Acessibilidade / Reportar erro

VALIDAÇÃO DA FALLS EFFICACY SCALE INTERNACIONAL 7 ITENS EM IDOSOS PORTUGUESES RESIDENTES NA COMUNIDADE

RESUMO

Objetivo

determinar as propriedades psicométricas da Falls Efficacy Scale Internacional 7 itens.

Método

estudo psicométrico. Amostra de conveniência, de 170 idosos residentes em Região Autónoma da Madeira, Portugal. Recorreu-se a instrumento constituído por duas partes (caracterização sociodemográfica e a Falls Efficacy Scale Internacional Portugal). Partiu-se da tradução e adaptação transcultural já realizada para a Falls Efficacy Scale Internacional (16 itens). Avaliou-se a validade de constructo (análise fatorial e validade discriminante) e a confiabilidade (α de Cronbach) da escala de 7 itens. Obteve-se previamente autorização da Comissão de Ética e das pessoas envolvidas.

Resultados

na análise fatorial exploratória a Falls Efficacy Scale Internacional 7 itens apresenta uma variância explicada de 65,8%. A correlação de Spearman entre a pontuação obtida com base nos 7 itens e a pontuação obtida com base nos 16 itens é significativa e muito forte (r=0.987, p<0.0001). A consistência interna foi de 0,958.

Conclusão

o estudo da validade e a confiabilidade da Falls Efficacy Scale Internacional 7 itens revelou ser uma escala adequada para a avaliação do medo de cair na pessoa idosa residente na comunidade.

DESCRITORES
Estudos de validação; Medo; Acidentes por quedas; Fatores de risco; Idoso

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br