Acessibilidade / Reportar erro

COMPLETUDE DOS REGISTROS DE ENFERMEIROS NO CUIDADO À PESSOA COM TUBERCULOSE: ESTUDO DE TENDÊNCIA

RESUMO

Objetivo:

avaliar a completude e a tendência de não completude dos registros de enfermeiros no cuidado às pessoas com tuberculose acompanhadas na Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo descritivo, documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família de um município do estado da Paraíba. Realizou-se entre julho e setembro de 2020. Delineou-se uma amostra de 190 prontuários, selecionados por amostragem em duas etapas: proporcional e probabilística sistemática. Os dados coletados foram analisados mediante o software R, admitindo-se nível de significância de 5%. Empregou-se estatística descritiva, Diagrama de Pareto e análise de tendência.

Resultados:

observou-se classificação de completude predominantemente “muito ruim” (76,9%), com maior percentual de não completude para os indicadores: preconceito (91,1%), achados propedêuticos (85,2%), absenteísmo em consultas (80,8%), histórico familiar de tuberculose (74,7%) e aspectos psicossociais. Apresentaram tendência de não completude significante crescente: estilo e condições de vida (p=0,0088) e exame físico (p=0,0352). O único indicador com tendência de não completude significativa decrescente foi Preconceito (p=0,0077).

Conclusão:

constatou-se completude insatisfatória e tendência predominantemente crescente para não completude dos registros, assinalando pontos a serem priorizados nas intervenções de saúde pública em razão de sua importância na produção de indicadores no controle da tuberculose na Atenção Primária à Saúde que podem influenciar a tomada de decisão.

DESCRITORES:
Enfermagem; Registros de enfermagem; Tuberculose; Avaliação em saúde; Qualidade da assistência à saúde; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br