Acessibilidade / Reportar erro

ESTRESSE, SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM/SEM FISSURA OROFACIAL E DISFAGIA

RESUMO

Objetivo:

analisar a correlação entre o estresse, a sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores informais de crianças com e sem fissura orofacial e disfagia.

Método:

estudo transversal, do tipo caso-controle, realizado em um hospital público e terciário, situado no interior de São Paulo, Brasil, que englobou dois grupos: caso e comparativo. O grupocaso constou de 30 cuidadores informais de crianças com fissura orofacial e disfagia, em uso de sonda alimentadora, enquanto o comparativo foi composto por 30 cuidadores informais de crianças sem fissura orofacial, alimentadas por via oral. Para a coleta de dados, utilizouse a Escala de Bourden Interview, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos e o World Health Organization Quality of Life Bref. Para a análise estatística, utilizaram-se os testes: qui-quadrado, t de Student, Mann-Whitney e de correlação de Pearson, todos com nível de significância de 5%. Usou-se, ainda, a análise das forças de correlação linear.

Resultados:

no grupo-caso, o estresse apresentou moderada correlação com a qualidade de vida global (r=-0,41; p=0,025) e satisfação com a saúde (r=-0,42; p=0,021). Ainda no grupo-caso, referente à qualidade de vida, os domínios Físico e Psicológico apresentaram forte correlação com a sobrecarga (r=-0,54, p=0,002; r=-0,55, p=0,002 respectivamente). No grupo comparativo, não foram identificadas correlações.

Conclusão:

entre os cuidadores informais de crianças com fissura orofacial e disfagia, evidenciou-se correlação entre o estresse e a percepção da qualidade de vida global e da satisfação com a saúde, bem como entre a sobrecarga e a qualidade de vida, nas dimensões física e psicológica.

DESCRITORES
Estresse psicológico; Sobrecarga; Qualidade de vida; Cuidadores; Fenda labial; Fissura palatina; Transtornos de deglutição; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br