Acessibilidade / Reportar erro

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA CIDADE DE PUNTA ARENAS, CHILE

RESUMO

Objetivo:

identificar a prevalência da síndrome de burnout entre os profissionais de enfermagem da cidade de Punta Arenas, Chile.

Método:

investigaçāo quantitativa, descritiva, de corte transversal, com uma amostra de profissionais de enfermagem da cidade de Punta Arenas, Chile. Para a coleta dos dados, realizada entre janeiro e março de 2019, utilizou-se a escala Maslach Burnout Inventory e o questionário sociodemográfico. Para a análise dos dados aplicou-se a estatística descritiva.

Resultados:

163 indivíduos participaram do estudo. 18% da amostra sofría da síndrome de burnout, correspondendo a mulheres no grupo etário de jovens adultos, isto é, entre 20 e 40 anos de idade e trabalhando na área assistencial ou de atençāo direta aos usuários.

Conclusāo:

a prevalência do burnout no local ainda nāo investigado e em diferentes cenários ocupacionais, tais como a educaçāo, a gestāo e a atençāo, hospitalária e primária de saúde, confirma as implicações deste trabalho para a saúde ocupacional desta populaçāo. Este conhecimento proporciona evidências atualizadas para fundamentar a implementaçāo de políticas e estratégias de promoçāo da saúde ocupacional em profissionais de enfermagem chilenos.

DESCRITORES:
Esgotamento profissional; Enfermagem; Saúde do trabalhador; Recursos humanos de enfermagem; Estresse psicológico

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br