Acessibilidade / Reportar erro
Topoi (Rio de Janeiro), Volume: 24, Número: 52, Publicado: 2023
  • A família Rego Barros: uma centúria na provedoria da Fazenda Real de Pernambuco, Brasil (1675-1770) Artigo

    Morais, Ana Lunara da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO A família Rego Barros comprou, em 1675, a propriedade do ofício da provedoria da Fazenda Real de Pernambuco, pela qual também foram juízes da Alfândega, cargos que ocuparam ao longo de um século. O presente artigo tem por objetivo analisar o impacto que a posse dessa propriedade de ofício e o seu exercício tiveram para a manutenção social e econômica da família Rego Barros. Verificou-se que o dito ofício tornou a família responsável por supervisionar todos os interesses da Fazenda, o que lhe garantiu uma boa fonte de rendimentos, mesmo que por vezes de maneira ilícita, e possibilitou sua ascensão social. Esta pesquisa aponta que a trajetória da família Rego Barros esteve em direta associação com a administração fiscal e tributária da capitania de Pernambuco, não devendo, portanto, ser analisada separadamente. Para tanto, realizou-se o cruzamento de informações de diversas fontes de variados fundos, especialmente do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) e dos Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (DH).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La familia Rego Barros compró en 1675, la propiedad del Defensor del Pueblo de la Real Hacienda de Pernambuco, por la cual también fueron jueces de Aduana, cargos que ocuparon durante un siglo. Este artículo tiene como objetivo analizar el impacto que tuvo la tenencia de esta propiedad de oficio y su ejercicio en el sostenimiento social y económico de la familia Rego Barros. Se verificó que el dicho oficio volvió a la familia responsable por la supervisión de todos los intereses de la Hacienda, lo que le garantizó una buena fuente de rendimientos, aunque algunas veces, de forma ilícita, y también le posibilitó su ascenso social. Esta investigación apunta a que la trayectoria de la familia Rego Barros estuvo en directa asociación con la administración fiscal y tributaria de la Capitanía de Pernambuco, no debiendo, por tanto, ser analizada de forma separada. De esta forma, se realizó el cruzamiento de informaciones de diversas fuentes de varios fondos documentales, especialmente del Archivo Histórico Ultramarino (AHU) y de los Documentos Históricos de la Biblioteca Nacional de Río de Janeiro (DH).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 1675, the Rego Barros family bought the property of the Ombudsman’s Office of the Royal Exchequer of Pernambuco, where they had been Customs judges for the preceding century. This article analyzes the socioeconomic impact that the purchase of this office property and its exercise had on the Rego Barros family. The office made the family responsible for supervising all the interests of the Royal Exchequer and provided a good - if sometimes illicit - source of income that enabled the family’s social ascension. The trajectory of the Rego Barros family was directly associated with the fiscal and tax administration of the Captaincy of Pernambuco, and should therefore not be analyzed separately. For that reason, this paper cross-checks information from various sources, especially those from the Overseas Historical Archive (AHU) and from the Historical Documents of the National Library of Rio de Janeiro (DH).
  • Atos torpes com demônios no Cariri Cearense: uma denúncia de índias cristãs à Inquisição de Lisboa (1747-1750) Artigo

    Silva, Amanda Teixeira da; Alexandre, Jucieldo Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa uma denúncia de duas índias cariris à Inquisição de Lisboa. A documentação, arquivada nos Cadernos do Promotor do Tribunal do Santo Ofício, indica a existência de investigação conduzida pela Inquisição sobre pactos com o demônio realizados por mulheres que pertenciam a diferentes grupos étnicos e sociais da Missão do Miranda, situada à época na freguesia de Nossa Senhora da Expectação da Vila do Icó, bispado de Pernambuco. As acusadoras afirmaram ter participado, em companhia de uma escravizada, de encontros libidinosos com demônios. Todas as mulheres teriam sido aliciadas pela esposa do proprietário da fazenda em que trabalhavam. A documentação permite conhecer aspectos ainda ignorados da dinâmica colonial da região, dos quais podemos destacar importantes contatos e conflitos entre os diversos grupos sociais - colonos, indígenas, escravizados e forros - que viveram nos Cariris Novos em meados do século XVIII. Além disso, indica as particularidades da condução de uma investigação inquisitorial no sertão brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo analiza una denuncia de dos indígenas cariris a la Inquisición de Lisboa. Los documentos, archivados en los Cuadernos del Promotor del Tribunal del Santo Oficio, indica la existencia de una investigación llevada por la Inquisición sobre pactos con el demonio realizados por mujeres que pertenecían a diferentes grupos étnicos y sociales de la Misión de Miranda, localizada en la época en la Feligresía de Nossa Senhora da Expectação da Vila do Icó, Obispado de Pernambuco. Las acusadoras aseguraron haber participado, en compañía de una esclava, de encuentros libidinosos con demonios. Todas las mujeres habrían sido aliciadas por la esposa del propietario de la hacienda en la que trabajaban. Los documentos permiten conocer aspectos ignorados de la dinámica colonial en la región, de las cuales podemos destacar importantes contactos y conflictos entre diversos grupos sociales - colonos, indígenas, esclavos y manumitidos - que vivieron entre los Cariris Novos a mediados del siglo XVIII. Además de esto, se indican las particularidades de la conducción de una investigación inquisitorial en el Sertão brasileño.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes a denunciation of two Indians from cariri people to the Lisbon Inquisition. The documentation, filed in the Prosecutor’s Notebooks of the Tribunal do Santo Ofício, indicates the existence of an investigation conducted by the Inquisition on pacts with the devil carried out by women who belonged to different ethnic and social groups of the Miranda Mission, located at the time in the parish of Nossa Senhora da Expectação of Vila do Icó, bishopric of Pernambuco. The accusers claimed to have participated, in the company of a slave, in libidinous encounters with demons. All the women were said to have been enticed by the wife of the owner of the farm where they worked. The documentation allows to know aspects still ignored of the colonial dynamics of the region, of which we can highlight important contacts and conflicts between the different social groups - colonists, indigenous, enslaved, and manumitted slaves - who lived in the Cariris Novos in the middle of the 18th century. In addition, it indicates the particularities of conducting an inquisitorial investigation in the Brazilian backland.
  • A nova vaga de populismo autoritário internacional da década de 2010 também chegou à África? Os casos de Moçambique e Angola Artigo

