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As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital

Resumos

Este texto tem como principal objetivo trabalhar a concepção de língua como discurso e seu impacto na educação no mundo contemporâneo, caracterizado por uma classe média em processo de globalização e digitalização. Para isto, o texto parte da visão pós-estruturalista de discurso para discutir a abordagem educacional do letramento crítico, concebida como partidária desta concepção de língua. Além disso, o texto aborda algumas das implicações do letramento crítico para o papel social das línguas estrangeiras no mundo, enfocado aqui sob o prisma do que pode ser entendido como "transculturalidade virtual".

letramento crítico; cidadania; línguas estrangeiras


This text presents language as discourse and some of the implications of such view to education in the contemporary world. The analysis of the contemporary world made here starts from its characterization as the locus of a middle class in a process of globalization and digitalization, and focuses on a post-structuralist view of discourse as the basis for critical literacy. From such basis, then, the text proceeds to a discussion of the implications of critical literacy to the social role attributed to foreign languages in the world today, seen mainly from the perspective of a so-called "virtual transculturality".

critical literacy; citizenship; foreign languages


ARTIGOS

As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital* * Agradeço imensamente a Laura Amato e Regina Halu pela leitura cuidadosa e pelos comentários valiosos que fizeram a versões anteriores deste texto. 1 É importante lembrar aqui que referências à "relatividade"podem ser entendidas de formas bem diferentes entre si. Este texto pressupõe um entendimento de "relativo" como referente a pontos de vista específicos, mantendo a noção de que o relativo está também sujeito às relações de poder de que nos fala Foucault, e portanto é entendido como fundamentalmente diferente da percepção que prefiro chamar de "relativismo", entendida, essa sim, como um jogo onde tudo vale, como uma abstração na qual o poder seria apagado e todas as coisas teriam, supostamente, o mesmo valor, isentas de sua existência concreta no mundo social, no mundo do poder.

Clarissa Menezes Jordão

UFPR

RESUMO

Este texto tem como principal objetivo trabalhar a concepção de língua como discurso e seu impacto na educação no mundo contemporâneo, caracterizado por uma classe média em processo de globalização e digitalização. Para isto, o texto parte da visão pós-estruturalista de discurso para discutir a abordagem educacional do letramento crítico, concebida como partidária desta concepção de língua. Além disso, o texto aborda algumas das implicações do letramento crítico para o papel social das línguas estrangeiras no mundo, enfocado aqui sob o prisma do que pode ser entendido como "transculturalidade virtual".

Palavras-chave: letramento crítico; cidadania; línguas estrangeiras.

ABSTRACT

This text presents language as discourse and some of the implications of such view to education in the contemporary world. The analysis of the contemporary world made here starts from its characterization as the locus of a middle class in a process of globalization and digitalization, and focuses on a post-structuralist view of discourse as the basis for critical literacy. From such basis, then, the text proceeds to a discussion of the implications of critical literacy to the social role attributed to foreign languages in the world today, seen mainly from the perspective of a so-called "virtual transculturality".

Key-words: critical literacy; citizenship; foreign languages.

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  • *
    Agradeço imensamente a Laura Amato e Regina Halu pela leitura cuidadosa e pelos comentários valiosos que fizeram a versões anteriores deste texto.
    1 É importante lembrar aqui que referências à "relatividade"podem ser entendidas de formas bem diferentes entre si. Este texto pressupõe um entendimento de "relativo" como referente a pontos de vista específicos, mantendo a noção de que o relativo está também sujeito às relações de poder de que nos fala Foucault, e portanto é entendido como fundamentalmente diferente da percepção que prefiro chamar de "relativismo", entendida, essa sim, como um jogo onde tudo vale, como uma abstração na qual o poder seria apagado e todas as coisas teriam, supostamente, o mesmo valor, isentas de sua existência concreta no mundo social, no mundo do poder.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      03 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2007
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