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Correção de texto: um desafio para o professor de Português

Resumo

This article presents the results of a study involving a group of teachers of Portuguese enrolled in a special course for continuing education offered at the campus of Dourados of the Federal University of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil (UFMS). The research investigated the relationship between the classroom practices of the teachers and the methodology advocated in the course of Methodology of Text Production, especially in relation to the dialogue between writing / rewriting and the correction of texts. The results identify some of the issues involved in the teaching of text production which are of special concern to these teachers during daily classroom activities. These were reflected in the conflicts revealed by the subjects about classroom teaching when they were challenged not only to act and interact but to reflect on their own history of teaching and learning in relation to text production.

correction of texts; writing teaching-learning; mother tongue


correction of texts; writing teaching-learning; mother tongue

ARTIGOS

Correção de texto: um desafio para o professor de Português

Rute Izabel Simões Conceição

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

ABSTRACT

This article presents the results of a study involving a group of teachers of Portuguese enrolled in a special course for continuing education offered at the campus of Dourados of the Federal University of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil (UFMS). The research investigated the relationship between the classroom practices of the teachers and the methodology advocated in the course of Methodology of Text Production, especially in relation to the dialogue between writing / rewriting and the correction of texts. The results identify some of the issues involved in the teaching of text production which are of special concern to these teachers during daily classroom activities. These were reflected in the conflicts revealed by the subjects about classroom teaching when they were challenged not only to act and interact but to reflect on their own history of teaching and learning in relation to text production.

Keywords: correction of texts, writing teaching-learning, mother tongue.

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Referências bibliográficas

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1 Disciplina ministrada no Curso de Especialização em Língua Portuguesa oferecido pela UFMS/Campus de Dourados em 2001 e 2002.

2 Cada informante recebeu uma letra e um número identificadores.

3 Entende-se por texto escrito, neste trabalho, a atividade discursiva escrita que forma um todo significativo, com objetivo de interagir com algum interlocutor à distância.

4 Discurso, aqui, está sendo entendido como atividade lingüística em que se diz alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico e em determinadas circunstâncias que influem as escolhas feitas ao produzir tal discurso.

5 Faz isso citando Aplebee (1981).

6 Há casos em que o professor apenas faz um risco vertical na margem do texto do aluno assinalando um grande trecho.

7 Problemas discursivos, neste trabalho, correspondem aos problemas referentes aos aspectos pragmáticos e semântico-conceitual.

8 O sentido empregado é o estabelecido por Bakhtin (1995).

9 Além dos cinco encontros previstos, ocorreram encontros para atendimento mais individualizado. Os encontros foram gravados em vídeo.

10 No início do Curso, coletaram-se informações sobre a clientela através de um questionário de sondagem. Além desse, os seguintes instrumentos deram suporte às reflexões: gravação em vídeo das aulas e dos encontros para comentários dos textos; coleta dos textos escritos e reescritos pelos alunos, com as anotações escritas pelo professor; redação, pelos alunos, de um diário das aulas, de uma auto-avaliação e de um texto avaliando as aulas.

11 A pesquisa referida está sendo desenvolvida no Departamento de Comunicação e Expressão/Campus de Dourados/UFMS, sob o título "A (re)construção da discursividade na escrita".

12 Termo utilizado por Pécora (1992).

13 Isso tem relação com o tipo de correção e será discutido a seguir.

14 No item 3.1.2 serão analisados os comentários do professor ao texto do aluno.

15 Aspectos Discursivos, neste trabalho, referem-se aos aspectos pragmático e semântico-conceitual do texto e, aspectos formais referem-se à gramática, à estrutura, aos aspectos aparentes na superfície textual.

16 A versão reescrita deste texto está no anexo, no final deste trabalho. Embora ainda apresente problemas, ilustra os ganhos qualitativos do texto.

17 Estabeleceu-se como critério de análise da qualidade discursiva dos textos a presença das qualidades discursivas postuladas por Guedes (1998), detalhadas mais adiante.

18 Em um mês e meio, para 4 temas, 11 alunos escreveram 133 textos (44 primeiras versões, 89 reescritas).

19 No anexo 1, as mudanças qualitativas sofridas pelo texto (versão 1, Quadro 1), ainda em processo de reescrita, podem ser constatadas. Por falta de espaço, o texto do anexo 1 não foi analisado nem se pode apresentar outras versões.

20 O resultado da mudança, a 3ª versão do texto escrito para o tema "relato de uma emoção forte", está no anexo 2, no final deste trabalho

21 Embora ainda apresente problemas, a 3ª versão (anexo 2) ilustra os ganhos qualitativos do texto.

22 Mais informações sobre as qualidades discursivas unidade temática, objetividade, concretude e questionamento conferir em Conceição (2000a, 2000b) e Guedes (2002).

23 Neste trabalho, só para relembrar, foram levadas em conta as qualidades discursivas.

24 Convém esclarecer que não houve nenhum tipo de direcionamento sobre as questões que poderiam ser objeto de reflexão nos diários. A decisão sobre o que refletir era feita unicamente pelo aluno.

  • BAKHTIN, M. (1995). Marxismo e filosofia da linguagem 7ed. São Paulo: Hucitec.
  • BRUMATTI, S. A. V. (1999). A correção de textos em escolas. Dourados: Monografia do Curso de Especialização em Língua Portuguesa da UFMS/DCO.
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  • SERAFINI, M. T. (1994). Como escrever textos 6ed. São Paulo: Globo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
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