    Vidal, Nuno Fragoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo lida com o possível impacto das mais recentes tendências internacionais de populismo autoritário nos sistemas políticos africanos subsaarianos. Contrariamente às dominantes correntes de interpretação, argumenta-se aqui que não estamos em presença de uma nova influência internacional ou modelo a ser seguido localmente. Estamos perante o mais recente exemplo de um longo percurso histórico-político de adaptação das tendências internacionais aos sistemas políticos locais, conforme se estruturaram no período pós-colonial. Não se trata de réplicas pobres de populismo autoritário da mais recente vaga internacional da década de 2010, mas de mais uma assimilação seletiva de tendências políticas internacionais aos sistemas localmente dominantes. Através da análise dos casos específicos de Moçambique e Angola, este artigo discute histórica e teoreticamente a natureza dos regimes e sistemas políticos, mediante uma abordagem crítica das mais atuais discussões da história/ciência política sobre os chamados regimes híbridos, combinando características liberais e iliberais, que recorrem a designações como democracia illiberal, democracias de fachada, autocracias eleitorais, Estados semiautoritários, regimes autoritários competitivos, Estados pós-neo liberais, ou novos regimes autoritário-competitivos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo trata sobre el posible impacto de las tendencias internacionales más recientes de populismo autoritario en los sistemas políticos del África subsahariana. Contrariamente a las corrientes dominantes de interpretación, aquí se argumenta que no estamos en presencia de una nueva influencia o modelo internacional a seguir localmente. Estamos delante del más reciente ejemplo de un largo recorrido histórico-político de adaptación de las tendencias internacionales a los sistemas políticos locales, de acuerdo como se estructuraron en el período post-colonial. No se trata de réplicas pobres de populismo autoritario de la más reciente ola internacional de la década de 2010, sino más bien de una asimilación selectiva de tendencias políticas internacionales a los sistemas localmente dominantes. A través del análisis de los casos específicos de Mozambique y Angola, este artículo discute histórica y teóricamente la naturaleza de los regímenes y sistemas políticos, mediante un abordaje crítico de los más actuales debates de la historia/ciencia política sobre los llamados regímenes híbridos, combinando características liberales e iliberales, que recurren a designaciones como democracia liberal, democracias de fachada, autocracias electorales, Estados ­semi-autoritarios competitivos, Estados pos-neoliberales o regímenes autoritario-competitivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with the possible impact of the most recent international authoritarian populist tendencies on sub-Saharan African political systems. Contrary to the main currents of interpretation, this paper argues that we are not in face of a new international influence or role model being locally followed, but in face of the most recent example of a long political-historical path of selective assimilation of international trends to local political systems as structured after independence. We are not witnessing to poor local replicas of the most recent international wave of authoritarian populism of 2010s, but to another selective assimilation of political features to serve the existing and locally dominant systems. Through the analysis of the specific cases of Mozambique and Angola, this paper theoretically and historically discusses the nature of regimes and political systems through a critical approach on the most recent historical/political science discussions of so-called hybrid regimes, combining liberal and illiberal features, that resort to concepts such as illiberal democracies, façade democracies, electoral autocracies, semi-authoritarian states, competitive authoritarian regimes, post-neo-liberal States, or new competitive authoritarian regimes, among others.
  • Direitos das mulheres e política regional sob a Guerra Fria. Direitos políticos e civis para as mulheres na América Latina, 1944-1954 Article

