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Arquivos literários e história social da literatura no Brasil: O acervo da escritora Anna Amélia Carneiro de Mendonça

Literary Archives and the Social History of Literature in Brazil: Anna Amélia Carneiro de Mendonça’s Papers

Resumo

Este artigo explora os usos de fontes primárias para o desenvolvimento da história social da literatura no Brasil. Tal exploração dá-se por meio de um estudo de caso, qual seja, o acervo pessoal da escritora Anna Amélia Carneiro de Mendonça (1896-1971), poetisa de formação parnasiana. Sustenta-se que a descrição e a análise do arranjo arquivístico possibilitam redimensionar o lugar da autora na história e na historiografia literárias nacionais, na medida em que propiciam sua percepção como uma “intelectual mediadora”, literata oriunda das elites econômicas, capaz não apenas de produções poéticas como de uma série de ações sociais e de práticas institucionais que articulam política, educação e engajamento no feminismo de seu tempo. A articulação permite esse redimensionamento da posição pública da autora e advoga um segundo argumento central: o de que o cânon modernista progressivamente hegemônico no século XX alheou-a da história e da memória da literatura, sob a etiqueta de autora “pré-modernista”. Uma incursão transversal por seu acervo faculta observar relações e interações com literatos e artistas modernistas, bem como descortina sua condição polígrafa de ativa escritora, não apenas confinada ao parnasianismo, mas praticante de uma miríade de gêneros relegados ao esquecimento ante a hegemonia da crítica impactada pelo advento do modernismo.

Palavras-chave:
Arquivos pessoais; história literária; poetisa Anna Amélia Carneiro de Mendonça

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