Acessibilidade / Reportar erro

SAÚDE MENTAL DE MÃES APÓS PARTO NORMAL E CESARIANA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM KOHAT, KHYBER PAKHTUNKHWA, PAQUISTÃO

RESUMO

Objetivo:

comparar a qualidade de vida de mulheres após parto normal e cesariana na perspectiva da saúde mental.

Método:

estudo causal-comparativo que incluiu 104 mulheres, das quais 52 tiveram parto normal e 52 cesarianas. O estudo foi realizado na enfermaria de ginecologia do Liaqat Memorial Hospital em Kohat Khyber Pakhtunkhwa, Paquistão, usando o Questionário de Qualidade de Vida. As enfermeiras paquistanesas fizeram a tradução direta para o idioma Urdu, entrevista por entrevista (lida em inglês e falada em urdu). Foram analisados os resultados relacionados aos Problemas de Saúde Emocional, Energia, Emoções e Atividades Sociais.

Resultados:

as mulheres após cesariana relataram mais problemas em relação às variáveis de saúde emocional do que as mulheres após o parto normal. O escore médio de qualidade de vida no grupo de mulheres após parto normal foi de 89,94 e 66,02 no grupo de mulheres após cesariana (p<0,001).

Conclusão:

as mulheres que realizaram parto normal apresentaram melhor qualidade de vida do que as mulheres após cesariana (média versus má qualidade de vida). A saúde mental também é afetada, principalmente para aquelas que são submetidas a cesariana. Assim, o parto normal demonstra benefícios no puerpério em termos de indicadores emocionais.

DESCRITORES:
Saúde mental; Qualidade de vida; Período pós-parto; Parto normal; Cesariana

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br