    Marques, Teresa Cristina de Novaes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo sustenta que os avanços nos direitos das mulheres observados no sistema diplomático Inter Americano depois da Segunda Guerra não resultaram apenas dos interesses de mulheres ativistas, mas também das relações multilaterais na região, nas quais atores masculinos predominavam. Em apoio às negociações diplomáticas, o novo vocabulário de Direitos Humanos que emergiu com a reconfiguração das relações internacionais foi instrumental para o avanço das reformas institucionais relativas aos direitos das mulheres na América Latina, particularmente, ao direito ao voto. Contrariamente à historiografia existente sobre o assunto, este artigo explora o processo de construção deste novo vocabulário em vez de examiná-lo no seu formato final. Faz-se uso de fontes arquivísticas do Brasil a fim de oferecer um outro ponto de vista ao problema da construção da retórica dos direitos humanos e os seus usos nas relações interamericanas após a Guerra.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo argumenta que los avances en los derechos de las mujeres observados en el sistema diplomático interamericano después de la Segunda Guerra Mundial se debieron no solo a los intereses de las mujeres activistas, sino también a las relaciones multilaterales en la región, en las que predominaron los actores masculinos. En apoyo a las negociaciones diplomáticas, el nuevo vocabulario de Derechos Humanos que surgió con la reconfiguración de las relaciones internacionales fue fundamental para el avance de las reformas institucionales relacionadas con los derechos de las mujeres en América Latina, en particular, el derecho al voto. Contrariamente a la historiografía existente sobre el tema, este artículo explora el proceso de construcción de este nuevo vocabulario en lugar de examinarlo en su formato final. Se utilizan fuentes archivísticas de Brasil para ofrecer otro punto de vista al problema de la construcción de la retórica de los derechos humanos y sus usos en las relaciones interamericanas después de la Guerra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article argues that advancements in women’s rights in the Inter-American diplomatic system after WWII did not solely follow women activists’ interests but resulted from the male-dominated multilateral relations in the region too. In support of these negotiations, the new political vocabulary of Human Rights emerging from the re-configuration of the world affairs was instrumental for the advancement of institutional reforms related to women’s rights in Latin America, especially voting rights. Contrary to existing literature on the subject, this article delves into the process of constructing this new vocabulary, instead of examining its final forms only. It uses archival sources from Brazil to offer another point of view of the making of the rhetoric of human rights and its uses in Inter-American relations in the after-war.
  • A construção de ameaças e inimigos nos discursos presidenciais dos EUA (1993-2013) Article

    Resende, Erica Simone Almeida; Leite, Lucas Amaral Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO A construção de ameaças e inimigos é uma constante da política internacional, e os discursos presidenciais possuem um papel importante nesse processo. Este artigo tem como objetivo mostrar como os discursos presidenciais dos Estados Unidos articulam narrativas e representações de ameaças e inimigos ao público norte-americano. Com base nos pronunciamentos do Estado da União de Bill Clinton (1993-2001), George W. Bush (2001-2009) e Barack Obama (2009-2013), veremos o funcionamento desse processo por vinte anos de política externa norte-americana. Serão empregadas duas técnicas de análise de discurso. A primeira destaca os processos de ligação e de diferenciação inerentes a identidades coletivas, enquanto a segunda, oriunda da narratologia, identifica a gramática narrativa que articula os papéis desempenhados na trama. Ao contrário de serem categorias fixas e estáveis, mostraremos que inimigos e ameaças são categorias em constante fluxo, que são construídas em um estado permanente de crise.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La construcción de amenazas y enemigos es una constante en la política internacional, y los discursos presidenciales juegan un papel importante en este proceso. Este artículo tiene como objetivo mostrar cómo los discursos presidenciales estadounidenses articulan narrativas y representaciones de amenazas y enemigos para el público estadounidense. Con base en los pronunciamientos del Estado de la Unión de Bill Clinton (1993-2001), George W. Bush (2001-2009) y Barack Obama (2009-2013), veremos el funcionamiento de este proceso durante veinte años de política exterior de los Estados Unidos. Se utilizarán dos técnicas de análisis del discurso. La primera destaca los procesos de conexión y diferenciación inherentes a las identidades colectivas, mientras que la segunda, derivada de la narratología, identifica la gramática narrativa que articula los roles que se juegan en la trama. A diferencia de ser categorías fijas y estables, mostraremos que los enemigos y las amenazas son categorías en constante flujo, que son construidas en un estado de permanente crisis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The construction of threats and enemies is a constant in international politics, and presidential rhetoric plays an important role in this process. In this article, we show how recent US presidential speeches articulate narratives and representations of threats and enemies. We will focus on the State of the Union addresses given by Bill Clinton (1993-2001), George W. Bush (2001-2009), and Barack Obama (2009-2013), thus encompassing 20 years of US foreign policy agenda. To do so, we will use two discourse analysis techniques. The first will highlights processes of linking and differentiation inherent to identities while the second, from the field of narratology, is employed to identify the narrative grammar that underpins the roles performed in narratives. We will show that rather than fixed, stable categories, threats and enemies are constantly in flux, being constructed against a permanent state of crisis.
  • O crime como obra de arte: Aníbal López, realismo traumático e crítica institucional (2000-2012) Artigo

