejeitar e ressubmeter

d) Rejeitar

 

No caso de solicitação de pequenas alterações, os autores possuem o prazo de 15 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável pela condução da avaliação verifica as modificações solicitadas e delibera se o artigo será rejeitado ou aprovado. Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normatização, revisão e diagramação.

 

A revista História da Historiografia adota três tipos de avaliação por pares:

  1.     Avaliação por pares duplo-cega: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.
  2.     Avaliação por pares simples-cega: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.
  3.     Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta

 

 

Dados abertos

 

A História da Historiografia recomenda que todos os dados de pesquisa estejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando da publicação do artigo. Caso os autores optem por manter os dados de pesquisa fechados, será necessário apresentar justificativa no momento da submissão do manuscrito, que será analisada pelo Editor-chefe. A História da Historiografia recomenda que sejam preferencialmente utilizados repositórios de dados das instituições nas quais um dos autores esteja vinculado ou outros repositórios de dados confiáveis.

 

 

Cobrança de Taxas

  A História da Historiografia: International Journal of Theoryand History of Historiography não realiza cobrança taxas de submissão, processamento de artigo (APC) ou publicação.  

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

  • Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores;
  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações;
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores;
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo;
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

Após a submissão, os Editores Executivos, em conjunto com a Secretaria da revista, podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto;
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os Editores Executivos e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Após o aceite e antes da publicação, todos os artigos são submetidos ao sistema de verificação de similaridade Turnitin. Nesse momento é analisado o conteúdo textual do manuscrito, procurando identificar similaridades com outros previamente publicados.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o autor deve declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 3: Metadados da Submissão, no campoConflitos de interesse.

 

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.

 

Para que o corpo editorial possa melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses, mas deverá ser feita uma declaração de que há ou não conflito de interesses.

 

Os revisores devem, igualmente, revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos autores, se houver silêncio por parte dos revisores sobre conflitos potenciais, isso pode significar que tais conflitos existem e que não foram revelados ou que os conflitos não existem. Assim, solicita-se também aos revisores que forneçam declarações de interesses competitivos, os quais são utilizados para avaliar o valor dos relatórios dos pares.

 

Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar tanto no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para realização do presente estudo. As informações sobre conflitos de interesse dos autores serão inseridas ao final do artigo publicado.

 

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Após a submissão na plataforma, todos os artigos passam pela triagem que inclui a checagem dos itens pedidos na seção de ‘’Submissões’’. Em seguida, o editor-chefe verifica se o artigo está dentro do escopo da revista e, caso esteja, o manuscrito segue para a próxima etapa do processo editorial.

 

Essa etapa consiste em submeter todos os artigos ao sistema de verificação de similariedadeTurnitin. A partir do relatório gerado pelo programa, é analisado o conteúdo textual do manuscrito, com a intenção de identificar se há, ou não, algum indício de plágio no texto.

Esse é um procedimento importante, pois garante a ética e a transparência da revista com os seus leitores e com os próprios autores. Além disso, é parte da nossa política prezar pela idoneidade da revista e pela excelência do conhecimento divulgado por ela.

Assim, após esse processo e se constatado algum problema, os Editores Executivos, em conjunto com a Secretaria da revista, podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto;
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com os Editores Executivos e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

  A equipe editorial da História e Historiografia, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex andGenderEquity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o [nome do periódico] observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.  

 

Comitê de Ética

  Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, se for o caso.  

 

Direitos Autorais

  Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos. É autorizado à História da Historiografia: International Journal for Theoryand History of Historiography a realização da publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.  

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Os autores são os detentores dos direitos autorais dos manuscritos submetidos. É autorizado à História da Historiografia: International Journal for Theoryand History of Historiography a realização da publicação do referido texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

   

 

 

Corpo Editorial

 

Editor-Chefe

   

 

Editor(es) Executivos

   

 

Editor(es) Associados ou de Seção

 

