Acessibilidade / Reportar erro

MODELO DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE FAWCETT APLICADO À TEORIA DA TRISTEZA CRÔNICA

RESUMO

Objetivo:

analisar a Teoria da Tristeza Crônica (Theory of Chronic Sorrow), seguindo o modelo de análise e avaliação de teorias de Enfermagem proposto por Jacqueline Fawcett.

Método:

estudo reflexivo, desenvolvido por meio da investigação da Teoria da Tristeza Crônica e sua aplicação na prática de enfermagem. A amostra foi composta de dezoito estudos que utilizaram a teoria como referencial. Foi utilizado um Modelo de Análise e Avaliação das Teorias de Enfermagem que envolveu, na primeira etapa, um exame detalhado da referida teoria quanto ao escopo, ao contexto e ao conteúdo. Na segunda etapa - a de avaliação - empregaram-se os critérios de clareza, significância, consistência interna, parcimônia, testabilidade, adequação empírica e adequação pragmática.

Resultado:

trata-se de uma teoria de médio alcance e preditiva em relação ao escopo. Quanto ao contexto, fundamenta-se no modelo de estresse e adaptação. O conteúdo apresenta conceitos definidos bem delimitados e inter-relacionados. Os conceitos de metaparadigma têm significância, consistência interna e são operacionáveis. Apresenta um instrumento utilizável: o Chronic Sorrow Questionnaire, confiável como ferramenta de rastreio para detectar a presença de tristeza crônica. A teoria é parcimoniosa, pode ser utilizada por enfermeiros e direcionada a pessoas com doenças crônicas em fase final de vida e seus familiares cuidadores.

Conclusão:

este estudo poderá contribuir para indicar o uso da Teoria da Tristeza Crônica e respaldar a assistência de enfermagem na promoção de estratégias eficazes e, consequentemente, melhorar o conforto de pacientes e de suas famílias no enfrentamento da tristeza crônica.

DESCRITORES:
Enfermagem; Teoria de enfermagem; Tristeza; Luto; Cuidados paliativos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br