    Freitas, Artur Correia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a relação entre criminalidade e arte contemporânea a partir do realismo traumático mobilizado na obra do artista visual guatemalteco Aníbal López durante os anos 2000. Para tanto, considera-se a ideia-limite do “crime como obra de arte” como um dos modos de elaboração poética do trauma na cultura contemporânea. A hipótese de fundo consiste em ressaltar a dimensão institucional dessa elaboração, ali incluída a crítica aos sistemas de produção e circulação da arte. Como se verá, parte da potência discursiva das obras de Aníbal López advém do choque deliberado entre dois contextos díspares: de um lado, o ambiente traumático de violência, criminalidade e pobreza da Guatemala dos anos 1990 e 2000; de outro, o contexto institucional do mundo da arte contemporânea globalizada, com seus ritos sofisticados, sua fauna exótica e culta, seus lugares próprios de exposição e legitimação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la relación entre criminalidad y el arte contemporáneo desde la perspectiva del realismo traumático movilizado en la obra del artista visual guatemalteco Aníbal López durante la década del 2000. Por lo tanto, se considera la idea límite del “crimen como obra de arte” como una de las formas de elaboración poética del trauma en la cultura contemporánea. La hipótesis de fondo, consiste en resaltar la dimensión institucional de esa elaboración, incluyendo la crítica a los sistemas de producción y circulación del arte. Como se verá, parte del poder discursivo de las obras de Aníbal López proviene del choque deliberado entre dos contextos dispares: por un lado, el entorno traumático de violencia, delincuencia y pobreza en Guatemala de las décadas de 1990 y 2000; por otro, el contexto institucional del mundo del arte contemporáneo globalizado, con sus ritos sofisticados, su fauna exótica y culta, sus propios lugares de exhibición y legitimación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the relationship between crime and contemporary art based on the traumatic realism employed by Guatemalan visual artist Aníbal López in the 2000s. For this purpose, the idea of “crime as a work of art” is considered one of the most important modes of poetic elaboration of trauma in contemporary culture. The underlying hypothesis is to emphasize the institutional dimension of that elaboration, including the critique of the production and circulation systems of art. As will be seen, part of Aníbal López’s artworks discursive power comes from the deliberate clash between two distinct contexts: on the one hand, the traumatic environment of violence, crime, and poverty in Guatemala in the 1990s and 2000s; on the other, the institutional context of the globalized contemporary art world, with its sophisticated rites, its exotic and cultured fauna, its own places of exhibition and legitimation.
  • “El caudillo de los cholos”: reflexões sobre a vida de um homem negro livre na América espanhola em tempos de guerra (1809-1811) Artigo

    Rodrigues, Bruno Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa o protagonismo de um negro livre conhecido na região andina como Quitacapas, durante o início da guerra de independência no Alto Peru (atual Bolívia), entre 1809 a 1811. Fugido da capitania de Mato Grosso, se transformou na região no porta-voz do povo. Com a intenção de entender até que ponto a trajetória deste sujeito é representativa para pensar a vida de ex-escravizados após a fuga, bem como compreender a participação de negros nos eventos relativos às guerras de independência na América espanhola, traçaremos um panorama das fugas da América portuguesa para a espanhola e, posteriormente, refletiremos as nuances do caso Quitacapas à luz do recrutamento de soldados negros durante o período de guerra. Acreditamos que a partir da sua trajetória seja possível vislumbrar uma massa de homens e mulheres outrora negligenciados e subalternizados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio analiza el protagonismo de un negro libre conocido en la región andina como Quitacapas, durante el inicio de la guerra de independencia en el Alto Perú (actual Bolivia), entre 1809 y 1811. Escapando de la Capitanía de Mato Grosso, se convirtió en el principal portavoz del pueblo en la región. Con la intención de comprender en qué medida la trayectoria de este sujeto es representativa para pensar la vida de los ex-esclavos después de la fuga, así como entender la participación de los negros en los hechos relacionados con las guerras de independencia en Hispanoamérica, dibujaremos un recorrido por las fugas de la América portuguesa a la española y, más adelante, reflexionaremos los matices del caso Quitacapas a la luz del reclutamiento de soldados negros durante el período bélico. Creemos que a partir de su trayectoria, es posible vislumbrar una masa de hombres y mujeres antes desatendidos y subordinados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes the role of a free black man known in the Andean region as Quitacapas, during the beginning of the war of independence in Alto Peru (present-day Bolivia), between 1809 and 1811. After running away the captaincy of Mato Grosso, the westernmost territory of the Portuguese Empire, he became the region’s spokesman for the people. In order to understand how the trajectory of this subject is representative to think about the life of ex-enslaved after the escape, as to understand the participation of blacks in the events related to the wars of independence in Spanish America, we will draw an overview of the escapes from Portuguese to Spanish America and, later, we will reflect the nuances of the Quitacapas case in light of the recruitment of black soldiers during the war period. We believe that from his trajectory it is possible to visualize a mass of men and women that were once neglected and subordinated.
  • Machado de Assis e “A derradeira injúria” de Pombal - memória póstuma, comemoração, história Artigo

