Acessibilidade / Reportar erro

VIVÊNCIA DO CANCRO PARENTAL: ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DO MODELO DE NEUMAN

RESUMO

Objetivo

compreender à luz do Modelo de Sistemas de Betty Neuman, a experiência de uma mulher-mãe a vivenciar uma situação de cancro; identificar as necessidades da mulher-mãe e prescrever intervenções de enfermagem em linguagem classificada.

Método

estudo de caso do tipo qualitativo, de uma mulher-mãe de um adolescente, a vivenciar cancro. Colheita de dados realizada em Coimbra, Portugal, em 2021, através de entrevista semiestruturada, apoiada por um guião fundamentado no Modelo de Betty Neuman. Tratamento de dados realizado com base na análise de conteúdo categorial.

Resultados

a análise do discurso da mãe possibilitou identificar categorias concordantes com as variáveis do modelo: fisiológicas, psicológicas, socioculturais, espirituais e desenvolvimentais. As dificuldades mais expressas pela mãe foram o medo, alterações provocadas pela doença e o desempenho do papel parental. Os diagnósticos de enfermagem foram definidos com base nos focos “aceitação do estado de saúde”, “medo”, “papel parental” e “coping familiar”, associando-os às respetivas intervenções de enfermagem. As intervenções focaram-se no apoio e na educação.

Conclusão

o modelo teórico contribuiu para compreender e identificar as necessidades da mãe a experienciar o cancro parental, facilitando a prescrição de intervenções de enfermagem em linguagem classificada. O modelo mostrou-se pertinente para futuras intervenções em pais a vivenciar situações semelhantes.

DESCRITORES
Pais; Cancro; Parentalidade; Enfermagem; Modelos teóricos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br