Acessibilidade / Reportar erro

LEGADO DE FLORENCE NIGHTINGALE: REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre o legado de Florence Nightingale sob a ótica do conceito de habitus de Pierre Bourdieu.

Método:

trata-se de uma reflexão teórica sobre o legado de Florence Nightingale para a enfermagem, a partir da relação da sua contribuição no cuidado à saúde e formação profissional de enfermagem consagrado como um novo habitus profissional, alicerçado no acúmulo de capital simbólico, com destaque para os científicos e sociais.

Resultados:

aspectos importantes da vida familiar de Florence Nightingale, enquanto primeiro contato social e locus da incorporação de um habitus determinou as relações sociais e sua oportunidade de investimento com implicações para sua vida profissional. Além disso, Florence capitalizou para a enfermagem mundial significativo bem simbólico, pois superou desafios e apresentou evidências positivas, produto de um modelo de cuidar.

Conclusão:

o contributo da fundadora da enfermagem moderna deve ser conhecido, apreendido e relembrado, porque seu feito traduz uma identidade profissional esculpida em rituais, símbolos, disciplina e poder.

DESCRITORES:
Enfermagem; História da enfermagem; Identidade; Socialização; Gênero; Capital social

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br