    Pereira, Gustavo

    Resumo em Português:

    RESUMO Consideram-se aspectos de “A derradeira injúria”, poema de Machado de Assis publicado em uma coletânea luso-brasileira comemorativa dos cem anos da morte de Pombal (1885). Relaciona-se o texto (narrativa imaginativa de um episódio póstumo) aos festejos do 1º centenário fúnebre do marquês no Rio de Janeiro (1882), atentando-se a como se mobiliza o passado pombalino no poema e em outros impressos que abordam tanto as celebrações quanto o discurso histórico difundido sobre Pombal. Destaca-se como o autor se distingue do comemorativismo que caracteriza a publicação que seu texto integra.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se consideran aspectos de “A derradeira injúria”, poema de Machado de Assis publicado en una colección luso-brasileña conmemorativa del centenario de la muerte de Pombal (1885). El texto (narrativa imaginativa de un episodio póstumo) se relaciona con las festividades del I centenario fúnebre del marqués en Río de Janeiro (1882), acentuándose en cómo se moviliza el pasado pombalino en el poema y en otros impresos que abordan tanto las celebraciones como el discurso histórico difundido sobre Pombal. Se destaca cómo el autor se distingue de la conmemoración que caracteriza la publicación que su texto integra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article considers aspects of “A derradeira injúria”, poem by Machado de Assis published in a Portuguese-Brazilian (1885) collection commemorating the hundred years of the death of Pombal. Relating the text (an imaginative narrative of a posthumous episode) to the celebrations of the marquis’ first funeral centenary in Rio de Janeiro (1882), it pays attention to its peculiarities and to how the poem and other publications that address both the celebrations and the widespread historical discourse about Pombal mobilize the Pombaline past. The article underlines the way Machado sets himself apart from the commemorative effort that characterizes the publication his text integrates.
  • Graça Aranha e paródias oswaldianas: a alegria cósmica e a prova dos nove Artigo

    Caixeta, Maryllu de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudo algumas paródias oswaldianas de certas noções, formuladas por Graça Aranha, quando considerava, em chave racialista e pessimista, ser a incipiente imaginação metafísica dos povos nacionais primitivos o motivo da paralisia do país. Como questão de fundo, destaco nas representações da cultura nacional, por Graça Aranha, a impregnação de um pessimismo racialista duradouro. Considero essas paródias, particularmente, em dois momentos distintos: na radicalização antropofágica, ante a dominância de discursos racialistas e metafísicos; e na frustração, manifesta n’O rei da vela, quanto à modernização conservadora.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Estudio algunas parodias oswaldianas de ciertas nociones, formuladas por Graça Aranha, cuando consideró, en clave racista y pesimista, ser la incipiente imaginación metafísica de los pueblos nacionales primitivo, el motivo del estancamiento del país. Como cuestión de fondo, destaco en las representaciones de la cultura nacional, por Graça Aranha, la impregnación de un perdurable pesimismo racial. Considero estas parodias, particularmente, en dos momentos distintos: en la radicalización antropofágica, ante el dominio de los discursos raciales y metafísicos; y en la frustración, manifestada en O rei da vela, respecto a la modernización conservadora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT I study some Oswaldian parodies of certain notions, formulated by Graça Aranha, when he considered, in a racialist and pessimistic way, that the incipient metaphysical imagination of the primitive national peoples was the reason for the paralysis of the country. As a background, I highlight in the representations of the national culture, of Graça Aranha, the impregnation of a lasting racialist pessimism. I consider these parodies, particularly, at two different moments: in anthropophagic radicalization, against the dominance of racialist and metaphysical discourses; and frustrated, he manifested himself in O rei da vela, regarding conservative modernization.
  • A paixão da história nas biografias de Paulo Leminski Artigo

    Moraes, Everton de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é pensar os experimentos biográfico-poéticos de Paulo Leminski como narrativas históricas e a agência do e sobre o passado que eles articulam. O argumento central é o de que os modos de relação com o tempo que ali aparecem escapam àqueles que predominam na chamada cultura histórica, dialogando com as temporalidades da poesia e do mito. Trata-se, mais especificamente, de pensar como o poeta-biógrafo busca articular uma relação com o passado atravessada por aquilo que ele chamou de paixão, que implica levar em conta não apenas as presenças do outrora no interior do agora, mas também seus modos de participação nas dinâmicas temporais, isto é, nos movimentos de atualização e desatualização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es pensar los experimentos biográfico-poéticos de Paulo Leminski como narrativas históricas y la agencia de y sobre el pasado que ellos articulan. El argumento central es que las formas de relacionarse con el tiempo que allí aparecen escapan a las que predominan en la llamada cultura histórica, dialogando con las temporalidades de la poesía y el mito. Se trata, más concretamente, de pensar cómo el poeta-biógrafo busca articular una relación con el pasado atravesada por lo que él llamó pasión, que implica tener en cuenta no sólo la presencia del pasado en el ahora, sino también sus modos de participación en las dinámicas temporales, es decir, en la actualización y desactualización de los movimientos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to think of Paulo Leminski’s biographical-poetic experiments as historical narratives and the agency of and about the past that they articulate. The main argument is that the concept of time that emerges in his writings escapes from those that predominate in the so-called historical culture, dialoguing with the temporalities of poetry and myth. More specifically, it is about how the poet-biographer articulate the relationship with the past crossed by what he called “passion”, which implies taking into account not only the presence of the past within the present, but also its modes of participation in the temporal dynamics, that is, in the movements of updating and outdating.
  • A formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet Artigo

