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Trans/Form/Ação, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2006
  • Apresentação

    Monteagudo, Ricardo
  • Immanuel Kant sobre propriedade intelectual Original Articles

    Pozzo, Riccardo

    Resumo em Português:

    Este texto inicialmente discute a noção de propriedade intelectual na filosofia de Kant e no século XVIII. Em seguida, recoloca o problema na atualidade em função das novas tecnologias de reprodução da informação.

    Resumo em Inglês:

    This text initially discusses the notion of intellectual property in Kant's philosophy and in the eighteenth century. Next, it restates the problem within a contemporary setting, taking into account the new technologies on reproduction of information.
  • Física e biologia: possíveis limites de demarcação conceitual Artigos Originais

    Araújo, Arthur

    Resumo em Português:

    A partir do texto do físico alemão E.Schroedinger, O que é vida? (1943), analisam-se os possíveis limites de demarcação conceitual entre física e biologia. Há um limite possível entre física e biologia? Ou a biologia pode ser reduzida à física? Avaliam-se diferentes pontos de vista entre cientistas e filósofos.

    Resumo em Inglês:

    From the German physicist Erwin Schrödinger's text, What is life (1943), the possible limits of conceptual division between physics and biology are analyzed. Is there a limit between physics and biology? Or can biology be reduced to physics? Different views will be analyzed among scientists and philosophers.
  • Modo de conhecimento estético e mundo em Schopenhauer Artigos Originais

    Barboza, Jair

    Resumo em Português:

    O presente texto intenta mostrar que o modo de conhecimento estético em Schopenhauer funciona como um poder de crítica à racionalidade instrumental da ciência regida pelo princípio de razão.

    Resumo em Inglês:

    This text aims to show that the way of aesthetic knowledge in Schopenhauer functions as a critic to the instrumetnal rationality of the science under the regency of the principle of suffciente reason.
  • A mundanização da filosofia: Marx e as origens da crítica da política Artigos Originais

    Bianchi, Álvaro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar as origens da crítica marxiana da política. Encontrando seu lugar entre os anos de 1842 e 1843 essa crítica nasce no interior de uma revisão da filosofia hegeliana e assume uma primeira forma como crítica filosófica da política. A crítica da política desenvolvida por Marx era, assim, rigorosamente, um empreendimento filosófico, mas de uma filosofia que assumia o mundo como seu objeto e se vertia para fora de si própria manifestando-se externamente como uma crítica da sociedade da época e como uma negação da política existente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to present the origins of the marxian criticism of politics. Finding its place between the years of 1842 and 1843, this criticism emerges from within a review of the hegelian philosophy and takes is first form as a philosophical criticism of politics. The criticism of politics developed by Marx was, thus, rigorously a philosophical undertaking, yet of a philosophy that took the world as its object and flowed outwardly, manifesting itself externally as a criticism of the society of that time and a negation of the existing politics.
  • Foucault: uma história crítica da verdade Artigos Originais

    Candiotto, Cesar

    Resumo em Português:

    O artigo versa sobre a possibilidade de uma história crítica da verdade no pensamento de Michel Foucault, ressaltando seu distanciamento do vínculo tradicional entre sujeito e conhecimento da verdade em benefício da articulação entre práticas históricas (práticas discursivas, práticas sociais e práticas de si) e produção de verdade. Destaca ainda em que aspectos sua investigação está inserida no projeto crítico inaugurado por Kant e em que medida, paradoxalmente, dele se afasta.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the possibility of a critical history of truth in the thought of Michel Foucault, emphasizing its separation from the traditional relation between subject and knowledge of truth in favor of the articulation between historical practices (discursive practices, social practices and practices of the self) and production of truth. It also emphasizes in which aspects his investigation is inserted in the critical project inaugurated by Kant and to what extent, paradoxically, it separates from it.
  • Feuerbach e Espinosa: deus e natureza, dualismo ou unidade? Artigos Originais

