Acessibilidade / Reportar erro

ETNOENFERMAGEM: CUIDADOS CULTURAIS EM UMA COMUNIDADE MAPUCHE EM PUERTO AGUIRRE, AYSÉN, CHILE

RESUMO

Objetivos:

compreender as crenças, expressões e práticas genéricas de cuidado utilizadas pela comunidade mapuche em Puerto Aguirre e reconhecer o cuidado profissional oferecido à promoção da saúde.

Método:

pesquisa qualitativa baseada na etnoenfermagem, realizada durante sete viagens a Puerto Aguirre, realizadas entre julho de 2018 e janeiro de 2019. Foram entrevistados sete informantes-chave e sete informantes gerais. As informações foram compiladas por meio de observações, anotações de campo, conversas e entrevistas.

Resultados:

confirmou-se a propriedade científica da etnoenfermagem, identificando três temas que estruturam as práticas de cuidado cultural na comunidade estudada: A identidade mapuche como principal valor para preservar o cuidado cultural; A presença de mulheres é essencial para realizar experiências e práticas de cuidado significativas entre os mapuches; e Os mapuches valorizam e usam práticas de cuidado cultural e profissional para promover a saúde.

Conclusão:

a pesquisa reconhece a validade plena da Teoria do Cuidado Cultural, uma vez que a enfermagem e, em geral, as diferentes profissões da saúde, tendem a se popularizar e o conhecimento profissional é complementado, aprendendo e aprimorando o cuidado cultural na comunidade.

DESCRITORES:
Enfermagem transcultural; Cuidado; Grupos étnicos; Antropologia cultural; Pesquisa em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br