Conselho editorial

  • Alejandro Eujanian, Universidade Nacional de Rosário, Faculdade de Humanidades e Artes, Rosário, Argentina. aeuja@live.com.ar
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  • Arthur Alfaix Assis, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, DF, Brasil. arthurassis@hotmail.com
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  • Arthur Lima de Ávila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Porto Alegre, RS, Brasil.arthurlavila@gmail.com
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  • Claudia Beltrão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. crbeltrao@gmail.com
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  • Durval Muniz de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História, Natal, RN, Brasil. durvalaljr@gmail.com
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  • Ewa Domanska, Universidade Adam Mickiewicz, Departamento de História, Poznañ, Polônia. ewa@amu.edu.pl
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  • Fábio Franzini, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Guarulhos, SP, Brasil. fabio.ff.franzini@gmail.com
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  • Fabio Wasserman, Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Filosofia e Letras, Buenos Aires, Argentina. fwasserm@filo.uba.ar
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  • Fernando Nicolazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Porto Alegre, RS, Brasil. fernando.nicolazzi@ufrgs.br
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  • Helena Mollo, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. hmollo@bol.com.br
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  • Julio Bentivoglio, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de História, Vitória, ES, Brasil. juliobentivoglio@gmail.com
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  • Lucia Maria Paschoal Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Brasil. luciamp@uol.com.br
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  • LuisaRauter Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. lurauterp@gmail.com
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  • Mateus Henrique Faria Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. matteuspereira@gmail.com
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  • Omar Acha, Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Filosofia e Letras, Buenos Aires, Argentina. omaracha@gmail.com
    ORCID iD
  • Pedro Meira Monteiro, Universidade de Princeton, Departamento de Espanhol e Português, Princeton, Estados Unidos. pmeira@princeton.edu
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  • Pedro Spinola Pereira Caldas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Escola de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. pedro.caldas@gmail.com
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  • Raquel Glezer, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo, SP, Brasil. rglezer938@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Rebeca Gontijo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Seropédica, RJ, Brasil. rebeca.gontijo@gmail.com
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  • Rodrigo Turin, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Escola de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. rodrigoturin@gmail.com
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  • Sérgio da Mata, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. sdmata@ufop.edu.br
    CV Lattes | ORCID iD
  • Temístocles Cezar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Porto Alegre, RS, Brasil. t.cezar@ufrgs.br
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    Tiago C. P. dos Reis Miranda, Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Évora, Portugal. treismiranda@yahoo.co.uk
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  • Valdei Lopes de Araujo, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. valdei354@gmail.com
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Conselho consultivo

  • Astor Diehl, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Passo Fundo, RS, Brasil. astor@upf.br
    CV Lattes
  • Carlos Fico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. carlosficojr@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Carlos Oiti, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História, Goiânia, GO, Brasil. oitijr@terra.com.br
    CV Lattes | ORCID iD
  • Cássio Fernandes, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo, SP, Brasil. cassiofer@hotmail.com
    CV LattesORCID iD
  • Chris Lorenz, Universidade de Amsterdã, Amsterdã, Países Baixos. cfg.lorenz@gmail.com
    ORCID iD
  • Eliana Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Belo Horizonte, MG, Brasil. erdutra@terra.com.br
    CV Lattes | ORCID iD
  • Estevão Chaves de Rezende Martins, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, DF, Brasil. echarema@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Fernando Catroga, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal. fcatroga@hotmail.com
    ORCID iD
  • Francisco Murari Pires, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo, SP, Brasil. murari@usp.br
    CV Lattes
  • François Hartog, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, França. francois.hartog@ehess.fr
    ORCID iD
  • Frederico de Castro Neves, Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Fortaleza, CE, Brasil. fredneve@ufc.br
    CV Lattes
  • Guillermo Zermeño Padilla, Colégio do México, Cidade do México, México. gmoz@colmex.mx
    ORCID iD
  • Hans Ulrich Gumbrecht, Universidade de Stanford, Departamentos de Literatura comparada e de Francês e Italiano, Stanford, Estados Unidos da América. sepp@stanford.edu
    ORCID iD
  • Iris Kantor, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo, SP, Brasil. ikantor@usp.br
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  • José Carlos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Belo Horizonte, MG, Brasil. jkrs@uol.com.br
    CV Lattes
  • JörnRüsen, Universidade de Witten/Herdecke, Faculdade de Reflexão Cultural - Estudos de Fundamentos, Witten, Alemanha. joern.ruesen@uni-wh.de
    ORCID iD
  • Jurandir Malerba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Porto Alegre, RS, Brasil. jurandirmalerba1@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Keila Grinberg, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Escola de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. keila.grinberg@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Luiz Costa Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. l18danil@gmail.com
    CV LattesORCID iD
  • Marco Morel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. marmorel@terra.com.br
    CV Lattes
  • Marlon Salomon, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História, Goiânia, GO, Brasil. marlonsalomon@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
  • Pascal Payen, Universidade de Toulouse II, Toulouse, França. payen@univ-tlse2.fr
  • Sérgio Campos Matos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de História, Lisboa, Portugal. sergiocamposmatos@gmail.com
    ORCID iD
  • Silvia Petersen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Porto Alegre, RS, Brasil. spetersen@orion.ufrgs.br
    CV Lattes
 

