Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO DE QUEDA DURANTE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO

RESUMO

Objetivos:

descrever a construção e validação da escala de práticas de avaliação dos fatores de risco de queda durante a institucionalização do idoso e descrever as práticas de avaliação e comunicação do risco de queda aos idosos institucionalizados.

Método:

estudo metodológico, que possibilitou a construção e determinação das propriedades psicométricas da Escala de Práticas de Avaliação do Risco de Queda durante a Institucionalização da pessoa idosa, que decorreu em seis instituições de longa permanência para idosos, em 2018.

Resultados:

a escala apresenta uma consistência interna de α=0,949 e 3 dimensões: práticas de avaliação dos fatores de risco bio fisiológicos; práticas de comunicação e formação; práticas de avaliação do risco relacionados com o calçar e vestir do idoso.

Conclusões:

os fatores de risco valorizados estão associados à mobilidade. Há uma desvalorização da informação sobre os fatores de risco de queda, ao longo da institucionalização, e da comunicação dos mesmos nas equipes de trabalho.

DESCRITORES:
Acidentes por quedas; Idosos; Risco; Cuidadores; Instituições de longa permanência para idosos; Institucionalização

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br