    Chagas, Eduardo Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente artigo evidencia, por um lado, o mérito da filosofia de Espinosa, pelo fato de haver submetido a oposição das partes e do todo, do corpo e da alma, da matéria e do espírito, à unidade da substância, já que toda parte singular da substância pertence à sua natureza. Por outro lado, destaca a crítica de Feuerbach a Espinosa, porque a filosofia deste é, na verdade, uma filosofia da identidade, que não reconhece, como Hegel também assinala, a substância como espírito e o espírito como substância, e não determina suficientemente a unidade da matéria e do espírito, já que falta a ela a realidade da diferença, da determinidade. Enquanto Espinosa identifica Deus com a natureza (Deus sive natura) e, mediante a natureza divina (a substância), supera a contradição de Descartes entre matéria (res extensa) e espírito (res cogitans), Feuerbach quer, em oposição ao panteísmo, a diferença entre natureza e Deus (aut Deus aut natura).

    Resumo em Inglês:

    This article on the one hand offers evidence of Spinoza's philosophical merit due to the fact that he propounded the opposition of substance of parts and whole, body and soul, matter and spirit, to unity of substance, since every single part of substance belongs to nature. And on the other hand it presents Feuerbach's critique of Spinoza since Spinoza's philosophy is in fact an identity philosophy which does not recognize, as Hegel also points out, the substance of spirit and the spirit as substance, and does not clearly determinate the unity of matter and spirit because it lacks the truly aspect of difference, determinacy. While Spinoza identifies God with nature (Deus sive natura) and by means of divine nature (substance) overcomes Descartes' contradiction between matter (res extensa) and spirit (res cogitans), Feuerbach wants, in opposition to pantheism, determine the difference between nature and God (aut Deus aut natura).
  • Heidegger e Foucault, críticos da modernidade: humanismo, técnica e biopolítica Artigos Originais

    Duarte, André

    Resumo em Português:

    Discute-se o diagnóstico crítico da Modernidade proposto por Heidegger e Foucault enfatizando as suas continuidades. Em linhas gerais, pode-se afirmar que, em Heidegger, é a reflexão filosófica que se assume enquanto essencialmente histórica, ao passo que, para Foucault, é a investigação essencialmente histórica que assume o caráter de reflexão filosófica. No entanto, ainda que a partir de démarches teóricas distintas, ambos consideram que a compreensão a respeito de quem somos, hoje, depende de uma análise da constituição da modernidade como época histórica determinada pelo humanismo, isto é, pela concepção do homem como senhor da totalidade do ente (Heidegger) e pela concepção do homem como sujeito e objeto de relações de poder-saber (Foucault). Tal mutação epocal na concepção do humano foi decisiva para a liberação da revolução científica que culminou na técnica moderna e na biopolítica. Se, como afirma Foucault, a biopolítica é a política de nosso tempo, ou seja, de uma época que politizou o fenômeno da vida por meio de sua gestão técnico-administrativa, então a técnica moderna, que implica a concepção do homem como sujeito assujeitado pela tecnologia, constitui a instância por meio da qual a vida humana pode ser simultaneamente produzida e aniquilada por meios científicos.

    Resumo em Inglês:

    I intend to discuss Foucault's and Heidegger's critical diagnosis of Modernity emphasizing its continuities. Generally speaking, it is possible to argue that in Heidegger philosophical reflection assumes itself as essentially historical, while in Foucault's case historical investigation assumes itself as an essentially philosophical task. Although recognizing the differences between Foucault's and Heidegger's general theoretical approaches, I argue that both consider that, in order to understand who we are today, it is necessary to elaborate a critical understanding of Modernity. In both cases, Modernity is viewed as a historical epoch characterized by humanism, i.e., by the projection of human beings as 'master' of all beings (Heidegger) and as subject and object of power-knowledge relationships (Foucault). This epocal mutation in the way man is conceived was decisive in order to liberate the modern scientific revolution that later culminated in modern technology and in biopolitics. If, as Foucault says, biopolitics is the politics of our time, i.e., of an epoch that has politicized life by means of the calculated administration of all phenomena of life-population, then modern technique, which implies the conception of man as the subjected-subject of technology, constitutes the instance by which human life can be protected, promoted, generated, as well as destroyed and discarded.
  • Como são possíveis deveres de virtude em Kant? Artigos Originais