 

Equipe Técnica

 

Editora Assistente

  • Letícia Gomes do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. leticiagomesn@hotmail.com
    CV Lattes |  ORCID iD

 

Editora de Mídias e Comunicação

  • Ilda Renata AndreataSesquim, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Mariana, MG, Brasil. ildasesquim@gmail.com
    CV Lattes | ORCID iD
 

 

Instruções aos autores

 

Instruções para os autores

 

Para submeter um artigo à História da Historiografia: International Journal of Theoryand History of Historiography é necessário ter um registro na página da revista e fazer o login no sistema. Não há exigência quanto a uma titulação mínima para a submissão de artigos. Ademais, sugerimos que resenhas, entrevistas e documentos comentados sejam enviados para a HH Magazine, nossa plataforma de história pública.

 

Informações sobre a submissão

No momento da submissão, é obrigatório o envio de (1) uma versão do artigo sem nenhuma identificação, (2) uma versão do artigo no template de submissão, contendo os dados do(s) autor(es) e (3) a declaração de conformidade com a ciência aberta preenchida e assinada.

Ao elaborar a versão do artigo no template de submissão, o autor deve levar em consideração as seguintes instruções:

  • indicar 3 palavras-chave;
  • conferir se título, palavras-chave e resumo estão em inglês e no idioma original do texto;
  • é necessário colocar o ORCID;
  • inserir a afiliação completa (indicar instituição, faculdade e departamento, cidade, estado, país, e-mail).

O processo de avaliação dos manuscritos leva, em média, de 3 a 4 meses.

 

 

Tipos de documentos aceitos

 

Artigo original

Um artigo original é o relatório de um estudo escrito pelos pesquisadores envolvidos na pesquisa. Nele são descritos, por exemplo, os métodos adotados, os resultados encontrados, as hipóteses que guiaram o estudo, entre outras informações. Recebemos artigos originais sobre temas relacionados com os campos da história da historiografia, teoria e metodologia da história, filosofia especulativa da história, teorias históricas, filosofia do tempo, além de áreas afins. No ato da submissão, é indispensável indicar se o artigo deve ser avaliado para algum dossiê temático ou para a seção livre. Os manuscritos submetidos devem conter entre 28.000 e 70.000 caracteres com espaço, incluindo-se as notas e as referências bibliográficas.

Artigo de revisão
O artigo de revisão fornece uma síntese abrangente do estado da arte sobre um determinado tema, identifica lacunas nas pesquisas atuais e sugere tendências. Recebemos artigos de revisão de literatura originais sobre temas relacionados com os campos da história da historiografia, teoria e metodologia da história, filosofia especulativa da história, teorias históricas, filosofia do tempo, além de áreas afins. No ato da submissão, é indispensável indicar se o artigo deve ser avaliado para algum dossiê temático ou para a seção livre. Os manuscritos submetidos devem conter entre 28 mil e 70 mil caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas

 

 

Contribuição dos Autores

 

Devem ser incluídos como autores somente aqueles que tenham contribuído substancialmente na concepção, no planejamento, na análise dos dados, na redação do artigo e que se responsabilizem quanto às informações presentes em sua versão final. Todas as condições devem ser cumpridas para a atribuição de autoria.

 

Sempre que um artigo possuir mais de um autor, será necessário especificar a contribuição de cada um deles através do padrão Contributor Roles Taxonomy (CRediT).

 

Além disso, os autores não podem ter mais que um artigo em processo de avaliação na revista, assim como devem respeitar o intervalo mínimo de 2 anos entre a publicação de um artigo e a submissão de outro para avaliação.

 

Não é permitido, sob hipótese nenhuma, a mudança na autoria de artigo após a sua aprovação para publicação

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Normas de apresentação dos manuscritos

 

1 - Os artigos devem conter entre 28 mil e 70 mil caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas. Devem também apresentar um resumo (de 700 a 1.050 caracteres com espaço) e três palavras-chave, ambos seguidos de traduções para língua inglesa. No entanto, a quantidade máxima de caracteres não inclui os dados do autor solicitados no template de submissão.

2 - Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismo.

3 - A contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra publicação e não ter indicação de autoria. Os autores devem excluir todas as informações do arquivo que possam identificá-los como tal.

4 - O financiamento da pesquisa deve ser indicado de forma detalhada no campo informações sobre o artigo presente no template padrão da revista.

