Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA COVID-19 EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear o conhecimento sobre a infecção pelo SARS-CoV-2 em pacientes oncológicos, em termos de manifestações clínicas, tratamento e prognóstico.

Método:

revisão de escopo, com base no referencial teórico do Joanna Briggs Institute, registrada na Open Science Framework (osf.io/64ems/). Realizou-se busca em nove bases de dados e bibliotecas virtuais, nos meses de junho e julho de 2020.

Resultados:

selecionaram-se 25 estudos que respondiam à questão norteadora, demonstrando que a neoplasia mais acometida pela infecção foi a pulmonar, e as principais manifestações clínicas foram a febre, tosse, dispneia, diarreia e fadiga. No que fala sobre tratamento, os antivirais e antibióticos foram os mais mencionados. Todos os estudos citam a vulnerabilidade de pacientes oncológicos diagnosticados com COVID-19, com uma mortalidade de 21-30% na maioria dos estudos e um prognóstico de evolução para formas graves da doença. Ainda, a maioria dos pacientes evoluiu para a cura, embora nos casos graves a evolução tenha sido para o pior prognóstico, se comparado com a população em geral.

Conclusão:

este estudo demonstrou a insegurança no tratamento da doença pela variedade de medicamentos utilizados e a incerteza em continuar ou não o tratamento neoplásico neste período.

DESCRITORES:
Infecções por coronavírus; Pandemias; Oncologia; Neoplasias; Sinais e sintomas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br