Acessibilidade / Reportar erro

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM PACIENTES COM COVID-19: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear a produção científica sobre o acometimento de pacientes pela COVID-19 e a ocorrência do acidente vascular cerebral.

Método:

scoping review, conforme o referencial proposto pelo Instituto Joanna Briggs, com a utilização das bases de dados LILACS, MEDLINE, WoS, EMBASE, CINAHL e SCOPUS, no período de abril a setembro de 2020. Utilizaram-se os descritores coronavirus infections, stroke, nervous system diseases e inpatients, por meio do Medical Subject Headings.

Resultados:

incluíram-se 24 estudos que evidenciaram sintomas clínicos específicos do acidente vascular cerebral em pacientes com COVID-19, como disartria, paralisia facial, déficit sensório, cefaleia, hemiparesia e ataxia. O acometimento entre o Acidente Vascular Cerebral e a COVID-19 foi constatado pelos exames de proteína-C reativa, D-dímero, tomografia computadorizada, ressonância magnética, dentre outros, e por condutas assistenciais voltadas para os achados nos exames, associando-se a três desfechos clínicos, tendo por base a zona de isquemia cerebral acometida e o tempo de manifestação viral de cada paciente.

Conclusão:

mapearam-se as manifestações clínicas específicas de pacientes que evoluíram para o quadro de Acidente Vascular Cerebral posterior a COVID-19, bem como condutas diagnósticas e terapias utilizadas, além de identificar o dano neurológico a partir do resultado clínico desses pacientes.

DESCRITORES:
Infecções por coronavírus; Acidente vascular cerebral; Revisão acadêmica; Assistência hospitalar; Saúde do adulto

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br