    Hahn, Alexandre

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende mostrar em que consiste e qual é a importância de se investigar e oferecer uma resposta ao problema da possibilidade dos deveres de virtude. Sendo assim, faremos, em primeiro lugar, uma aproximação do problema da possibilidade dos deveres de virtude a partir de problemas que dizem respeito a outros juízos sintéticos a priori para, em seguida, indicarmos os requisitos que devem ser cumpridos pelos deveres de virtude para que sejam considerados possíveis. Esta investigação está comprometida com a leitura semântica de Loparic.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to show what it consists and which is the importance of investigating and offering an answer to the problem of the possibility of the virtue duties. Therefore, we will, at first, approach the problem of the possibility of the virtue duties starting from problems that refer to other a priori synthetic judgments in order to, soon after, indicate the requirements that should be accomplished by the virtue duties so that they are considered possible. This investigation is commited with Loparic's semantic interpretation.
  • Dennett e Chalmers: argumentos e intuição Artigos Originais

    Leal-Toledo, Gustavo

    Resumo em Português:

    Chalmers e Dennett se encontram em lados opostos da discussão do problema da consciência. Para Chalmers, ela é um dado indubitável que não pode ser explicada em termos de outra coisa. Para Dennett, o que existe verdadeiramente são múltiplos julgamentos sobre nossa consciência. Cada um acusa o outro de circularidade. Isto só é possível porque a diferença entre estas duas teorias é verdadeiramente uma diferença de princípios. A mesma oposição que encontramos no aparato teórico encontramos também em suas pressuposições mais básicas e fundamentais. Este fato torna extremamente difícil escolher entre as duas ao mesmo tempo em que radicaliza a diferença entre elas. De um lado temos que argumentos podem refutar intuições, de outro temos que é preciso primeiro sondar nossas intuições para depois criar argumentos a partir delas. Entre um extremo e outro nos encontramos com o velho dilema de "o que vem primeiro?". No entanto, mais importante do que escolher lados é mostrar o quanto é difícil escolher.

    Resumo em Inglês:

    Chalmers and Dennett are at opposite sides of the debate on the problem of conciousness. For Chalmres, conciousness is an unquestionable fact that cannot be explained by something else. For Dennett, what exists is really multiple judgements about our conciousness. Each author accuses the other of circularity. This is only possible because the difference between the two theories is actually a difference of principles. The same opposition that we find in their theoretical apparatus we also find on their more fundamental and basic premises. This feature .makes it very difficult to choose one of the two theories, while it also radicalizes the difference bewteen them. On one side we have arguments that can refute intuitions, on the other we find that that one must first scrutinize our intuitions to then create arguments based on them. Between the two extreems we meet with the old dilemma of "what came first?". However, more important than to choose sides is to show how difficult the choice is.
  • Materialismo e primado do objeto em Adorno Artigos Originais

    MAAR, Wolfgang Leo

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga a "Tese" do primado do objeto na obra de Theodor W. Adorno, central ao seu materialismo não dogmático e relativamente pouco estudada. O primado do objeto será apresentado em seus elementos constitutivos, como crítica ao modo essencialmente idealista da dialética que perpassa o conjunto da obra de Adorno, em especial nos textos e discussões que precederam a publicação da Dialektik der Aufklãrung, para se explicitar no período de elaboração da Negative Dialektik. A "Tese" desenvolve momentos apresentados por Lukács, Benjamin e Horkheimer, particularmente quanto ao nexo entre razão e experiência e se fundamenta especialmente no trajeto Kant - Hegel, como crítica ao idealismo, incorporando de modo estruturante as perspectivas de Marx e de Nietzsche. Ao romper a pretensa "simetria" entre sujeito e objeto, a "Tese" do primado do objeto revela como é insustentável a alegação habermasiana do Discurso filosófico da modernidade segundo a qual Adorno e Horkheimer incidiriam num ceticismo total frente à razão e à sua totalização ideológica. Ao contrário: estes autores, ao articularem de um modo original substância material histórica e argumentação teórica, contribuíram de modo fundamental para examinar o problema da reificação mediante sua relação à objetividade - como o não-idêntico - no âmbito da razão.