    Turibio, Thiago

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é investigar a formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet a partir de dois livros fundamentais que perfazem um corpus escrito ao longo de 20 anos: Brasil em tempo de cinema (1967) e Trajetória crítica (1978). Aqui partimos da hipótese de que a leitura cerrada desses livros permite compreender a formação do método crítico em Bernardet, que passa da análise de autor ao paradigma da conscientização até alcançar a ambição pós-estruturalista de um exame de como as lutas de classes operam na própria forma fílmica. Argumentaremos que esse movimento não deve ser visto como mera fuga para frente, mas sim como superação reflexiva. Para compreendê-lo nos valemos de alguns postulados da dialética, tais como propostos pela tradição materialista. Assim, foi preciso relacionar a análise interna dos textos à totalidade social, no que, aliás, seguimos nosso autor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del artículo es investigar la formación histórica del método de análisis fílmico en Jean-Claude Bernardet a partir de dos libros fundamentales que componen un corpus escrito a lo largo de 20 años: Brasil em tempo de cinema (1967) e Trayectória crítica (1978). Aquí partimos de la hipótesis de que una lectura atenta de estos libros permite comprender la formación del método crítico en Bernardet, que va desde el análisis autoral al paradigma de la conciencia hasta llegar a la ambición postestructuralista de un examen de cómo la luchas de clase operan en la misma forma fílmica. Argumentaremos que, este movimiento no debe ser visto como una mera huida hacia adelante, sino como una superación reflexiva. Para comprenderlo, nos valemos de algunos postulados de la dialéctica, tal como los propone la tradición materialista. Así, fue necesario relacionar el análisis interno de los textos con la totalidad social, en la que, dicho sea de paso, seguimos a nuestro autor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the article is to investigate the historical formation of the method of film analysis in Jean-Claude Bernardet based on two fundamental books that make up a corpus written over 20 years: Brasil em tempo de cinema (1967) and Trajetória crítica (1978). Here we start from the hypothesis that the close reading of these books allows us to understand the formation of the critical method in Bernardet, which passes from the author analysis to the paradigm of conscientization until reaching the post-structuralist ambition of an examination of how class struggles operate in the form filmic. We will argue that this movement should not be seen as a mere escape forward, but as a reflexive overcoming. To understand it, we make use of some postulates of dialectics, such as those proposed by the materialist tradition. Thus, it was necessary to relate the internal analysis of the texts to the social totality, in which, by the way, we follow our author.
  • A endemia de tracoma em São Paulo no início do século XX: as atuações governamentais e as repercussões na comunidade internacional Artigo

    Gois, Soraya Lodola de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO O tracoma, uma enfermidade oftálmica com alto risco de cegueira, tornou-se endêmica no final do século XIX em vários países da Europa, Ásia, África e América. No Brasil, a doença foi mais intensa nos estados com forte política imigratória, em especial em São Paulo, atingindo principalmente a população rural. Este artigo objetiva analisar como a disseminação do tracoma no início do século XX em São Paulo criou fissuras nas relações internacionais e como as pressões dos países vinculados às políticas imigratórias poderiam ter influenciado nas medidas profiláticas implantadas. A pesquisa relevou que as atuações governamentais de combate ao tracoma, realizadas de forma intermitente, coincidiram com os períodos de dissensos com a Itália, Espanha e Argentina, demonstrando que as questões migratórias estavam fortemente alicerceadas entre os fatores que definiram a política sanitária do período.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El tracoma, una enfermedad oftálmica con alto riesgo de ceguera, se volvió endémica a finales del siglo XIX en varios países de Europa, Asia, África y América. En Brasil, la enfermedad fue más intensa en los Estados con fuerte política de inmigración, especialmente en São Paulo, afectando principalmente a la población rural. Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la propagación del tracoma a principios del siglo XX en São Paulo creó fisuras en las relaciones internacionales y cómo la presión de los países vinculados a las políticas de inmigración pudieron haber influido en las medidas profilácticas implementadas. La investigación reveló que las acciones gubernamentales para combatir el tracoma que se llevaron a cabo de forma intermitente coincidieron con períodos de disidencia con Italia, España y Argentina, lo que demuestra que la cuestión de la migración estuvo fuertemente arraigada entre los factores que definieron la política sanitaria de la época.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Trachoma, an ophthalmic disease with a high risk of blindness, became endemic in the late nineteenth century in several countries in Europe, Asia, Africa and America. In Brazil, the disease was more intense in states with a strong immigration policy, especially in São Paulo, affecting mainly the rural population. This article aims to analyze how the spread of trachoma in the beginning of the 20th century in São Paulo created fissures in international relations and how the pressure exerted by the international community could have influenced the prophylactic measures implemented. The research showed us that government actions to combat trachoma that were carried out intermittently coincided with periods of dissent with Italy, Spain and Argentina, demonstrating that immigration issues were strongly rooted among the factors that defined health policy strategies of the period.
  • A família na agenda do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental do Rio de Janeiro (1934-1939) Artigo

