Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE COVID-19 ENTRE ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS

RESUMO

Objetivo

analisar a estrutura das representações sociais sobre a Covid-19 entre enfermeiros assistenciais.

Método

estudo qualitativo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, com análise estrutural, realizado com 178 enfermeiros do Ceará, Brasil, no período de maio a junho de 2020. As evocações foram tratadas pelo software EVOC 2000 originando o quadro de quatro casas. Utilizou-se o IRAMUTEQ para produzir a árvore de similitudes.

Resultados

o possível núcleo central foi constituído pelos elementos “medo” e “isolamento”, com a “morte” constituindo a primeira periferia; “tristeza”, “dor” e “insegurança”, na segunda periferia; e “dispneia”, “angústia” e “pandemia”, na zona de contraste.

Conclusão

no primeiro momento, as representações foram construídas em torno de emoções e sentimentos negativos. Indicam-se novos estudos, com adoção de outros métodos de análise para confronto dos achados.

DESCRITORES
Coronavírus; Enfermagem; Profissionais de Saúde; Medo; Isolamento social; Morte

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br