    Resumo em Inglês:

    The thesis of the priority of the object, essential to Adorno's non dogmatic materialism, is analyzed in its constitutive elements, as a criticism of idealism which is present mainly at the works Dialectic of enlightenment and Negative dialectic. As a criticism of idealism, particularly on the relationships between reason and experience as first developed from Kant to Hegel, the thesis is based on Lukács, Benjamin, and Horkheimer contributions and is embedded on the perspectives of Marx and Nietzsche. With its disruption of symmetry between subject and object, the thesis of the priority of the object reveals the frailty of Habermas assertion, in his Philosophical discourse of modernity, of Adorno's and Horkheimer's skepticism towards reason. The present author argues that, in opposition to this claim, Adorno and Horkheimer contributed, with their new way of relating historical material and theoretical approach, to the analysis of the problem of reification in its relations to objectivity - as the non-identical - within the realm of reason, and not outside of it.
  • Paul Ricoeur leitor de Husserl Artigos Originais

    Nalli, Marcos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo consiste em inventariar de que modo Paul Ricoeur lê e se apropria de elementos da filosofia husserliana em seu projeto hermenêutico. Assim, busca-se primeiramente caracterizar em linhas gerais a história da hermenêutica contemporânea. Num segundo momento, estabelece-se uma primeira delimitação da hermenêutica de Ricoeur caracterizando alguns de seus problemas centrais. Por fim, num terceiro momento, procuramos observar como Ricoeur retoma a filosofia husserliana para dar conta de suas próprias reflexões hermenêuticas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article consists of inventorying that way Paul Ricoeur reads and he appropriates of elements of the philosophy of Husserl in his hermeneutical project. Like this, it is looked for firstly to characterize in general lines the history of the contemporary hermeneutic. In a second moment, we established a first delimitation of the hermeneutic of Ricoeur characterizing some of their central problems. Finally, in a third moment, we tried to observe like Ricoeur retakes the husserlian philosophy to give bill of their own hermeneutical reflections.
  • Nietzsche e a estilização de um caráter Artigos Originais

    Nobre, Renarde Freire

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o tema da estilização do caráter no pensamento de Friedrich Nietzsche, através da apropriação de alguns dos temas centrais da sua filosofia, tais como a crítica avaliativa da modernidade ocidental, o pensamento do 'eterno retorno' e o sentido da 'extemporaneidade' [unzeitgemässe]. Através de um percurso pelo conjunto da sua obra e pelos textos de alguns dos seus comentadores, procura-se estabelecer uma interpretação do significado da sabedoria ativa através do desenvolvimento e embaralhamento, ao mesmo tempo livre e cuidadoso, dos temas referidos acima.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the notion of stylization of character in the thought of Friedrich Nietzsche through a few central themes of his philosophy, such as the evaluative critique of western modernity, the 'eternal recurrence' and the meaning of 'untimely'. Using his complete works and a few interpreters, the article aims at establishing an interpretation of the meaning of 'active wisdom' through the development and the mixture, simultaneously unsystematic and careful, of the themes mentioned above.
  • Utopia e psicanálise em Herbert Marcuse Artigos Originais

    Pisani, Marilia Mello

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentaremos uma importante idéia formulada por Marcuse na segunda parte do livro Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud (1955) - a hipótese da transformação não repressiva das pulsões em uma sociedade transformada. Marcuse preocupa-se com a "transformação subjetiva" necessária à passagem do capitalismo para o "comunismo", rompendo assim com um determinado "marxismo ortodoxo". A "utopia" desenvolvida neste livro baseia-se na reinterpretação de algumas das principais concepções da teoria freudiana e caracteriza a originalidade de seu pensamento.

