Acessibilidade / Reportar erro

VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA: EFEITO NO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES

RESUMO

Objetivo:

validar a cartilha educativa para promoção do conhecimento sobre prevenção da Síndrome Metabólica em adolescentes.

Método:

quase experimento de séries temporais realizado em 2020 com 37 adolescentes de cinco escolas públicas da rede estadual de ensino de Picos-Piauí-Brasil. Foi realizado em duas fases: 1) desenvolvimento de roteiro de questões sobre prevenção da SM e sua validação de conteúdo por 17 especialistas; 2) quase-experimento com implementação de leitura da cartilha “Síndrome Metabólica: Como me prevenir?”, e avaliação do conhecimento dos adolescentes pré e pós-leitura via roteiro de questões. Para análise da validade de conteúdo do roteiro de questões calculou-se a Content Validity Ratio (CVR>0,529). Para investigar o efeito da cartilha educativa no conhecimento dos adolescentes utilizou-se o teste de McNemar (p<0,05). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.

Resultados:

a CVR total do roteiro foi de 0,718, representando boa validação de conteúdo do roteiro de questões. Três assertivas foram eliminadas (CVR<0,529). Sobre o conhecimento dos adolescentes, 45,9% melhoraram seu conhecimento, sem diferença significativa (p=0,067).

Conclusão:

o conhecimento dos adolescentes foi maior em quase metade dos adolescentes no pós-teste, demonstrando que a leitura da cartilha educativa favoreceu o conhecimento sobre a prevenção da Síndrome Metabólica.

DESCRITORES:
Síndrome X Metabólica; Adolescente; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Estudos de validação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br