    Tamano, Luana Tieko Omena

    Resumo em Português:

    RESUMO Com este artigo, almeja-se analisar como a família foi incluída nos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM), edificado na reforma educacional empreendida por Anísio Teixeira em 1934. A família é a base deste trabalho cuja abordagem está ancorada na linha da história política. Tanto a instituição familiar quanto a educação estavam articuladas e serviam ao Estado, que entendia a primeira como fundamentadora de sua ideologia na condição de família-nação. Ao mesmo tempo, compreendia a educação como via para a compleição do brasileiro ajustado, hígido, trabalhador, com princípios coletivos e cívicos, sobremaneira, um indivíduo de família. Todavia, aqui buscamos destacar o protagonismo das famílias investigadas pelo SOHM que, diante de suas imposições a respeito da maneira como deveriam educar seus filhos, criaram estratégias e negociações nessa relação de força estabelecida entre ambos. A investigação proposta está fundamentada nos escritos de Arthur Ramos, diretor do Serviço, relacionados ao trabalho executado naquela instituição, na análise de algumas fichas ortofrênicas e na bibliografia referente ao tema.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la familia fue incluida en el trabajo realizado por el Servicio de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM), construido en la reforma educativa emprendida por Anísio Teixeira en 1934. La familia es la base de este trabajo cuyo enfoque está anclado en la línea de la historia política. Tanto la institución familiar como la educación estaban articuladas y servían al Estado, que entendía la primera como el fundamento de su ideal de familia-nación. Al mismo tiempo, entendió la educación como una forma de hacer del brasileño un trabajador sano con principios colectivos y cívicos, sobre todo, miembro de la familia. Sin embargo, aquí buscamos resaltar el protagonismo de las familias investigadas por el SOHM que, ante sus imposiciones sobre la forma en que debían educar a sus hijos, crearon estrategias y negociaciones en esa relación de fuerza establecida entre ambos. La investigación propuesta se basa en los escritos de Arthur Ramos, Director del Servicio, relacionados con el trabajo realizado en esta institución, en el análisis de algunos expedientes ortofrénicos y en la bibliografía relacionada con el tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze how the family was included in the works developed by the Orthophrenic and Mental Hygiene Service, built in the educational reform Anísio Teixeira in 1934. The family is the basis of this work, whose approach is anchored in the political history line. Both family institution and education were articulated and served the State wich unterstood the family as basis that underpinned its ideology in the condition as nation-family. At the same time, it understood the education as way to constitution of the adjusted, healthy and worker Brazilian with collectives and civics principles, above all, an individual of family. However, in this paper we seek to highlight the protagonism of the families investigated by OMHS who, in the face of its impositions regarding of way they should educate their children, created strategies and negotiations in this relationship of strength established between them. The proposed investigation is based on the writings of Arthur Ramos, director of the Service, related to the work performed in that institution and the analysis of some orthophrenic records and in the bibliography referents to the subject.
  • Passeios de bicicleta, corridas esportivas: novos divertimentos na cidade de São Paulo (1896-1925) Artigo

