Acessibilidade / Reportar erro

VARIAÇÃO TERMINOLÓGICA NAS PESQUISAS SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DOS TERMOS EMPREGADOS POR PROFESSORES-PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

TERMINOLOGICAL VARIATION IN STUDIES ON SCIENTIFIC COMMUNICATION: ANALYSIS OF TERMS USED BY PROFESSOR-RESEARCHERS FROM BRAZILIAN UNIVERSITIES

RESUMO

A divulgação do conhecimento científico à sociedade teve considerável expansão nas últimas décadas, mas, especialmente no contexto da pandemia de covid-19, a divulgação científica se destacou significativamente, impulsionando cientistas a se engajarem em atividades dessa natureza. Há, reconhecidamente, outros termos, além de divulgação científica para abordar a relação entre ciência e público não especializado (BUENO, 1985BUENO, W. da C. (1985). Jornalismo científico: conceito e funções. Ciência e Cultura, v. 37, n. 9, p. 1420-1427. Disponível em: https://biopibid.ccb.ufsc.br/files/2013/12/Jornalismo-cient%C3%ADfico-conceito-e-fun%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 17 fev. 2017.
https://biopibid.ccb.ufsc.br/files/2013/...
; ALBAGLI, 1996ALBAGLI, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 396-404. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643. Acesso em: 21 mar. 2019.
http://revista.ibict.br/ciinf/article/vi...
; VOGT; MORALES, 2018VOGT, C.; MORALES, A. P. (2018). Cultura científica. In: VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. (org.), Comciência e divulgação científica. Campinas: BCCL: UNICAMP, p. 13-22.), o que indica a ausência, entre os teóricos, de um consenso sobre qual termo seria mais apropriado (ROCHA; MASSARANI, 2017ROCHA, M; MASSARANI, L. (2017). Panorama general de la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina. In: MASSARANI, L. et al. (org.), Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, p. 13-38.). Entende-se que os termos devem ser estudados a partir de determinadas situações discursivas, o que direciona a fundamentar este artigo nos preceitos da Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999aCABRÉ, M. T. (1999a). Terminology: Theory, Methods, and Applications. Barcelona: John Benjamins Publishing Company.). Assim, considerando o papel das universidades na divulgação dos conhecimentos científicos bem como a importância da terminologia na difusão e na circulação do saber científico, o objetivo deste trabalho é analisar os termos empregados por professores-pesquisadores das universidades brasileiras para conceber esse elo comunicativo com a sociedade. Para o desenvolvimento desta análise, coletou-se, na ferramenta Google Acadêmico, artigos científicos, publicados entre os anos de 2013 e 2018, e recuperados pela busca de divulgação científica. Determinou-se, como critérios, que os artigos fossem de autoria de professores-pesquisadores de pós-graduação stricto sensu, totalizando 114 artigos. Com auxílio da ferramenta computacional WordSmith Tools, realizou-se o levantamento dos termos considerados mais comuns conforme Caribé (2015)CARIBÉ, R. de C. do V. (2015). Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade, v. 25, n. 3, p. 89-104. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/93078. Acesso em: 11 set. 2019.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/93...
. Os resultados apontam para predominância do termo divulgação científica tanto na função de palavrachave quanto ao longo dos artigos, configurando-se como uma maneira de circunscrever os estudos da área.

Palavras-chave:
terminologia; divulgação científica; variação; universidade; ciência

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br