Acessibilidade / Reportar erro

VIGILÂNCIA PÓS-ALTA EM INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO

RESUMO

Objetivo:

criar e validar um instrumento para a detecção de potenciais casos de infecção de sítio cirúrgico por meio de vigilância pós-alta telefônica.

Método:

estudo metodológico, utilizando análises psicométricas, para elaboração e validação de um instrumento para a realização de vigilância pós-alta de infecção de sítio cirúrgico.

Resultados:

o instrumento apresentou coeficiente de validade de conteúdo total igual a 0,87. Foi aplicado a uma amostra de 100 pacientes e comparado ao exame físico médico e de enfermagem para detecção da infecção de sítio cirúrgico, resultando em kappa de Cohen (0,83), alfa de Cronbach (0,87) e Comparative Fit Index (0,998) satisfatórios. A diferença entre o tempo dispendido nas ligações telefônicas para pacientes positivos para infecção de sítio cirúrgico foi estatisticamente superior ao tempo das ligações para os pacientes negativos para infecção de sítio cirúrgico (p< 0,001). A sensibilidade foi igual a 76,4%, especificidade de 100%, valores preditivos negativo de 92,5% e positivo de 100%, e precisão de 94%.

Conclusão:

o instrumento foi validado nas etapas de conteúdo, critério e constructo.

DESCRITORES:
Enfermagem; Infecção da ferida operatória; Infecção hospitalar; Estudo de validação; Psicometria; Enfermagem perioperatória; Segurança do paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br