    Lessa, Priscila Requião; Soares, Carmen Lúcia; Silva, Marcelo Moraes e

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo pretende investigar a inserção da bicicleta na cidade de São Paulo para compreender como os singelos passeios foram, aos poucos, tendo a companhia das primeiras corridas esportivas. Para tanto foram utilizados como fontes jornais da época e memorialistas, no período delimitado entre os anos de 1895 a 1925. A análise das fontes constituídas indicou uma relação da bicicleta com o ideário urbano emergente na capital do estado de São Paulo, a mobilidade e liberdade inédita que o artefato possibilitou ao sexo feminino, o papel da vestimenta numa cultura relativa à bicicleta, bem como uma crescente esportivização do andar de bicicleta em virtude do crescimento da cidade. A título de conclusão, o artigo aponta que a presença do artefato de duas rodas e das corridas em São Paulo, na virada do século XIX para o XX, contribuiu significativamente na formação de gestualidades atléticas e performáticas nos indivíduos que interagiram com as bicicletas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo pretende investigar la inserción de la bicicleta en la ciudad de São Paulo para comprender cómo los paseos simples fueron, poco a poco, acompañados de las primeras carreras deportivas. Para eso, se utilizaron como fuentes, periódicos de la época y memorias, en el período comprendido entre los años 1895 a 1925. El análisis de las fuentes constituidas indicó una relación entre la bicicleta y los ideales urbanos emergentes en la capital del Estado de São Paulo, la movilidad y la libertad sin precedentes que el artefacto permitió al género femenino, el papel del vestuario en una cultura relacionada con la bicicleta, así como una creciente deportividad de andar en bicicleta debido al crecimiento de la ciudad. Como conclusión, el artículo apunta que la presencia del artefacto de dos ruedas y de las carreras en São Paulo, en el paso del siglo XIX al XX, contribuyó significativamente para la formación de gestos atléticos y performativos en individuos que interactuaron con las bicicletas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper investigates the introduction of bicycles in the city of São Paulo, aiming to comprehend how the first sporting races gradually accompanied simple rides. The selected sources for this research were newspapers and memoirs published between 1895 and 1925. The analysis of these documents indicated a relation between bicycles and the urban ideation emerging in the city of São Paulo during the selected timeframe, the unprecedented mobility and freedom this artefact provided for women, the role of clothing in a culture related to the bicycle, and a growing sportization of the act of riding bicycles in urban spaces. In conclusion, the presence of bicycles and races in São Paulo at the turn of the nineteenth century contributed substantially to creating athletic gestures and performances in individuals who interacted with bicycles.
  • O livro de Damião de Góis sobre a Etiópia Artigo

    Nepomuceno, Luís André

    Resumo em Português:

    RESUMO Em 1533, o humanista português Damião de Góis esteve com o monge etíope Sāgā za-Ab em Lisboa, em conversas sobre a religião cristã, pedindo que ele fizesse uma síntese de seus dogmas e prometendo verter o texto para o latim, o que resultou no opúsculo Fides, religio moresque Aethiopum (1540). Góis, além do testemunho de Sāgā, acrescentou ao livro cartas régias e eclesiásticas da diplomacia entre Portugal e Etiópia, a partir de uma colagem de textos, em que vozes distintas, em diálogo, revelam interesses que se complementam ou polemizam. A crítica tem sugerido que, nesse livro, Góis propõe ecumenismo e tolerância religiosa. O presente artigo sugere, ao contrário, que ele, embora dê voz à Igreja Copta da Etiópia, faz interferências no texto, propondo que os etíopes se sujeitem às verdades católicas, para que a incorporação da Etiópia ao plano do catolicismo facilite antigos propósitos políticos: ocupar terras próximas do mar Vermelho e anular os projetos comerciais dos turcos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En 1533, el humanista portugués Damião de Góis se encontraba con el monje etíope Sāgā za-Ab en Lisboa, en conversaciones sobre la religión cristiana, pidiéndole que hiciera una síntesis de sus dogmas y prometiéndole traducir el texto al latín, lo que resultó en la folleto Fides, religio moresque Aethiopum (1540). Góis, además del testimonio de Sāgā, añadió al libro cartas reales y eclesiásticas de la diplomacia entre Portugal y Etiopía, a partir de un collage de textos, en los que diferentes voces, en diálogo, revelan intereses que se complementan o chocan. Los críticos han sugerido que, en este libro, Góis propone el ecumenismo y la tolerancia religiosa. El presente artículo sugiere, contrariamente, que, si bien da voz a la Iglesia Copta de Etiopía, también interfiere en el texto, proponiendo que los etíopes se sujeten a las verdades católicas, para que la incorporación de Etiopía al plano del catolicismo facilite antiguos propósitos políticos: ocupar tierras cercanas al Mar Rojo y anular los proyectos comerciales de los turcos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 1533 the Portuguese humanist Damião de Góis encountered the Ethiopian monk Sāgā za-Ab in Lisbon, in conversations about Christian religion, and asked him to make a synthesis of his dogmas by promising to translate the text into Latin. The result was the publication of the booklet Fides, religio moresque Aethiopum (1540). Góis, in addition to Sāgā’s testimony, added to the book some royal and ecclesiastical letters of diplomacy between Portugal and Ethiopia, based on an imbrication of texts, in which distinct voices, in dialogue, reveal interests that complement or polemic each other. Critics have suggested that Góis in this book proposes ecumenism and religious tolerance. This article suggests, on the contrary, that he, while giving voice to the Coptic Church of Ethiopia, makes interferences in the text, by suggesting that Ethiopians be submitted to Catholic truths, so that an incorporation of Ethiopia into the Catholic plan facilitates old political purposes: to occupy lands near the Red Sea and nullify the commercial projects of the Turks.
  • Paraíso perdido? A Amazônia como espaço de globalização política ou o que a história ambiental e a história global podem nos dizer sobre a ditadura civil-militar brasileira Resenha

    Viegas, Danielle Heberle
  • A multifacetada intelectualidade medieval portuguesa Resenha

    Guimarães, Jerry Santos
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org