    Resumo em Inglês:

    In the present article is given an important idea prescribed by Marcuse in the second part of his Eros and Civilization. A Philosophical inquiry into Freud. (1955) - the non-repressive transformation of the instincts in a transformed society. The utopia developed in this book is based in the reinterpretation of some of his main conceptions of the freudian theory and characterize the singularity of his ideas and of his general thinking.
  • Deleuze e A lógica do sentido: o problema da estrutura Artigos Originais

    Sales, Alessandro Carvalho

    Resumo em Português:

    Este texto pretende acompanhar os principais movimentos apresentados pelo filósofo Gilles Deleuze para propor uma estrutura do sentido, de acordo com a Lógica do sentido (1969). Para tanto, tentando nos alçar ao estruturalismo muito particular de Deleuze, seguiremos especialmente alguns argumentos estabelecidos entre a quarta (Das dualidades) e a oitava (Da estrutura) séries desse livro, bem como pontos do artigo Em que se pode reconhecer o estruturalismo? (1972).

    Resumo em Inglês:

    This article intends to follow the main movements presented by the philosopher Gilles Deleuze (1925-1995). to propose a strucuture of the sense according to The logic of sense (1969). In order to do this, trying to achieve the very particular Deleuzian structuralism, we will follow especially some arguments established between the fourth (Of dualities). and the eighth (Of structure). series of this book, as well as points of the text How do we recognize structuralism? (1974).
  • Um breve estudo histórico-analítico da Lei de Hume Artigos Originais

    Sautter, Frank Thomas

    Resumo em Português:

    A Lei de Hume, pela qual um dever ser não pode resultar de um ser, e a sua recíproca, pela qual um ser não pode resultar de um dever ser, ocupam posições proeminentes nas discussões de metaética. Neste trabalho mostrarei relações lógicas entre distintas formulações da Lei de Hume e da sua recíproca. Também mostrarei como essas formulações estão relacionadas a teses sustentadas por importantes pensadores como Poincaré, Nelson, Jörgensen e Hare.

    Resumo em Inglês:

    Hume's Law, according to which an ought cannot result from an is, and its reciprocal, according to which an is cannot result from an ought, occupy salient positions in discussions on metaethics. In this paper I will show logical relations between distinct formulations of Hume's Law and of its reciprocal. I will show, also, how these formulations are related to theses sustained by important thinkers such as Poincaré, Nelson, Jörgensen and Hare.
  • Ocasião propícia, ocasião nefasta: tempo, história e ação política em Rousseau Artigos Originais

    Souza, Maria das Graças de

    Resumo em Português:

    Pretendo examinar duas imagens clássicas do tempo que se pode de algum modo identificar na obra de Rousseau. Em seguida analisar como operam na formulação de sua teoria da história, para, finalmente, mostrar de que modo tais concepções do tempo e da história incidem sobre a questão da ação política. A primeira, mais conhecida, é a imagem do tempo que tudo devora; a outra, que examinarei mais detidamente, é a figura do tempo como ocasião.

    Resumo em Inglês:

    I first examine two classical images of time that can somehow be identified in the works of Rousseau, and next analyze how they function in his formulation of a theory of history. Finally, I show how such conceptions of time and history affect the question of political action. The first, more well known, is the image of time that devours everything; the second, that I will examine more thoroughly, is the image of time as occasion.
  • A filosofia francesa Tradução

    Bergson, Henri
  • Ciência da lógica: Livro III-a lógica subjetiva. Seção 3-a idéia. Capítulo 1-a vida Tradução

    Hegel, Georg Wilhelm Friedrich
  • From Neurology to Psychoanalysis: Sigmund Freud's neurological drawings and diagrams of the mind Resenha

    Caneppele, Alessandra
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