Acessibilidade / Reportar erro

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS PARA O ENSINO DA AUTOGESTÃO NO PÓS-TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear as evidências científicas sobre as tecnologias educacionais utilizadas para o ensino da autogestão no pós-transplante de células-tronco hematopoéticas.

Método:

scoping review, apoiada nas recomendações do JBI. As buscas ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2022, em bases de dados e repositórios de dissertações e teses. Utilizou-se a estratégia PCC, a saber: P (População) - pacientes (participação do paciente); C (Conceito) - tecnologias educacionais e autogestão (tecnologia instrucional, autogerenciamento); e C (Contexto) - pós-transplante de células-tronco (transplante de medula óssea). Foram incluídos estudos que discutissem sobre as tecnologias educacionais utilizadas para o ensino da autogestão no pós-transplante de células-tronco hematopoéticas, disponíveis na íntegra em meio eletrônico. Foram excluídos editoriais, cartas ao editor e artigos de opinião. Os estudos duplicados foram considerados apenas uma vez. Os dados estão apresentados em formato de figuras e quadro.

Resultados:

foram selecionados 16 estudos para compor a amostra final, dentre os quais, em sua maioria, evidenciaram que as tecnologias educacionais mais utilizadas no contexto de alta hospitalar no pós-transplante de células tronco-hematopoéticas são websites, softwares, filmes, vídeos online ou não, planos de cuidado, cartazes, livros e cartilhas voltados para o ensino.

Conclusão:

o uso das tecnologias educacionais no ensino e na educação em saúde dos pacientes é uma realidade presente nos serviços em qualquer um dos níveis de atenção à saúde. O ponto de destaque da abordagem a este tema se ancora em como essas tecnologias são utilizadas e se são definidas de forma adequada para cada paciente, conforme resultados deste estudo.

DESCRITORES:
Autogestão; Tecnologia educacional; Transplante de células-tronco hematopoéticas; Sumários de Alta do paciente hospitalar; Cuidados de enfermagem. Educação baseada em competências; Educação em saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br