Acessibilidade / Reportar erro

SIMULAÇÃO MÓVEL: CONTRIBUTOS CIENTÍFICOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar na literatura a utilização da estratégia da simulação móvel para profissionais de saúde e para a comunidade.

Método:

revisão de escopo baseada nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. As bases de busca foram: PubMed, CINAHL via EBSCO, Scopus, LILACS, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e Banco de Teses da Capes. A pergunta norteadora foi: quais contribuições da simulação móvel têm sido identificadas e avaliadas nos processos de formação de profissionais de saúde e da comunidade? Não se delimitou ano de publicação e foram selecionados nove estudos.

Resultados:

o ano de 2011 obteve o maior número de publicações sobre a temática, a maioria proveniente dos Estados Unidos. Evidenciou-se que a simulação móvel contribuiu para a formação de profissionais da saúde e pessoas da comunidade, favoreceu o desenvolvimento de competências clínicas dos profissionais e revelou-se como uma ferramenta efetiva para levar treinamento e capacitações para zonas remotas.

Conclusão:

a simulação móvel é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da prática simulada enquanto método de ensino ativo; entretanto, ainda é pouco explorada, e configura-se como um desafio ampliar as perspectivas de sua implementação.

DESCRITORES:
Simulação; Simulação de paciente; Treinamento por simulação; Educação em saúde; Pessoal de saúde; Participação da comunidade

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br