5 - Os artigos passarão por uma pré-seleção do Conselho Editorial que avaliará sua pertinência com relação à temática do periódico. Uma vez aprovados na pré-seleção, serão encaminhados para pareceristas.

6 - Todos os artigos serão analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc, que podem, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, recusar a publicação ou sugerir modificações.

7 - Os pareceres têm caráter sigiloso. Ao Conselho Executivo fica reservado o direito de publicar ou não os textos enviados de acordo com a pertinência em relação à programação dos temas da revista.

8 - As palavras-chave devem ser retiradas do banco de palavras-chave elaborado pelos editores da revista.

9 - As colaborações devem ser enviadas em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser recuadas da margem esquerda (1,5 cm), sem aspas, em corpo 11 e espaçamento simples.

10 - Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical. A revista publica contribuições em português, espanhol e inglês.

11 - As notas de rodapé devem ser de caráter estritamente explicativo, com o tamanho máximo de 260 caracteres com espaço cada uma e restritas ao máximo de 12 notas por artigo. Caso um número maior de notas seja essencial para a compreensão do argumento do artigo, o autor deve entrar em contato com a secretaria que avaliará o pedido. Quando for realizada a tradução de uma citação, o texto original não deve ser inserido como nota.

12 - As referências devem vir em corpo de texto no seguinte formato: (Abreu, 2005, p. 36). Em caso de dúvidas, favor consultar a ABNT NBR 10520 (2023).

13 - A referência a textos clássicos também deve ser feita no corpo do texto, com indicações do nome do autor, da primeira palavra do título da obra (em itálico) e da seção e/ou as linhas citadas, tal como nos seguintes exemplos: Aristóteles, Poética VII; Tucídides, História IV, 49. A referência completa à obra citada deve aparecer ao final do texto, nas Referências. 

14 - Somente deve ser listado nas Referências material citado no texto. Os autores não devem utilizar siglas para identificar obras, pois este procedimento compromete o processo automatizado de identificação das referências. Todas as submissões realizadas deverão utilizar as normas da ABNT NBR 6023: 2023

 

 

Formato de Envio dos Artigos

  Os arquivos enviados deverão utilizar o template padrão da revista  

 

Ativos Digitais

  Não um limite mínimo ou máximo para tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações. Todas as figuras devem ser numeradas, possuírem título, com apenas as iniciais do título em maiúsculas, e indicação de autoria, conforme as normas da ABNT NBR 6023: 2023.  A menção das figuras do texto deve ser realizada entre parênteses (ex. (Figura 1)). Não há uma diretriz específica para o tamanho da imagem, devendo ela ser do tamanho necessário ao desenvolvimento do argumento apresentado ao longo do artigo. Solicitamos ainda que o material seja enviado, preferencialmente, em formato PNG, para garantir a qualidade de resolução das imagens.  

 

Citações e Referências

 

As referências devem vir em corpo de texto no seguinte formato: (Abreu, 2005, p. 36). Em caso de dúvidas, favor consultar a ABNT NBR 10520 (2023).

A referência a textos clássicos também deve ser feita no corpo do texto, com indicações do nome do autor, da primeira palavra do título da obra (em itálico) e da seção e/ou as linhas citadas, tal como nos seguintes exemplos: Aristóteles, Poética VII; Tucídides, História IV, 49. A referência completa à obra citada deve aparecer ao final do texto, nas Referências. 

Somente deve ser listado nas Referências material citado no texto. Os autores não devem utilizar siglas para identificar obras, pois este procedimento compromete o processo automatizado de identificação das referências. Todas as submissões realizadas deverão utilizar as normas da ABNT NBR 6023: 2018. Disponibilizamos exemplos dos principais tipos de documentos, a eles devem ser acrescidos os dados de consulta em caso de publicação eletrônica.

1. Livro autoral

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Tradução de Nome do tradutor. Cidade: Editora, Ano.
  • Exemplo: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.
     

2. E-book

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano. E-book. Disponível em: URL do site. Acesso em: Dia mês (abreviado) ano.
  • Exemplo: BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
     

3. Capítulo de livro

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome (org.). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano. p. pp-pp.
  • Exemplo: RICOEUR, Paul. Fase Documental: a Memória Arquivada. In: RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. p. 155–192.
     

4. Coletânea

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome (org.). Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano.
  • Exemplo: CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (org.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.
     

