Acessibilidade / Reportar erro

EVIDÊNCIAS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear evidências existentes na literatura sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na violência infantil.

Método:

revisão de escopo realizada conforme as recomendações do Joanna Briggs Institute e do guia internacional PRISMA-ScR nas bases de dados PubMed, CINAHL, Web of Science e LILACS no mês de outubro de 2020. Os critérios de inclusão foram: estudos disponíveis em texto completo, online, nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados em 2020 e que abordassem a violência infantil no contexto da pandemia. Os dados foram submetidos à análise descritiva.

Resultados:

foram encontrados 216 artigos, dos quais 26 foram mantidos para a revisão. Os resultados foram apresentados em forma de quadro e, para a sua discussão, foram sintetizadas nos seguintes eixos: fechamento de escolas, aumento de riscos e diminuição das notificações de violência; Mudanças econômicas, estresse parental e aumento da violência infantil; Profissionais de saúde, serviços de proteção e negligência para com a violência infantil.

Conclusão:

a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros impactos no que concerne à violência infantil. A síntese dos achados desta revisão poderá contribuir para a divulgação do tema e estimular as ações que favoreçam a identificação, a notificação e o acompanhamento dos casos de violência infantil como parte importante das respostas contra a pandemia de Covid-19.

DESCRIPTORS:
Pandemias; Infecções por Coronavírus; Maus-tratos infantis; Atenção primária à saúde; Saúde da criança; Violência doméstica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br