5. Artigo em periódico

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico: subtítulo sem negrito, Cidade, v. X, n. Y, p. pp-pp, meses abreviados (se houver) Ano.
  • Exemplo: RIGOLOT, François. The Renaissance CrisisofExemplarity. JournaloftheHistoryofIdeas, Philadelphia, v. 59, n. 4, p. 557-563, 1998.
     

6. Texto disponível na internet

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site, dia, mês (abreviado), Ano. Disponível em: URL do site. Acesso em: Dia mês (abreviado) ano.
  • Exemplo: BENTIVOGLIO, Julio. Precisamos falar sobre o currículo de História. Café História, 15, maio, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/curriculo-de-historia/. Acesso em: 18 abr. 2018.
     

7. Texto completo publicado em anais de evento

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO (EM MAIÚSCULO), número do evento, ano, cidade. Anais[...]. Cidade: Editora, ano, p. pp-pp.
  • Exemplo: ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais[...]. Juiz de Fora: Clio Edições, 2007, p. 500-501.
     

8. Dissertação ou tese

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: subtítulo sem negrito. Ano. Tese/Dissertação (Grau em Área do programa) – Nome do Programa, Universidade, Cidade, Ano.
  • Exemplo: RIBEIRO, Tatiana O. A apódexisherodotiana: um modo de dizer o passado. 2009. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
     

9. Matéria de jornal

  • Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal, Cidade, dia mês (abreviado) Ano. Caderno p. pp-pp.
  • Exemplo: GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.
     

10. Documento depositado em arquivo

  • Exemplo com autoria: ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
  • Exemplo sem autoria: TERMO de obrigação que fazem Manuel Francisco Villar e Antonio Freire de Ocanha. Códice 296, f.108 (Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa). 2 mar. 1696.

Sempre que possível, forneça todos os dados para a localização do documento no arquivo, tais como título do fundo ou da coleção, série, subsérie, notação (código do conjunto), instituição de guarda, local (entre parênteses), data do documento.

No caso de referências a conjuntos ou itens em posse de pessoa física, registra-se: Acervo pessoal de Observações sobre a apresentação das referências:

    1. O In, utilizado na apresentação de capítulos de livros, é em itálico;
    2. Sempre que utilizar uma referência consultada on-line, deve-se inserir a URL na parte ‘Disponível em:’ e ‘Acesso em:’.
    3. URL de material disponível on-line deve ser encurtada. Recomenda-se o encurtador https://bitly.com.
    4. A ABNT NBR 6023:2023 não utiliza mais “______.“ Portanto, o nome do autor deve ser repetido.
    5. Não deve ser utilizado aspas (simples ou duplas) em títulos de livros, capítulos ou artigos a menos que o título tenha, efetivamente, este símbolo.
    6. Caso o tipo de documento que você queria citar não esteja listado acima, pedimos que consulte a ABNT NBR 6023:2023, caso a dúvida persistir, entre em contato com a secretaria da revista historiadahistoriografia@hotmail.com.

Não um limite mínimo ou máximo para tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações. Todas as figuras devem ser numeradas, possuírem título, com apenas as iniciais do título em maiúsculas, e indicação de autoria, conforme as normas da ABNT NBR 6023: 2023.  A menção das figuras do texto deve ser realizada entre parênteses (ex. (Figura 1)). Não há uma diretriz específica para o tamanho da imagem, devendo ela ser do tamanho necessário ao desenvolvimento do argumento apresentado ao longo do artigo. Solicitamos ainda que o material seja enviado, preferencialmente, em formato PNG, para garantir a qualidade de resolução das imagens.

 

 

Documentos Suplementares

  Os autores deverão enviar a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta  

 

Declaração de Financiamento

  A História da Historiografia não recebe nenhum financiamento, além dos apoios já declarados, oriundos de instituições públicas do ensino superior e de agências de fomento, por meio de editais.  

 

Informações Adicionais

  A revista História da Historiografia encoraja seus autores a desenvolverem diálogos plurais, recorrendo a referências especializadas tanto do Norte quanto do Sul Global, promovendo a horizontalização do debate acadêmico e o enriquecimento das reflexões epistemológicas, teóricas e historiográficas.  

 

Contato

  Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia / Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programas de Pós-graduação em História
Rua do Seminário, s/n
Centro
Mariana - MG - Brasil
CEP 35420-000
Telefone: (31) 3557 9423
E-mail: historiadahistoriografia@hotmail.com
 

 

 

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) Rua do Seminário, s/n, Centro. , CEP: 35420-000, Tel: +55 (31) 3557 9423 - Mariana - MG - Brazil
E-mail: sbthh@yahoo.com.br